Nova Ifé (Afro-Rangers) para FATE e FAE.

Olá, eu sou o Lima, Raphael Lima.

No episódio dessa semana da Caixa do Lima, o papo é sobre Nova Ifé, um micro-cenário desenvolvido para o Concurso Alphaversos, que ocorreu no último carnaval, organizado pela galera do site RPGista. Foi uma experiência muito divertida, onde boa parte dos integrantes do Mundos Colidem participaram, e todos nós ficamos no Top 10 do concurso, como relatado pelo Leishmaniose em sua postagem Concurso Alphaversos – Indo ao encontro do mais forte.

O cenário que eu escrevi no concurso é o Afro-Rangers, que inclusive já foi publicado na Caixa do Lima a sua versão para 3D&T, e em uma versão para Savage Worlds. Mas, hoje, a pedidos de alguns leitores desta pequena caixa de ideias, vou trazer uma versão do cenário para os amantes do sistema FATE, seja o Básico ou o Acelerado. Vamos lá?

Nova Ifé

Temas: disputa de território, constructos e sobrevivência

Resumo

Após um apocalipse nuclear que devastou o nosso mundo em meados do século XXII, apenas os Iorubanos, no planalto africano, sobreviveram — graças a uma profecia que levou o povo a migrar para o centro do continente e se abrigar em uma cidade milenar no planalto de Darfur. Passados cem anos, as condições climáticas do planeta foram alteradas e a radiação causou algumas mutações nos iorubanos e nos animais que viriam a nascer após o cataclisma. O mundo anterior era dominado pela tecnologia, e uma IA sobrevivente parece ser o grande obstáculo no desenvolvimento da humanidade. A cidade milenar oferece proteção, mas os demais itens necessários à sobrevivência devem ser encontrados nos territórios desconhecidos pelos jovens mutantes iorubanos.

Descrição

Passaram-se cem anos desde o cataclisma nuclear que devastou o planeta. Os seres humanos, em sua dependência pelos recursos naturais do planeta, mudaram sua condição climática devido à exploração predatória. E uma guerra foi inevitável. Em um último ato de desespero das nações, ogivas nucleares foram detonadas em todas as partes do globo. No início da guerra, os Iorubás, que viviam na cidade de Markudi, na Nigéria, migraram em direção ao leste ouvindo uma antiga profecia de seu povo. Essa migração seguiu o Rio Benue até o Lago Chade, onde se detiveram por algum tempo. Em seguida, continuaram a sua migração, agora acompanhando o Rio Chari até o Planalto de Darfur, onde encontraram uma cidade milenar construída na rocha, que foi determinante para a sobrevivência dos Iorubás após o apocalipse nuclear.
Nova Ifé — como a cidade milenar foi batizada em lembrança à cidade primordial — é uma cidade-estado governada pelo Conselho dos Nove (composto de cinco mulheres e quatro homens). A cidade tem aproximadamente 40 mil habitantes e está localizada no coração do continente africano, no Planalto de Darfur, considerado um sítio arqueológico, sendo ocupada durante o êxodo do cataclisma, pois suas fortes paredes garantiram a sobrevivência dos iorubás. Na sociedade iorubá as mulheres têm papel de destaque, por serem responsáveis por dar a vida e ter uma estreita relação com a natureza e seus mistérios, sendo elas as únicas a manipular o Axé, por isso são vistas como dotadas de sacralidade, cabendo aos homens as funções diárias de manutenção da cidade. As funções de exploração e caça na sociedade pós cataclisma são feitas pelos mutantes.

Sociedade

A sociedade vive da caça e da coleta dos restos das cidades destruídas e dos encontros nem sempre amigáveis que ocorrem nessa exploração. Os que saem para a exploração têm que enfrentar muitos perigos, como animais que sofreram mutações, doenças causadas por superbactérias e ataques misteriosos que são direcionados à cidade. A exposição dos mutantes a esses perigos é o que os mantêm com uma taxa de mortalidade alta, controlando a população.

Religião

Os Iorubás são panteístas, creem nas divindades representadas pelas forças da natureza e acreditam que a sua salvação foi uma providência divina, por serem o povo escolhidos pelos orixás. Como os relatos atuais contam apenas os iorubás como sobreviventes, eles passaram a cultuar o seu destino como o do povo eleito pelos orixás para a reconstrução do mundo, à imagem e semelhança de Olorum.

