Naruto para D&D 5E – Clãs

Olá,

Saudações, 2d8 leitores! Eu sou o Leishmaniose e no capítulo do Lugar Nenhum desta semana, na parceria com a Santuário do Mestre, darei continuidade à adaptação do cenário de Naruto para a 5E, a engine do D&D 5ª edição, trazendo os Clãs e Kekkei Genkais.

Naruto 5E: O Mundo de Naruto | Características | Habilidades | Clãs | Jutsus

Clãs

Um Clã em Naruto nada mais é do que uma família ninja. Eles são formados por pessoas que compartilham de laços sanguíneos e genéticos, muitas vezes descendentes de um grande ninja do passado que tenha se destacado por uma técnica ou habilidade única – pela qual o clã é conhecido, embora pouco seja revelado para não dar informações táticas aos seus adversários. Não é incomum que pessoas de fora ingressem em clãs, principalmente através de matrimônio ou adoção – que algumas vezes costumam até mesmo ser arranjados para favorecer aos clãs envolvidos.

Durante a era Sengoku Jidai, os clãs eram unidades mercenárias independentes que realizavam missões pra quem os pagassem melhor, havendo muitos conflitos generalizados entre eles – alguns permanecem até os dias de hoje, embora em tons mais amenos. O clã Senju e o clã Uchiha foram os primeiros a se unir na fundação de uma Vila Ninja, Konoha, realizando um acordo com o Daymio do País do Fogo que transferiu todas as missões para a vila sediada no país, bem como a tornou a unidade militar de seu país. Alguns clãs aliados dos Senju ou dos Uchihas se uniram a eles na Vila Oculta de Konoha, enquanto outros clãs de outros países seguiram o exemplo e fundaram suas próprias Vilas Ocultas em outros países (que você pode conferir clicando aqui). Atualmente, um clã integra a unidade militar básica de uma vila ninja, que pode ter seu poder estimado a partir dos clãs que a habitam. Basicamente é uma relação de mão dupla: o clã oferece seus serviços e jura lealdade ao Kage, enquanto que a Vila garante segurança e proteção contra os inimigos dele.

Em Naruto 5E, os clãs ocupam um papel similar aos das raças de D&D. Portanto, por mais que haja raças fantásticas, como os animais ninjas, em Naruto, a predominância no cenário é de humanos, com suas variações – porém não menos fantásticas que as do D&D. Em termos de regras, o membro de um clã recebe Habilidades Iniciais, assim como tem acesso aos Recursos, às Técnicas e às Habilidades Ninjas específicas do Clã – caso ele possua alguma.

Kekkei Genkai

Kekkei Genkai significa literalmente “uma técnica limitada a uma linhagem sanguínea”. Elas são as habilidades ninjas adquiridas por nascer em um determinado clã, compartilhando de traços genéticos e laço de sangue que facilite a manifestação de tais habilidades – podendo o ninja do clã aprendê-la, caso não a manifeste desde novo. Em alguns casos, é possível que pessoas de fora do clã possam adquirir alguma kekkei genkai através de operações especiais, como transplante de órgão, como visto com Kakachi e seu Sharingan, ou manipulação genética, como visto com Yamato e sua dominação do Mokuton (Elemento Madeira). É por este motivo que os clãs protegem a sete chaves os segredos de suas técnicas e até mesmo de seus corpos, ao ponto de cremar o corpo dos mortos ou se automutilar caso seja capturado.

Em Naruto 5E, uma Kekkei Genkai basicamente é uma Habilidade Ninja que só pode ser adquirida por membros daquele clã em específico – não trataremos de início nesta adaptação de ninjas que receberam transplante ou foram alvos de experimentos genéticos, pois já tem muita coisa pra adaptar e só isso daria um post por si só. Mas, por sua conta e risco, caso o jogador esteja insistindo muito, a sugestão é de que ocorra em ongame e seja uma série de dez sucessos antes de três falhas em testes de Inteligência (Ferramentas Cirúrgicas), com Dificuldade 30: se o cirurgião falhar antes de alcançar 5 sucessos, o personagem morre; se o cirurgião falhar antes de alcançar os 10 sucessos, o órgão a ser transplantado é destruído ou a manipulação genética fracassa.

