Tocados pelo Terror para Fate e Acelerado

Olá caros leitores, aqui é o Joka da Espaço Mítico e esta semana eu trago para vocês uma adaptação do cenário Tocados pelo Terror para Fate e Fate Acelerado.

O Tocados pelo Terror é participante do Concurso Alphaversos promovido pelo site RPGista e do qual teve forte participação da equipe Mundos Colidem. Aqui no nosso site é possível conferir a versão estendida dos cenários de Leishmaniose, o Yousei, e também o de Raphael Lima com o Afro-Rangers. Como o cenário Tocados já foi trabalhado na postagem anterior (que você pode ler, clicando aqui), nesta vou colocar o foco apenas no necessário para quem desejar joga-lo em Fate e Fate Acelerado. E para isso vamos começar pelo processo de Criação de Personagens, em seguida nas Características Especiais do cenário e por último Exemplos de Personagens e Antagonistas.

Criando Personagens

Os personagens em Tocados pelo Terror possuem uma característica singular que os difere do restante das pessoas, que aqui é representada por um aspecto intitulado Tocado. É ela que permite que os personagens jogadores consigam entrar em uma Zona de Terror e voltar suficientemente sãos, além de conceder poderes sobrenaturais derivados dos próprios pesadelos. Além disso, por serem Tocados,os personagens são poderosos o suficiente para fazerem frente aos pesadelos, permitindo que comecem o jogo com 3 pontos de recarga e 3 façanhas iniciais.

Se você está jogando o cenário utilizando o Fate Acelerado, basta apenas colocar um dos aspectos (normalmente na parte do conceito, mas não se restringindo a ele) que contenha o aspecto Tocado ou de alguma forma faça referência a ele — o que permite comprar poderes e habilidades dos Tocados como façanhas.

Caso utilize o Fate Básico, você pode optar por utilizar um Extra, permitindo que os personagens jogadores possam ter acesso a uma perícia chamada de Tocado. Ela sempre deve vir associada com um aspecto de personagem que, além de determinar a natureza sobrenatural do personagem que sobreviveu a Zona de Terror, também dá uma ideia de que tipo de poder ela concede a ele.

Extra: Tocado

Permissões: Aspecto relacionado que seja refletido em jogo

Ex: Teleporte pelas Sombras; Armadura de Terror; Tentáculos de Pesadelos, etc.

Custo: Um nível de perícia para a perícia Tocado. Para ter acesso a efeitos extras, o personagem precisa comprar estes efeitos como Façanhas, como por exemplo, Teletransporte ou algo do tipo.

Superar: Use para superar desafios envolvendo o conhecimento dos pesadelos ou suas zonas. Além de servir para sentir a presença de pesadelos e ativar poderes.

Criar Vantagem: Use quando quiser impor condições a pesadelos ou quando quiser descobrir aspectos deles. Também pode servir para criar vantagens envolvendo seus poderes especiais de Tocado.

Ataque: Se você tiver alguma façanha que permita transformar esta perícia em um ataque utilizando seu poder, é com ela que será feito o teste.

Defesa: Se você tiver alguma façanha que permita transformar esta perícia em uma forma de defesa utilizando seu poder, é com ela que será feito o teste.

 

Características Especiais do Cenário

Devido à natureza aterradora das Zonas, mesmo os personagens que possuam a característica Tocados ainda são suscetíveis a seus efeitos nocivos. Por isso, os personagens que entram em uma Zona de Terror e interagem diretamente pela primeira vez com um tipo de pesadelo ou falham, por dois ou mais, na ativação de seus poderes, precisam fazer um teste de Mácula. A Mácula mostra a degradação do personagem sob a influência dos pesadelos, muitas vezes levando-os a loucura ou até mesmo os transformando na coisa contra qual lutam.