Axé

A força primordial que dá vida a tudo que é vivo nesse mundo, as mulheres conseguem manipular o Axé. A manipulação do Axé, em outras culturas é conhecido como Magia. A manipulação do Axé permite às mulheres o domínios das artes da cura e adivinhação.

Tecnologia

Em pleno século XXIII, os iorubás tinham domínio de toda a tecnologia disponível no mundo — conhecimento este que sobreviveu em seu povo por meio da cultura oral. Mesmo ainda existindo livros, eles preferem manter os ensinamentos sagrados na oralidade, para que não se perca a essência da palavra divina. E valorizam mais do que tudo, os livros encontrados em meio às ruínas. Há em Nova Ifé uma biblioteca formada por todos os livros encontrados nas explorações. Um dos exemplares mais requisitado é um livro chamado As Crônicas da Fundação. Durante o êxodo, alguns artefatos tecnológicos foram levados, mas sem a eletricidade, muitos deles se tornaram obsoletos. Mas alguns ainda funcionam com baterias que foram adaptadas de outros dispositivos, especialmente as ferramentas de exploração: armas, armaduras e veículos. Os iorubás dominam a tecnologia e a sua construção, mas não possuem os recursos necessários para construir estes utensílios e evoluir tecnologicamente a cidade.

Mutações

Com o passar dos anos, algumas crianças nasceram com mutações genéticas e passaram a ser adoradas como seres enviados pelos deuses para guiar a nação, sendo enviadas paras as explorações. Essa política de envio de mutantes para os grupos de exploração começou no governo de Neela, como forma de manter a população mutante controlada, tendo em vista que sete em cada dez crianças nascem com mutações.

As mutações do cenário, são leves deformidades que conferem pequenos poderes sobre humanos em relação aos demais da cidade. Não existe mutações de super poderes tais como nos animados e séries que estamos acostumados a ver. Exemplos de mutações: audição apurada, olfato apurado e demais sentidos (sendo um por mutação), força acima da média, velocidade acima da média e demais seguindo o nível de poder, que pode ser dialogado entre o narrador e o grupo. Mas esse não é um cenário de super poderes. Um personagem pode ter duas mutações? Sim desde que elas façam sentido na história e na proposta do jogo, e que o jogador pague um ponto de destino pelo segundo aspecto de mutação.

Exploração

A cidade de Nova Ifé está com recursos limitados. O cataclisma levou o mundo quase à Idade da Pedra, mas eles ainda possuem alguns poucos recursos tecnológicos que dependem de baterias para funcionar. Os filhos da nação que nasceram com mutações são alistados nas unidades de exploração e enviados pelo continente em busca de recursos. Os locais explorados partindo da cidade são:

  • Norte: deserto, local onde os mortos são depositados e onde os espíritos podem ser consultados;
  • Oeste: Campos de plantação e a estação dos trens sussurrantes. Algumas cidades estão nessa direção, infestada pelo que que outrora foram pessoas;
  • Leste: a Fábrica, um antigo complexo de pesquisa militar. Os iorubanos que ousaram se aproximar viram luzes entre as construções e acreditam que seja o lar do Golem.
  • Sul: a Grande Floresta. o Axé é poderoso nessa região, assim como a incidência de animais selvagens com mutações, e as manipuladoras são mais poderosas.

PdNs Importantes

  • Neela é a líder do Conselho dos Nove, uma mutante que aparenta não envelhecer.
  • Noak é o ancião, seu corpo orgânico faleceu há séculos, mas sua consciência está ligada a máquinas.
  • Golem é uma IA construtora que sobreviveu ao apocalipse e que não parece disposta a conviver novamente com seres humanos. Os misteriosos ataques direcionados à cidade, são aparentemente de sua autoria.

Regras Fate Básico e Fate Acelerado

Nova Ifé é um cenário pós-apocalíptico, onde os personagens jogadores são mutantes com a missão de explorar e defender a cidade de Nova Ifé das ameaças do Golem — uma IA disposta a destruir a humanidade remanescente. Personagens são mutantes da equipe de exploração da cidade. As mutações são representadas pelos Aspectos dos Personagem, sendo que o jogador deve começar com um Aspecto conceito o que define o que ele faz na exploração, e um aspecto de mutação.

Exemplo: Marianna decide fazer uma “Batedora da equipe de exploração 5” (aspecto de conceito) com o aspecto “Orelhas estranhas, audição apurada” (aspecto de mutação).