Clãs de Konoha

A Vila Oculta de Konoha possui alguns dentre os mais poderosos clãs ninjas do mundo de Naruto, tendo sido fundada justamente pela união entre os dois mais fortes clãs da época de sua fundação: Senju e Uchiha. Nas obras de Naruto (anime, novel e mangá) são apresentados dezessete clãs, sendo quatro clãs considerados como nobres: Aburame, Akimichi, Hyuga e Uchiha. Os demais clãs são: Hatake, Inuzuka, Kohaku, Kurama, Lee, Nara, Sarutobi, Senju, Shimura, Uzumaki, Yamanaka, Hoki e Izumo. Há bem mais clãs do que os apresentados nas obras, assim como bem mais membros – já que a maioria das obras mostra, em maioria, apenas um núcleo familiar para cada clã.

Aburame

O clã Aburame é um dos quatro clãs nobres de Konoha. O clã é conhecido por utilizar insetos Chikkai em suas atividades e jutsus. Um membro do clã atua como hospedeiro dos insetos, que passam a viver sob sua pele e alimentar-se de seu chakra. Em compensação, os insetos obedecem às ordens do Aburame passadas através do chakra, permitindo utilização de jutsus do clã sem a necessidade de selos ou conversão de chakra. Por fim, os membros do clã Aburame costumam ocultar seus olhos com lentes escuras e utilizam roupas compridas, que ocultem a maior parte do seu corpo.

Kekkei Genkai do clã Aburame: Chikkai. O clã Aburame possui uma simbiose com os insetos chikkais, conhecidos por se alimentarem de chakra e do vínculo empático com seu hospedeiro. A Kekkei Gekkai funciona como a habilidade Companheiro Animal, utilizando-se de um enxame ao invés de um único animal – embora em combate eles atuem como um animal só, ficando a descrição dos ataques que não utilizem algum jutsu do Aburame a critério da jogadora. Por ser um enxame, os insetos possuem resistência a qualquer dano que não seja em área, entretanto, possuem vulnerabilidade a dano em área.

Um membro do clã Aburame inicia o jogo com as seguintes Habilidades Ninjas: Benefício II (Riqueza, Status); Companheiro Animal II (Enxame Chikkai; Sentidos Aguçados – Sentir o Chakra); Falar com Animais I (Insetos); Jutsu II (Ninjutsu II).

  • Benefício: o clã Aburame é um dos clãs nobres de Konoha, então os membros do clã começam com duas graduações em Benefício, sendo uma graduação em Riqueza e uma em Status;
  • Companheiro Animal: a personagem possui uma simbiose com insetos chikkai, recebendo duas graduações de Companheiro Animal, sendo uma graduação pra construção da ficha do enxame e uma graduação para que o enxame tenha a Habilidade “Sentidos Aguçados: Sentir Chakra”;
  • Falar com Animais: a personagem consegue se comunicar com insetos de todos os tipos, recebendo uma graduação de Falar com Animais, embora os únicos de quem consigam cooperação total sejam os insetos chikkais;
  • Jutsu: a Aburame recebe duas graduações em Jutsu, no tipo Ninjutsu. Podendo aprender ninjutsus de Rank E e Rank D.

Por fim, um membro do clã Aburame pode aprender os jutsus específicos do clã, bem como o tempo de treinamento para aprendizado do jutsu é a metade do tempo tradicional.

Akimichi

O clã Akimichi é um dos quatro clãs nobres de Konoha. O clã é conhecido pela grande força física e sobrepeso entre seus membros – sobrepeso mantido propositalmente, pois suas técnicas consomem muito chakra e durante os confrontos eles convertem suas calorias em chakra, perdendo bastante peso no processo. Quando em missões de combate, os membros do clã Akimichi utilizam-se de partes de armaduras samurais (Armadura Média) e armas de haste. Há uma tradição entre seus membros de forte parceria com os membros dos clãs Nara e Yamanaka – e geralmente membros dos três clãs costumam formar um time quando genins.

Recursos do clã Akimichi: o clã Akimichi utiliza jutsus envolvendo a alteração da densidade corporal e do tamanho do seu corpo, o que exige uma grande quantidade de chakra pra manutenção ao longo de um combate. Por esse motivo os Akimichis possuem uma técnica de queimar gordura e converter em chakra, representada pela habilidade “Fôlego de Chakra”. Em casos extremos, é autorizado o uso das pílulas coloridas: Espinafre (verde), Curry (amarela) e Chilli (vermelha), que um Akimichi tem acesso – as pílulas serão apresentadas no capítulo de Equipamentos e Artefatos.