Todos os personagens em Tocados pelo Terror começam o jogo com 3 caixas de Consequências extras chamadas de Mácula. Sempre que um personagem falhar em um teste de Mácula, ele sofre um dano não absorvível por caixas de estresse e que devem ser colocados nas caixas de Consequências de Mácula. Essas caixas absorvem dano de Mácula exatamente como as caixas de Consequências de dano normal absorvem. A primeira caixa absorve 3, a segunda 4 e a última 6. Além disso, elas são recuperadas da mesma maneira que as caixas de Consequências normais. Quando todas as caixas de Mácula estiverem preenchidas, o personagem deve apagar um de seus aspectos e substituir por um aspecto de Mácula permanente. Quando as suas três caixas de aspectos estiverem preenchidas por Mácula permanente o personagem vira um pesadelo ou enlouquece completamente. Podendo tornar-se um vilão ou simplesmente desaparecer nas Zonas de Terror.

Teste de Mácula

Quando um personagem adentrar em uma Zona de Terror pela primeira vez ou enfrentar diretamente um Pesadelo, deve realizar um teste de Mácula. Em Fate, este teste é uma ação de Superar utilizando a perícia Vontade contra uma dificuldade relativa ao poder do Pesadelo, que geralmente varia entre +2 a +6, ou igual ao valor da falha da ativação de poderes.

Em Fate Acelerado, utilize a abordagem que fizer mais sentido na situação.

Sucesso com estilo: O personagem ganha um impulso contra o pesadelo ou para o seu próximo teste enquanto estiver dentro de uma Zona de Terror, além dos efeitos normais do sucesso.

Sucesso: O personagem não sofre dano de Mácula.

Empate: O personagem fica suscetível aos poderes do Terror e por isso seus inimigos recebem um impulso ou a dificuldade para superar alguma situação aumenta em +2.

Falha: O personagem recebe dano de Mácula igual a diferença entre a dificuldade e o resultado final.

Exemplo de Personagem para Fate Acelerado

Marcelo Ferreira

Aspectos
  • Conceito: Sobrevivente da Zona Tocado.
  • Problema: Tem dificuldade de discernir realidade de sonho.
  • “Passei anos preso nas Zonas de Terror, eu sei o que estou fazendo”.
  • “Um monstro vive em mim”.
  • “Minha família é tudo o que eu tenho”
Abordagens
  • +3 Poderoso
  • +2 Estiloso e Ágil
  • +1 Esperto e Sorrateiro
  • +0 Cuidadoso
Façanhas

O Monstro: Faça uma ação de superar usando Estiloso contra uma dificuldade de +2 para ativar seu poder de Tocado. Se tiver sucesso, você se transforma em um pesadelo de sombras e tentáculos. Enquanto estiver nesta forma, receba +2 para atacar e defender poderosamente. Sua transformação dura uma cena.

Fugitivo das Zonas: Devido ao tempo preso nas Zonas de Terror, você consegue encontrar sentido e padrões na insanidade. Você recebe +2 para Espertamente Criar Vantagem em Zonas de Terror e contra Pesadelos.

As sombras me adoram: O monstro dentro de Marcelo permite que ele se esconda com facilidade enquanto tiver sombras na área. Por isso, sempre que utilizar Sorrateiro para superar uma situação envolvendo furtividade você recebe +2.

Exemplo de Pesadelo

Velho do Saco

O Velho do Saco é um pesadelo de forma humanóide, aparentando um homem com seus setenta anos, vestido com um fraque sujo e esburacado de cor vermelho-sangue e adereços brancos. Por onde transita, um fusca bonito e adornado com temas de natal o acompanha, tocando uma música natalina no máximo volume, anunciando sua chegada.

Garras e presas poderosas; Toque congelante; Música ensurdecedora

Ótimo em (+4): Morder, rasgar, congelar.

Bom em (+3): Invocar crianças, hipnotizar

Razoável em (+2): Todo o resto.

Considerações

Apesar de ser um cenário de horror, aqui os personagens são poderosos o suficiente para fazer frente aos pesadelos. Porém, o diferencial é que estes mesmos poderes podem levar à ruína dos heróis. Uma grande variedade de poderes e de tipos de personagens são válidos, desde que se adeque a ideia central de conceitos relacionados com pessoas que sobrevivem em um mundo pós-apocalíptico.


E é isso pessoal. Espero que tenham curtido! Deixem seus comentários, dando sugestões ou impressões do material e, quem sabe futuramente, não saia uma aventura pronta para Fate? Até a próxima!

0 Comentários

    Deixe uma resposta