Axé, a escola de magia do cenário, e só pode ser adquirida por personagens mulheres. O Axé é o poder divino canalizado pelas mulheres por intermédio da natureza, e o seu poder está relacionado às ações de Cura, Detectar Maldade, Adivinhações e Contatos com Seres Sobrenaturais. Para se ter acesso ao Axé, o jogador deve construir uma personagem feminina, criar um aspecto relacionado ao conhecimento do Axé, e criar um aspecto que relacione o seu domínio do axé, o aspecto representa o que a personagem manipula do Axé, embora para fazer testes através da invocação do aspecto para reconhecer o uso do Axé por outra pessoa, ou em áreas.

Exemplo: Marianna decide que a sua personagem, que ela chamou de Diore, além de ter uma mutação (Orelhas estranhas, audição apurada), também será um manipuladora do Axé, então ela acrescenta o aspecto “Minha Avó me ensinou os caminhos do Axé” e escolhe a façanha “Barganha com os espíritos” que concede +2 em testes de superar quando barganha com seres sobrenaturais.

Artefatos encontrados nas explorações que poderão ser consertados e utilizados pelos personagens serão tratados como façanhas.

Perícias para Fate Básico

Em Nova Ifé os personagens são exploradores, com mutações que os diferenciam dos não mutantes. Como vamos trazer essa atmosfera na emulação das regras do Fate Básico? Dividindo as perícias por funções que os membros da equipe de exploração tem nas atividades, usando o método de esfera de perícias do Ferramentas do Sistema. Ao escolher a profissão do Personagem, que será representado pelo seu aspecto conceito, o jogador vai colocar um +3 na esfera relativa à sua profissão. E depois distribuir as pontuações +2, +1 e +0.

Perícias dos Exploradores
MensageirosGuerreirosMecânicosBatedores
ContatosAtletismoVontadeAtletismo
PercepçãoIntimidaçãoConhecimentoConhecimento
EmpatiaCombateContatosEnganar
VontadeRecursosSobrevivênciaFurtividade
ComunicaçãoMontarOfíciosRoubo

Exemplo: Marianna que decidiu fazer a mutante Diore, o aspecto de conceito de sua personagem é “Batedora da equipe de exploração 5”, a sua personagem é uma manipuladora de Axé, representado pelo aspecto “Minha Avó me ensinou os caminhos do Axé” e possui um aspecto de mutação “Orelhas estranhas, audição apurada”, para o jogo no Fate Básico como sua personagem tem uma audição apurada, ela optar pela função de batedora no grupo de exploração, então ela coloca +3 na esfera de perícias na função Batedores. Para as outras esferas ela distribui: + 2 em Mensageiros, +1 em Mecânicos e +0 em Guerreiros. Os demais aspectos ela decide preencher durante o jogo.

Fate Acelerado

Abordagens no Fate Acelerado

A construção de personagens no FAE se dá de forma mais rápida ainda, os jogadores após decidirem quais serão as suas profissões, e seus aspectos iniciais, e precisam distribuir os valores: +3, +2, +2, +1, +1 e +0 nas seis abordagens: Ágil, Cuidadoso, Esperto, Estiloso, Poderoso e Sorrateiro.

Exemplo: Marianna decide jogar usando as regras do Fate Acelerado, e após escolher os aspectos da sua personagem ela distribui a pontuação nas abordagens, que fica: Cuidadoso +3, Ágil +2, Esperto +2, Estiloso +1, Sorrateiro +1 e Poderoso +0.

Sugestão de Personagens Jogadores

  • Uma jovem mutante que ingressou nos exploradores para procurar os pais que desapareceram durante uma incursão ao Leste.
  • Uma jovem mutante e manipuladora de Axé, que alistou-se  pelo desejo de participar de um grupo de exploração para o Sul.
  • Um mutante legislador fanático, que acredita cegamente em Neela e segue tudo que ela diz ser para o desenvolvimento da cidade.
  • Uma celebridade entre os mutantes da cidade, que só deseja trazer mais recursos e conseguir mais fama entre os seus.

Ganchos de Aventuras

  • Os campos de plantações no oeste estão sendo atacados pelos gorilas fatiadores, que destroem tudo e todos pela frente.
  • Em uma exploração ao sul, os iorubanos encontram outros humanos com mutações vivendo em estado selvagem — será possível que mais humanos conseguiram sobreviver ao apocalipse?
  • Os exploradores descobrem que uma máquina está vindo do leste, com poder de fogo suficiente para abrir um buraco nas muralhas da cidade.
  • Noak acredita que pode construir uma máquina para produzir alimentos sintéticos, mas para tanto, precisa de várias peças — entre elas, uma bateria de longa duração. E o único local onde é possível encontrar algo assim é a Fábrica.