Um membro do clã Akimichi inicia o jogo com as seguintes Habilidades Ninjas: Benefício III (Autorização Legal – Pílula Akimichi –, Riqueza, Status); Fôlego de Chakra; Força Hercúlea; Jutsu I (Taijutsu); Pontos de Chakra Extra I.

  • Benefício: o clã Akimichi é um dos clãs nobres de Konoha, então os membros do clã começam com três graduações em Benefício, sendo uma graduação em Autorização Legal, tendo acesso às pílulas coloridas, uma graduação em Riqueza e uma em Status;
  • Fôlego de Chakra: o Akimichi consegue queimar gordura e converter em chakra durante o combate, recebendo a habilidade Fôlego de Chakra e recuperando chakra uma vez a cada descanso curto.
  • Força Hercúlea: o personagem é conhecido por sua força excepcional, recebendo a habilidade Força Hercúlea e conseguindo erguer e carregar mais peso que o comum;
  • Jutsu: o Akimichi recebe uma graduação em Jutsu, do tipo Taijutsu, podendo aprender taijutsus de rank E;
  • Pontos de Chakra Extra: o Akimichi possui mais chakra que a média de um ninja de outros clãs da mesma faixa etária, recebendo uma graduação de Pontos de Chakra Extra.

Por fim, um membro do clã Akimichi pode aprender os jutsus específicos do clã, bem como o tempo de treinamento para aprendizado do jutsu é a metade do tempo tradicional.

Hyuga

O clã Hyuga é um dos quatro clãs nobres de Konoha. Os membros deste clã possuem uma poderosa kekkei genkai de Dojutsu, habilidades que utilizam-se dos olhos, o Byakugan. O clã Hyuga é dividido entre o clã principal, que é responsável pelas decisões do clã, e pelo clã secundário, responsável pela proteção dos membros do clã principal – dependendo da época do jogo, alguns jutsus só são ensinados ao clã principal, assim como o clã secundário ainda possui um selo que um membro do clã principal pode usar para infligir dor e destruir o byakugan. O clã Hyuga também é conhecido pelas suas técnicas de taijutsu.

Kekkei Genkai do clã Hyuga: Byakugan. Seu portador possui os olhos com pupilas brancas e ao ativá-lo, as pupilas se incham e as veias se elevam perto das têmporas. Ao contrário da grande maioria dos dojutsus, todos os membros do clã o possuem e podem usá-lo desde o nascimento, sem a necessidade de despertar – embora ele possa ser aprimorado com a prática. O Byakugan permite inicialmente uma visão de 360º graus, visão noturna e enxergar o chakra, podendo ser aprimorado para outras habilidades como visão microscópica, visão telescópica, infravisão, entre outras.

Um membro do clã Hyuga inicia o jogo com as seguintes Habilidades Ninjas: Benefício II (Riqueza; Status); Jutsu II (Taijutsu II); Sentidos Aguçados III (Radar, Sentir Chakra, Visão Noturna).

  • Benefício: o clã Hyuga é um dos clãs nobres de Konoha, então os membros do clã começam com duas graduações em Benefício, sendo uma graduação em Riqueza e uma em Status;
  • Jutsu: a Hyuga recebe duas graduações em Jutsu, no tipo Taijutsu. Podendo aprender taijutsus de Rank E e Rank D.
  • Sentidos Aguçados: o Byakugan concede habilidades de visão aprimoradas, recebendo inicialmente três graduações de Sentidos Aguçados, sendo uma graduação em Radar, conseguindo enxergar em 360º em um raio de 20m ao redor da Hyuga, uma graduação em Sentir Chakra, permitindo enxergar os fluxos de chakras nas pessoas e no ambiente, e uma graduação em Visão Noturna, enxergando em ambientes de mínima iluminação.

Por fim, um membro do clã Hyuga pode aprender os jutsus específicos do clã, bem como o tempo de treinamento para aprendizado do jutsu é a metade do tempo tradicional.

Inuzuka

O clã Inuzuka é um clã tradicional de Konoha. O clã é conhecido pela parceria com cães ninjas de grande porte, chamados de Ninken, e de seus jutsus que utilizam dessa cooperação em combate. Pelo convívio com os animais, os membros do clã costumam manter uma aparência mais selvagem, embora haja exceções como Hana, e trazem em suas bochechas pinturas faciais vermelhas simbolizando presas, embora haja exceções como Akita. Os humanos do clã geralmente têm nomes de partes caninas, como presa (Kiba) e garra (Tsume), enquanto os cães do clã têm nomes derivados de cores, como Vermelho (Akamaru) e Preto (Kuromaru).

