Terraplana 3: Arquétipos do cenário

Bom galera, espero que tenham gostado do que tenho descrito do cenário — se ainda não leu a ambientação do cenário e o conto de introdução, ainda está em tempo. Hoje venho até vocês um pouco atrasado, é verdade, mas foi para que melhorias fossem feitas. Os arquétipos serão apresentados de forma temática e como sei que vocês desejam desbravar o mundo lá fora, começarei pelos desbravadores: Os pilotos de Mecha e um exemplo de Mecha além dos Avataris (como são chamados os usuários de avatares no cenário) com um exemplo de avatar.

Mas antes de falar dos arquétipos, vejamos as peculiaridades sobre as regras do cenário.

Regras do Cenário

  • Os Atributos começam todos com d4;
  • Os pontos de Atributos e Perícias continuam os mesmo do Livro Básico;
  • Para coisas simples, como pilotar Mecha (para pilotos e operadores de brocas de perfuração), há uma pericia própria, visto que são treinados desde cedo para faze-lo e não precisam de teste para isso — basta ter a perícia acima de d6;
    Exemplo: Michel é um piloto de Broca e ao chegar cedo para começar seu trabalho entra no Mecha, para opera-lo ele precisa ter d6 na pericia (Michel tem d8), se Michel estivesse atrasado para o trabalho e/ou sobre pressão mesmo com seu d8 precisará fazer o teste.
  • O Dado Selvagem não é mais 1d6 e sim o Atributo da Perícia; (Obrigado ao amigo Leishmaniose pela ideia).
  • Na lista de perícias abaixo, Pilotar inclui Mecha (Agilidade), Avatares (Astúcia), Ímpeto (Nadar, Escalar e Pular), Malandragem (Abrir Fechadura/Desarmar Mecanismo, Furtividade e Jogar), Persuadir (Persuasão, Intimidação e Provocar), Sobrevivência (Rastrear e Sobrevivência), Manha (Investigação, Notar e Manha) e Conhecimento (Cura está no conhecimento específico Medicina);
  • Para pilotar um Mecha e um Avatar é preciso, ao se conectar, fazer um teste de Espírito;
  • A Vantagem Piloto de Mecha/Avataris, adiciona um nível aos Atributos;
    Exemplo: Michel está em seu Mecha Magnolia e vai atirar numa Toupeira Colossal. Normalmente, sua Agilidade é d6. Como está pilotando seu Mecha, o Atributo sobe para d8.
  • Antecedente Arcano e Vantagens que deem poderes mágicos ou psíquicos não existem no cenário.
Tabela de Perícias
AtributoPerícias
ForçaÍmpeto
AgilidadePilotar
Malandragem
Cavalgar
Arremessar
Atirar
AstúciaNavegação
Pilotar
Manha
Reparar
Conhecimento
Cura
Sobrevivência
EspíritoPersuadir
Coragem

Piloto de Mecha

  • Atributos: Força d6, Agilidade d4, Astúcia d6, Vigor d8
  • Pericias: Ímpeto d6, Pilotar d6, Arremessar d6, Atirar d6, Reparar d4, Sobrevivência d6
  • Vantagem: Piloto de Mecha/Avataris
  • Obs.: o ponto de Atributo e de Perícias restante fica a cargo do jogador, bem como Vantagens e Complicações

O piloto de Mecha, assim como o Avataris, são a esperança da população — além de serem o mais próximo que se tem de um corpo militar na cidade-redoma do Piauí. Cada piloto tem uma patente e suas responsabilidades, do Soldado, que vasculha as áreas de expansão dentro da terra aos Generais, que desbravam a superfície. Ao serem escolhidos para o treinamento quando crianças, passam a maior parte do tempo em simuladores, treinando para lidar com possíveis ameaças do terreno ou de criaturas absorvidas pelos metais. Cada Mecha tem suas particularidades, que refletem o usuário anterior, como marcas e remendos de batalhas passadas, além de informações em seus núcleos — se não forem destruídos. Alguns têm quatro patas, outros são bípedes e alguns mais raros usam tecnologia Hover, permitindo flutuar a uma curta distância do solo. Com o tempo, podem ser feitos personalizações com peças sobressalentes vindas de outros Mecha ou fabricadas em oficinas especializadas.

Maschinen Krieger by nomansnodead
Vários modelos de Mecha

Avataris

  • Atributos: Força d4, Agilidade d6, Astúcia d8, Vigor d6
  • Pericias: Ímpeto d4, Pilotar d6, Arremessar d6, Atirar d6, Reparar d6, Sobrevivência d8, Sobrevivência d6
  • Vantagem: Piloto de Mecha/Avataris
  • Obs.: o ponto de atributo e de perícias restante fica a cargo do jogador, bem como Vantagens e Complicações

Assim como o piloto de Mecha, o Avataris é escolhido desde cedo para a função e passa por treinos similares ao do piloto de Mecha. Ao invés de estudarem nos simuladores de combate a reagir contra ameaças, os Avataris estudam o terreno e a influência das mudanças de clima nas criaturas do planeta, coletando amostras ou exemplares vivos ou mortos delas para ajudar no desenvolvimento científico e tecnológico. Seus avatares assumem formas diversas, como a de animais com formas mecânicas e até humanóides. Mas nada impede de tanto o piloto de Mecha quanto o de Avataris mudarem de função em campo, chegando até inverte-las. Os Avataris e os PM (Pilotos de Mecha) costumam andar em duplas — embora às vezes operem sozinhos —, ajudando um ao outro.

Ao contrário de Mecha, os Avatares só tem um único usuário, pois seu núcleo é personalizado — o que impede ser reutilizado por outro usuário.

Avataris by Alan Van Ryzin
Modelo comum de Avataris humanóide

 

Robodog
Modelo comum de Avataris animal

Bom, é isso galera! Se tiverem alguma dúvida, comentem e se gostaram, espalhem a palavra! Até a próxima.

0 Comentários

    Deixe uma resposta