Nova Amsterdã Fate Acelerado: Os Mythos de Lovecraft Invadem o Nordeste Holandês

Olá, eu sou o Lima, Raphael Lima.

Nesse capítulo especial da Caixa do Lima, convido vocês a se imaginarem em uma vila costeira no nordeste brasileiro, durante a dominação holandesa, final da primeira metade do século XVII. Agora acrescente a essa vila, a particularidade de ter sido invadida pelo Mythos de H.P. Lovecraft, em uma amálgama com os seres do folclore local.

Bom, isso é Nova Amsterdã. A ideia nasceu na necessidade de juntar dois temas que me são particularmente atrativos: o universo de Lovecraft e a história do Rio Grande do Norte, meu estado natal. Em meados de 2010 eu tinha dado início ao projeto Nova Amsterdã — uma crônica para Vampiro: Idade das Trevas, que gerou um romance dividido em onze capítulos, dos quais os cinco primeiros foram postados no blog original do Mundos Colidem. Mas apesar da experiência ter produzido todo este material, ela não alcançou o resultado desejado, pois faltava algo.

A ideia ficou adormecida até meados de 2015, quando me encontro em pleno conhecimento do FATE Básico e o Fate Acelerado, e sou apresentado ao meu parceiro nessa obra, o Joka da coluna Espaço Mítico. Ambos somos professores da rede básica de ensino, e apaixonados pela história local e os contos de horror cósmico de Lovecraft. A ideia de Mythos + Dominação Holandesa no RN precisava, contudo, de um sistema. Em nossas conversas optamos por usar o Fate Acelerado – FAE por inúmeros motivos, entre eles a licença aberta, a facilidade e versatilidade do sistema. E o projeto tornou-se uma adaptação do Mythos para o FAE, usando a cidade de Natal-RN, renomeada Nova Amsterdã, no período da Dominação Holandesa (1633-1654) no Rio Grande do Norte como cenário.

Atualização dos trabalhos

  1. Escrita do texto – ok
  2. Revisão – ok
  3. Revisão de regras – Estamos aqui.
  4. Diagramação – aguardando.
  5. Publicação – previsão outubro 2018.

Ilustrações

As ilustrações do Nova Amsterdã estão a cargo do Miguel Rude, um ilustrador natalense apaixonado pelo cenário apresentado na obra, e conhecedor dos locais históricos da cidade do Natal-RN que são apresentados no NA. O Miguel é mais que um ilustrador nesse projeto, é um parceiro do Nova Amsterdã. Você pode conhecer um pouco mais do trabalho do Miguel através da sua Fanpage no Facebook. Confira abaixo alguns rascunhos das ilustrações desse grande artista que estarão no produto final do Nova Amsterdã.

Quer conhecer um pouco mais sobre o Nova Amsterdã? É só clicar nos links abaixo.

Aventura Playtest – O Estranho Ocaso do Lago da Vila do Bonfim

Uma aventura introdutória para você entrar no clima de Nova Amsterdã FAE, com personagens prontos.

Folclore Brasileiro e Cthulhu: Nova Amsterdã

Algumas lendas do folclore brasileiro, com fichas prontas para aterrorizar os personagens jogadores.

O Conhecimento sobre os Mythos

Para confrontar um inimigo, as vezes precisamos usar de suas armas. Aqui você poderá encontrar regras para os personagens terem acesso a rituais, feitiços e artefatos dos Mythos. Mas cuidado! Tudo tem o seu preço.

Lidando com Sanidade e Loucura

Confrontar os Mythos é algo que apenas os verdadeiramente fortes podem tentar fazer, mas mesmo eles não estão livres de sucumbir a loucura. Aqui você pode encontrar regras para testes de Sanidade.

Conclusão

Escrever o Nova Amsterdã tem sido uma experiencia muito proveitosa para mim, Joka, e para os outros membros do coletivo envolvidos nessa produção. Inclusive gostaríamos de deixar um agradecimento mais que especial: ao Leishmaniose por sua revisão sempre impecável; Gabriel Anaya pela revisão do conteúdo histórico e ao Grande Papai Smurf do MC, Petras Furtado pela diagramação e revisão das regras, e o Miguel Rude pelas ilustrações maravilhosas. E para os que estão ansiosos aguardando o Nova Amsterdã, temos mais surpresas, mas por enquanto só posso dizer que a espera será muito bem recompensada.

Até Breve!

Deixe uma resposta