Um membro do clã Inuzuka inicia o jogo com as seguintes Habilidades Ninjas: Companheiro Animal II (Ninken; Sentidos Aguçados – Faro Aguçado); Falar com Animais I (Cães); Jutsu II (Ninjutsu I; Taijutsu I); Sentidos Aguçados II (Audição Aguçada, Faro Aguçado).

  • Companheiro Animal: o personagem possui uma parceria com os ninkens, cães ninjas, recebendo duas graduações de Companheiro Animal, sendo uma graduação pra construção da ficha do canídeo e uma graduação para que ele tenha a Habilidade “Sentidos Aguçados: Faro Aguçado”;
  • Falar com Animais: o Inuzuka consegue se comunicar com canídeos de todos os tipos, recebendo uma graduação de Falar com Animais, embora os únicos de quem consigam cooperação total seja o seu companheiro ninken;
  • Jutsu: o membro do clã Inuzuka recebe duas graduações em Jutsu, uma graduação no tipo Ninjutsu e uma graduação no tipo Taijutsu. Podendo aprender ninjutsus e taijutsus de Rank E.
  • Sentidos Aguçados: o Inuzuka possui um faro e audição aguçados, como os de um animal, recebendo duas graduações de Sentidos Aguçados, sendo uma graduação em Audição Aguçada, ouvindo sons geralmente inaudíveis pra maioria das pessoas, e uma graduação em Faro Aguçado, sentindo o odor do ambiente e de coisas com precisão.

Por fim, um membro do clã Inuzuka pode aprender os jutsus específicos do clã, bem como o tempo de treinamento para aprendizado do jutsu é a metade do tempo tradicional.

Nara

O clã Nara é um clã tradicional de Konoha. O clã é conhecido pela inteligência dos seus membros, embora os homens tenham fama de preguiçosos e as mulheres de explosivas, e por sua atuação tão diversificada na Vila: os membros do clã Nara dominam jutsus de sombras, atuam como conselheiros táticos em reuniões, conduzem um laboratório de pesquisas medicinais e possuem uma criação de veados nos terrenos do clã. Há uma tradição entre seus membros de forte parceria com os membros dos clãs Akimichi e Yamanaka – e geralmente membros dos três clãs costumam formar um time quando genins.

Um membro do clã Nara inicia o jogo com as seguintes Habilidades Ninjas: Analisar Oponente I; Especialista I (escolha uma perícia ou ferramenta treinada); Jutsu II (Ninjutsu II); Perito I (escolha uma perícia ou ferramenta); Plano Tático I; Uma habilidade à escolha.

  • Analisar Oponente: os membros do clã Nara possuem uma mente analítica, conseguindo analisar o seu oponente, recebendo uma graduação em Analisar Oponente;
  • Especialista: a Nara possui uma especialização em algum tipo de conhecimento, recebendo uma graduação em Especialista, que deve estar associada a uma perícia ou ferramenta treinada pela personagem;
  • Jutsu: uma Nara recebe duas graduações em Jutsu, no tipo Ninjutsu. Podendo aprender ninjutsus de Rank E e Rank D;
  • Perito: a Nara possui um conhecimento mais amplo, representada por um treinamento em perícia ou ferramentas, recebendo assim uma graduação de Perito;
  • Plano Tático: devido à sua mente analítica, a Nara consegue elaborar em um curto período de tempo um plano tático que auxilie seus aliados em combate, recebendo uma graduação em Plano Tático;
  • Uma Habilidade à Escolha: devido à diversidade de atuação dos membros do clã Nara, uma personagem do clã recebe uma habilidade que pode ser escolhida à vontade.

Por fim, um membro do clã Nara pode aprender os jutsus específicos do clã, bem como o tempo de treinamento para aprendizado do jutsu é a metade do tempo tradicional.

Sarutobi

O clã Sarutobi é um clã tradicional de Konoha. Um dos primeiros clãs a se unir a Konoha em sua fundação, seus membros são conhecidos por sua alta força de vontade, por serem ninjas fortes, dominarem técnicas de alto nível e por seguirem a vontade do fogo – o ideal do fundador do clã Senjuu, sob o qual Konoha foi construída. Ao longo da história de Konoha, os Sarutobi alcançaram posições de grande autoridade, chegando a ter um Kage e membros no Shugonin Junishi, os doze guardiães ninjas responsáveis pela proteção do Daimyo do país do Fogo. Todos os membros do clã apresentam como elemento inicial o Fogo.