Antagonistas

Sentinela

Mechas que fazem o perímetro de defesa da Fábrica. São ágeis e possuem lâminas nas mãos, mas não abandonam seu posto de defesa por nenhum motivo.

Aspectos: Protocolo de defesa e Arsenal de armas.

Bom (+2): Combate e Intimidação

Ruim (-2): Furtividade

Drone espião

Mecha-drones utilizados pelo Golem para procurar inimigos e atrair animais selvagens para a cidade.

Aspectos: Vôo e Visão privilegiada.

Bom (+2): Furtividade e Percepção

Ruim (-2): Comunicação

Demolidor

Mechas feitos com remendos de outras máquinas, tendo de 6 a 10 metros de altura e enormes esferas maciças de metal no lugar das mãos, usadas para abrir buracos na Muralha. Apesar do poder, são lentos e podem ser avistados com horas de antecedência.
Aspectos: Resistente a quase tudo, Máquina de demolição e Gigante.

Bom (+2): Combate e Demolição

Ruim (-2): Atletismo e Furtividade

Selvagem

Humanos iorubás que sobreviveram ao apocalipse, mas que por não viverem em Nova Ifé, regrediram a um estado selvagem devido à mutação. Noak se refere a eles como a Tribo Perdida.
Aspectos: Mutação (escolha uma), Desconfiam de tudo e de todos e Sobreviventes.

Bom (+2): Atletismo e Furtividade.

Ruim (-2): Comunicação

Ferroviários

Zumbis encontrados em locais urbanos explorados pelos Rangers em busca de alimentos e recursos tecnológicos.
Aspectos: Zumbis famintos, Incansáveis e Lentos.

Bom (+2): Combate e Percepção

Ruim (-2): Comunicação e Atletismo

Para Inspirar

  • Livros: As Crônicas da Fundação, de Isaac Asimov
  • Filmes: Mad Max, Invasão Zumbi, Pacific Rim – Círculo de Fogo, Pantera Negra
  • Anime/Mangá: Blame
  • Videogames: Horizon

Conclusão

O Nova Ifé (Afro Rangers) é um cenário que estou minerando desde 2017, que inclusive já debutou aqui na Caixa do Lima em uma adaptação para Savage Worlds e 3D&T como citado acima. Essa ideia estava no congelador há algum tempo, mas dois fatores a trouxeram de volta à minha mente: o primeiro, como já citado, foi o Concurso, no qual tive a felicidade de ficar na 5ª posição; e o segundo é o maravilhoso filme do Pantera Negra, que aflorou ainda mais as ideias e o desejo de continuar a escrita desse cenário. Afrorangers, que a partir de agora passará a se chamar Nova Ifé, retornará em 2019, e ainda mais completo. 😉

Até breve!

2 Comentários

  1. stefan plínio da costasays:

    Saudações caro Rafael, quando será publicado o primeiro mini cenário que eu encaminhei para os senhores? Eu queria já ir trabalhando no próximo mini cenário, gostaria de ter uma noção do tempo de envio/publicação pra me organizar aqui e já ir trabalhando no próximo.

    Grato pela atenção.

    • Olá,

      Foi mal, boe. Eu quem estou responsável por isso e meu pc deu pau no sábado e eu preciso comprar outro novo, mas tenho que esperar o meu cartão virar (o que acontece esta semana oxalá pra poder parcelar o danado) – por isso não saiu post da minha coluna na segunda passada, por exemplo. Por isso o trabalho de revisão e publicação está lento (estou respondendo pelo pc do trabalho). Mas acredito, oxalá, que até o final da quinta, ele sai. A menos que aconteça outros incidentes. Agradeço desde já a paciência e compreensão.

      Mas pra organização, o prazo que foi estabelecido inicialmente é de mais ou menos 3 semanas após o envio – pra dar tempo de fazer a análise e revisão direitinho e com tempo para imprevistos, mas deixando em aberto pra possíveis prorrogações quando houver situações como quebras de pc ou problemas de saúde.

      Bonanças.

      Atenciosamente,
      Leishmaniose

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