Recursos do clã Sarutobi: é bastante especulado que o clã Sarutobi, cujo Saru significa justamente macaco, seja o guardião do pergaminho do Macaco, que fornece o pacto de sangue com o macaco ninja – como o Emma, que era invocado por Hiruzen, o terceiro Hokage, em suas lutas. Cabe ao mestre decidir se em seu jogo será verdade ou não que o clã possua o pergaminho. Caso seja verdade, basta substituir uma graduação de Jutsu (a escolha entre Genjutsu ou Taijutsu) por “Benefício: Autorização Legal”. Porém, ainda é preciso adquirir a habilidade “Pacto de Sangue” e conseguir lançar Ninjutsu de Rank C para invocar um macaco.

Um membro do clã Sarutobi inicia o jogo com as seguintes Habilidades Ninjas: Benefício I (Riqueza); Contatos I (Konoha); Elemento I (Fogo); Jutsu III (Ninjutsu II; escolha um entre Genjutsu ou Taijutsu).

  • Benefício: o clã Sarutobi é um clã bem sucedido em Konoha, portanto os membros do clã começam com uma graduação em Benefício: Riqueza;
  • Contatos: o membro do clã Sarutobi possui uma boa rede de informações em Konoha, recebendo uma graduação de Contatos;
  • Elemento: os membros do clã Sarutobi possuem como elemento inicial o Fogo, recebendo uma graduação em Elemento (Fogo);
  • Jutsu: o Sarutobi recebe três graduações em Jutsu, sendo duas no tipo Ninjutsu e uma que deve ser usada para escolher entre Genjutsu ou Taijutsu (escolha uma). Podendo aprender ninjutsus de Rank E e D, além de genjutsu ou taijutsu de Rank E.

Por fim, um membro do clã Sarutobi pode aprender jutsus de Fogo em um tempo de treinamento 25% mais curto que o tempo tradicional de treinamento.

Senju

O clã Senju é um dos clãs fundadores de Konoha. Conhecido como o clã com mil habilidades, foi tido como um dos clãs mais fortes durante a era Sengoku Jidai, rivalizando apenas com os Uchihas, justamente com quem seu líder, Hashirama, travou aliança para a fundação de Konoha, tornando-se o primeiro Hokage. Além de Hashirama, mais dois membros do clã alcançaram o título de Hokage em Konoha: Tobirama, seu irmão mais novo, e Tsunade, sua neta. Propagadores da Vontade do Fogo, o ideal de paz pregado pelo fundador do clã, eles mantém sua influência na vila através do ideal e dos membros que se tornaram Hokage.

Kekkei Genkai do clã Senju: Mokuton. Embora apenas Hashirama tenha sido conhecido como usuário desta Kekkei Genkai no clã, ela é atribuída ao clã Senju – que inclusive recebeu o título de Senju da Floresta devido a ela. O elemento Mokuton é criado a partir do elemento Terra e do elemento Água, resultando no elemento Madeira. Cabe ao mestre decidir se em seu jogo será verdade ou não que o clã possua tal Kekkei Genkai. Caso seja verdade, basta substituir uma graduação de Jutsu (escolha entre Genjutsu ou Taijutsu) por uma terceira graduação, de “Elemento: Madeira” e a personagem deve ter “Elemento II (Terra; Água)” obrigatoriamente.

Um membro do clã Senju inicia o jogo com as seguintes Habilidades Ninjas: Benefício I (Status); Elemento II (Escolha dois elementos iniciais entre Fogo, Ar, Terra, Água e Relâmpago); Jutsu III (Genjutsu I; Ninjutsu I; Taijutsu I); Uma habilidade à escolha.

  • Benefício: o clã Senju é um clã bem conhecido em Konoha, portanto os membros do clã começam com uma graduação em Benefício: Status;
  • Elemento: os membros do clã Senju possuem dois elementos iniciais, recebendo duas graduações em Elemento, podendo escolher entre Fogo, Ar, Terra, Água e Relâmpago;
  • Jutsu: uma Senju recebe três graduações em Jutsu, sendo uma graduação no tipo Genjutsu, uma graduação no tipo Ninjutsu e uma graduação no tipo Taijutsu. Podendo aprender genjutsus, ninjutsus e taijutsus de Rank E;
  • Uma Habilidade à Escolha: devido à diversidade de habilidades dos membros do clã Senju, uma personagem do clã recebe uma habilidade que pode ser escolhida à vontade.

Por fim, um membro do clã Senju pode aprender jutsus sem a necessidade de alguém que o treine, de forma autodidata, bastando apenas ter tido contato com o detalhamento do jutsu – e ser alvo dela não conta como detalhamento, porém ler e pesquisar sobre ela, sim.

Uchiha

O clã Uchiha é um dos clãs fundadores de Konoha e um dos quatro clãs nobres da Vila. Os membros deste clã possuem uma poderosa kekkei genkai de Dojutsu, habilidades que utilizam-se dos olhos, o Sharingan. Foi tido como um dos clãs mais fortes durante a era Sengoku Jidai, rivalizando apenas com os Senju, justamente com quem seu líder, Madara, travou aliança para a fundação de Konoha. Famosos por seu controle de chakra, jutsus fortes e aptidão natural para combate, o clã teve uma história conturbada, estando por trás de eventos que resultou na Quarta Guerra Mundial Ninja, mesmo após ter sido quase extinto.

Kekkei Genkai do clã Uchiha: Sharingan. Apesar de ser uma kekkei genkai presente nos Uchiha, nem todos os membros conseguem despertá-lo. O membro do clã que desperta o Sharingan tem sua pupila alterada para vermelho quando ativado, com uma quantidade de tomoes correspondente ao nível de evolução do Sharingan: um tomoe para a primeira evolução, dois tomoes para a segunda evolução e três tomoes para a terceira evolução. Há rumores sobre uma quarta evolução, mas informações sobre a mesma são difíceis de serem obtidas, havendo apenas relatos de que Madara foi o único que conseguiu despertá-la.

Um membro do clã Uchiha inicia o jogo com as seguintes Habilidades Ninjas: Benefício II (Riqueza, Status); Elemento I (Fogo); Jutsu III (Genjutsu I; Ninjutsu II; Taijutsu I).

  • Benefício: o clã Uchiha é um dos clãs nobres de Konoha, então os membros do clã começam com duas graduações em Benefício, sendo uma graduação em Riqueza e uma em Status;
  • Elemento: os membros do clã Uchiha possuem como elemento inicial o Fogo, recebendo uma graduação em Elemento (Fogo);
  • Jutsu: um Uchiha recebe três graduações em Jutsu, sendo uma graduação no tipo Genjutsu, uma graduação no tipo Ninjutsu e uma graduação no tipo Taijutsu. Podendo aprender genjutsus, ninjutsus e taijutsus de Rank E.

Por fim, um membro do clã Uchiha pode aprender os jutsus específicos do clã, bem como o tempo de treinamento para aprendizado do jutsu é a metade do tempo tradicional. Além disso, sobre certas condições, ele pode despertar o Sharingan:

  • Estágio 1: Após uma pessoa que ama passar por uma situação de morte (morrer ou fazer testes de morte), é possível despertar o Sharingan pela primeira vez. Em termos de regras, o jogador deve comprar a habilidade “Sentidos Especiais: Sentir o Chakra” após a personagem passar pela situação estressante;
  • Estágio 2: Através de treinamento, conforme será apresentado no capítulo de Jutsus, a personagem pode evoluir seu Sharingan para a segunda fase, conseguindo enxergar as ações muito rapidamente – geralmente relacionadas com o treinamento. Em termos de regras, o jogador deve adquirir três dentre as seguintes habilidades: Alerta, Esquiva, Evasão, Prontidão, Sentidos Aguçados (Sentir Perigo). Ou seja, apenas após ter passado no mínimo três níveis de personagem, comprando essas habilidades, é possível treinar para o terceiro estágio.
  • Estágio 3: Através de treinamento realizado após adquirir as três das habilidades listadas no Estágio 2, o personagem pode evoluir seu Sharingan para a terceira fase, conseguindo utilizar genjutsus sem a necessidade de selos. Em termos de regras, a personagem deve adquirir a habilidade Jutsu Discreto.

Algumas das capacidades do Sharingan, como imitar movimentos de lançar um jutsus, serão colocados como jutsus especiais por consumirem chakra.

Uzumaki

O clã Uzumaki é um clã existente em Konoha. Originários da Vila Oculta do Redemoinho, foi bastante conhecido pelo domínio do Fuinjutsu, que consiste em técnicas de selamento e aprisionamento. Temido por clãs de outras vilas, foi caçado e teve sua Vila destruída, com seus membros espalhando-se ao redor do mundo – muitos migrando para Konoha, pelo parentesco antigo e relação de respeito mútuo com o clã Senju (a esposa de Hashirama, Mito, era uma Uzumaki). São conhecidos por sua longevidade, resistência e capacidade de recuperação de ferimentos e doenças – seu sangue possui propriedades regenerativas muito fortes.

Um membro do clã Uzumaki inicia o jogo com as seguintes Habilidades Ninjas: Fôlego de Chakra; Fôlego de Vida; Pontos de Chakra Extra I; Pontos de Vida Extra I; Recuperação Rápida II (Meditação; Regeneração); Resistente (escolha um).

  • Benefício: os membros do clã Uzumaki têm acesso a jutsus de selamento, recebendo uma graduação em Benefício, em Autorização Legal, simbolizando o acesso a tais técnicas secretas;
  • Fôlego de Chakra: uma Uzumaki consegue recuperar chakra mais rapidamente, recebendo a habilidade Fôlego de Chakra e recuperando chakra em um combate uma vez a cada descanso curto;
  • Fôlego de Vida: uma Uzumaki consegue se curar mais rapidamente, recebendo a habilidade Fôlego de Vida e recuperando pontos de vida em um combate uma vez a cada descanso curto;
  • Pontos de Chakra Extra: uma Uzumaki possui mais chakra que a média de um ninja de outros clãs da mesma faixa etária, recebendo uma graduação de Pontos de Chakra Extra;
  • Pontos de Vida Extra: uma Uzumaki possui mais vitalidade que a média de um ninja de outros clãs da mesma faixa etária, recebendo uma graduação de Pontos de Vida Extra;
  • Recuperação Rápida: uma Uzumaki tem um forte poder de regeneração, tanto de vitalidade quanto de chakra, recebendo duas graduações de Recuperação Rápida, uma graduação em Meditação e uma graduação em Regeneração;
  • Resistente: a resistência do clã Uzumaki é alta, recebendo uma graduação de Resistente passando a ter um atributo adicional (escolha um que já não tenha proficiência em teste de resistência) em que recebe proficiência nos testes de resistência.

Por fim, um membro do clã Uzumaki pode aprender os jutsus específicos do clã, bem como o tempo de treinamento para aprendizado do jutsu é a metade do tempo tradicional.

Yamanaka

O clã Yamanaka é um clã tradicional de Konoha. Este clã é conhecido por suas habilidades relacionadas ao sensorial e à mente, porém sem utilização de genjutsus. A maioria dos jutsus do clã são ninjutsus, apesar disso são capazes de coisas como leitura de mente, controle mental, controle sensorial e até mesmo a troca de mentes, o que os torna bastante aptos para missões de espionagem e diplomáticas. Há uma tradição entre seus membros de forte parceria com os membros dos clãs Akimichi e Nara – e geralmente membros dos três clãs costumam formar um time quando genins.

Um membro do clã Yamanaka inicia o jogo com as seguintes Habilidades Ninjas: Alerta; Analisar Oponente I; Jutsu II (Ninjutsu II); Proteção I; Sentidos Aguçados I (Sentir o Perigo); Sorrateiro I (escolha um).

  • Alerta: um membro do clã Yamanaka é capaz de analisar a situação sendo capaz de agir mais rapidamente quando preciso, recebendo a habilidade Alerta;
  • Analisar Oponente: com uma breve análise sensorial do seu oponente, um membro do clã Yamanaka é capaz de estimar o rank, quantidade de chakra e de vitalidade, recebendo uma graduação em Analisar Oponente;
  • Jutsu: um Yamanaka recebe duas graduações em Jutsu, no tipo Ninjutsu. Podendo aprender ninjutsus de Rank E e Rank D;
  • Proteção: um Yamanaka é capaz de atrapalhar os pensamentos de um oponente com uma zombaria impondo desvantagem numa jogada de ataque do oponente contra um aliado, desde que ele esteja no alcance da visão e possa ouvi-lo. O Yamanaka recebe uma graduação de Proteção representando esta habilidade;
  • Sentidos Aguçados: um Yamanaka é capaz de sondar as intenções existentes em uma área, sentindo qualquer emanação de agressividade que o tenha como alvo, recebendo uma graduação de Sentidos Aguçados em Sentir o Perigo;
  • Sorrateiro: um Yamanaka precisa saber ser sorrateiro para poder utilizar seus jutsus sem risco, recebendo uma graduação em Sorrateiro, devendo o jogador escolher um dos efeitos da Habilidade.

Por fim, um membro do clã Yamanaka pode aprender os jutsus específicos do clã, bem como o tempo de treinamento para aprendizado do jutsu é a metade do tempo tradicional.

Criando seu próprio Clã

Uma das vantagens do RPG é de poder inserir elementos seus nas obras que você gosta, afinal, você não está sendo pago para ser original em seus jogos – seja você jogador ou mestre. Também há a possibilidade de se desejar adaptar algum dos outros sete clãs apresentados em Konoha, como o clã Hatake (não me odeiem, fãs do Kakashi, eu optei por não adaptar porque tem pouca informação) e o clã Kurama (que eu sei que é só do anime, mas eu achei a idéia boa). Portanto, os passos para criar seu próprio clã são:

  • Defina a história dele e a relação com a vila e os clãs dela;
  • Defina se ele vai ter algum tipo de Kekkei Genkai ou Recurso Especial. Para uma Kekkei Genkai, verifique alguma Habilidade que pode funcionar pra isso – por exemplo, Dojutsus, por envolverem visão, quase sempre vão usar Sentidos Aguçados (e sim, é possível haver variações como enxergar o cheiro ou ouvir os tremores de se movimentar ao redor, seja criativo). Para algum recurso especial, caso seja algo como portar um pergaminho de animais ninjas, pode ser representado por Benefício (Autorização Legal), uma arma pode muito bem ser representada por Arma Ancestral, um animal que atua ao lado nas missões pode ser representado por Companheiro Animal (e não esqueça do Falar com Animais, se o fizer).
  • Distribua sete graduações entre as Habilidades relevantes para o Clã.
  • Por fim, jutsus do clã são acessíveis aos membros do clã e o tempo de aprendizado de tais jutsus é dividido pela metade – regras pra criação de jutsus e tempo de aprendizagem serão abordados na parte de jutsus.

Mas e quanto a um personagem sem clã? Ele pode ser o primeiro ninja sua linhagem ou membro de uma família cuja tradição ninja se perdeu por ver que era muito arriscado ou até mesmo ser o último sobrevivente a ponto de não ter ninguém que o ensine os jutsus e a despertar as habilidades do seu clã. É bem comum que clãs inteiros sejam caçados e dizimados no mundo de Naruto – isso já aconteceu inúmeras vezes ao longo das Guerras Mundiais Ninjas. Bem, segue abaixo a regra para personagens sem clã:

Personagens sem Clã: um personagem sem clã possui sete graduações em habilidades a serem usados com moderação (nenhuma habilidade pode conter mais de duas graduações – exceções apenas negociando com a Mestra… E Mestra, não caia no papinho mole, só permita mais de duas graduações em habilidades como Benefício, que possui mais de um efeito, porém mais abrangente). Entretanto, por não ter clã, ele não tem jutsus de clã, tendo que se virar com os gerais que tiver acesso e o tempo de aprendizado dele para todo e qualquer jutsu é o padrão – que será apresentado no capítulo de jutsus.

Considerações Finais

Este post atrasou bastante, a idéia inicial era de apresentar apenas cinco clãs, mas eu acabei me empolgando e deu no que deu: dez clãs tradicionais de Konoha adaptados, porém a postagem só pode sair no final do dia – e olha que eu a comecei no domingo pela manhã, porém admito que fui reassistir alguns episódios após descobrir que inseriram um irmão pro sábio dos seis caminhos e que ele era ligado diretamente aos Hyugas (e uma parte de mim ficou feliz pelos Hyugas terem voltado a ter uma importância boa na história). Por fim, só gostaria de dizer que Naruto e Sasuke, os personagens, estão fora da caixa apresentada nesta adaptação por serem reencarnações de Asura e Indra, possuindo um nível de poder mais alto, assim como Hashirama e Madara, as reencarnações anteriores, tiveram em sua época ao ponto de nenhum outro ninja se equiparar a eles dois até os dias de Naruto. 😛

E a quem está acompanhando a Dobradinha, o Tio já está finalizando os jutsus (clica aqui pra ler) – é bom dar uma olhadinha lá para ter noção do que virá, já que eu uso o material do Tio como orientação pros meus. 😉 Creio que seja isso, por hoje. Peço desculpas pelo atraso e agradeço a compreensão.

Naruto 5E: O Mundo de Naruto | Características | Habilidades | Clãs | Jutsus

Bonanças.

Atenciosamente,

Leishmaniose

Deixe uma resposta