Naruto 3D&T Alpha Revisado: Parte VIII – Kinjutsus

Olá pessoas!
Aqui é o Tio Lipe e bem-vindos ao Santuário do Mestre. Na minha última postagem da adaptação de Naruto para 3D&T Alpha, eu falei sobre os jutsus médicos e havia comentado que faltava explicar sobre um tipo específico e especial de jutsus: os kinjutsus. Lembram daqueles jutsus únicos que só o Orochimaru usava por serem sinistros e proibidos em todas as Vilas? É justamente sobre eles que falarei na postagem hoje!

Naruto 3D&T Alpha Revisado: Personagens | Jutsus | Ninjutsus | Elementos | Clãs | Equipamentos | Jutsus Médicos | Kinjutsus

Kinjutsus

Ao longo da história, muitos foram os ninjas que inovaram e foram além do que era conhecimento comum, criando novos jutsus e técnicas especiais, ampliando a importância e poder de seus respectivos clãs e Vilas Ocultas. Aqueles mais temerários, ou insanos, conseguiram romper ainda mais barreiras, criando técnicas tão poderosas e secretas que foram banidas do mundo ninja devido ao risco que traziam ao equilíbrio natural ou ao próprio usuário. A estas técnicas proibidas dar-se o nome de kinjutsus.

Em geral, não permita que as personagens iniciem o RPG possuindo kinjutsus, mesmo que elas tenham os requisitos necessários, onde só possível aprendê-los caso sejam ensinados ou através da leitura de pergaminhos secretos. Estes jutsus terríveis são proibidos em todo mundo ninja, onde o uso deles é suficiente para tornar o ninja mal visto ou até ser caçado pelas Vilas (caso seja descoberto que o ninja possui e usa estes jutsus, pondere fornecê-lo as Desvantagens Má Fama; p.44; ou Procurado; Manual do Defensor, p.26). Vilas Ocultas e alguns clãs guardam em seus mais secretos cofres os ensinamentos de alguns kinjutsus, geralmente sendo um crime punível com morte àqueles que tentarem aprender os seus mistérios.

Com a exceção do Hachimon (veja os Taijustsu) e dos Genjutsus do clã Uchiha (veja os Clãs), todos os demais kinjutsus são Ninjutsus. Entretanto, fica o alerta: kinjutsus são MUITO poderosos. Eles estão além do sensato para um sistema de RPG, ficando a critério do narrador usá-los ou não (o Edo Tensei, em especial, deve ser usado apenas por vilões).

Segue abaixo a lista com os principais kinjutsus apresentados em Naruto.

Edo Tensei

[NIN] EDO TENSEI (Reencarnação do Mundo Impuro)
Exigências: Kuchiyose no Jutsu (Ninjutsu) e Perícia Ciências (p.64)
Ranque: S | Custo: 1 PC permanente
Alcance: ilimitado | Duração: permanente até ser cancelada
Originalmente criado por Senju Tobirama (Segundo Hokage), e posteriormente considerado um kinjutsu por ele, o conhecimento desta técnica ficou selado na Vila da Folha por muitos anos até ser redescoberto por Orochimaru e aperfeiçoado por Yakushi Kabuto. Este jutsu prende a alma de uma pessoa morta a um corpo vivo a fim de ela obedecer aos desejos de quem a invocou. Antes de usar o jutsu, o invocador deve conseguir uma amostra de DNA da pessoa que pretende reencarnar (pele, ossos, cabelo ou sangue, por exemplo), fundindo-a a uma vítima viva através de um ritual (deve tocar a vítima). A alma desejada então é invocada e fixada ao no novo corpo, que assume a antiga aparência da alma quando ela ainda estava viva e matando o seu hospedeiro. A realização do ritual demora em torno de uma hora e exige o gasto de 1 Ponto de Chakra permanente para cada reencarnação. Após o ritual, o invocador pode gastar uma ação livre para restringir os movimentos da reencarnação ou “desativar” sua consciência, deixando-a num estado de torpor. Enquanto está em torpor, a reencarnação deve ser preservada num caixão e num local seguro, podendo ser invocada a qualquer momento usando o Ninjutsu Kuchiyose no Jutsu (2 PC por reencarnação, podendo invocar até 5 ao mesmo tempo).

As reencarnações terão as mesmas características e pontuações no momento em que morreram, além das Vantagens Imortal (2 pontos; p.33) e Regeneração (p.37), sem custo, sendo praticamente impossíveis de matar. Só é possível destruí-las caso o usuário do jutsu o cancele ou ele seja morto. Contudo, é possível selá-las com um teste da Perícia Ciências (tarefa difícil no meio do combate; tarefa média caso os PV da reencarnação sejam zerados), impedindo assim o seu movimento até serem libertadas novamente (selar uma reencarnação impede que o usuário do jutsu o cancele ou a invoque novamente usando Kuchiyose no Jutsu).

Caso a reencarnação tenha uma pontuação igual ou maior que a do invocador, ela poderá, uma vez por minuto, realizar um teste resistido de Resistência a fim de se libertar do controle dele, tornando-se uma das criaturas mais perigosas do mundo. Para controlar uma reencarnação por completo, o invocador deve inserir um talismã no cérebro dela (toque), podendo ser preparado previamente (exige um teste da Perícia Ciências caso esteja sob pressão; tarefa média e demora um minuto para escrever), e possui dois níveis de controle: superficial e completo. O controle superficial permite à reencarnação manter a sua personalidade e funções motoras, agindo livremente, mas sendo compelida pelo desejo do seu invocador. A vantagem deste nível de controle é que a ela não possui penalidades em suas ações, podendo inclusive abalar seus adversários psicologicamente caso deseje e usando o seu potencial máximo. A desvantagem é que ela pode deliberadamente agir de forma pouco produtiva ou dar dicas de como ser derrotada caso não queira obedecer ao invocador, mesmo que não possa deixar de realizar aquilo para o qual foi ordenada. Já no controle completo, a reencarnação perde a sua personalidade e se torna um mero objeto nas mãos do invocador, fazendo tudo o que ele ordenar sem questionar. Entretanto, este modo requer um controle mais apurado do invocador, que poderá controlar ao mesmo tempo até a sua Habilidade reencarnações, caso contrário terá uma penalidade de -1 cumulativo em todas as suas ações e nas delas para cada uma acima do seu limite (controlar as reencarnações desta forma gasta uma ação completa por turno). Independentemente do tipo, não há um limite de distância que limite o invocador de controlar suas invocações. É possível trocar o modo de controle apenas com a troca do talismã sem custo, mas se pode gastar 3 de Chakra para cada mudança que fizer dentro do alcance do controle. Por fim, toda reencarnação sob o controle do invocador deixa um rastro de Chakra que os liga e que poderá ser rastreado (só pode ser feito caso o adversário possua uma Vantagem ou jutsu que permita rastrear o uso de Chakra).

[NIN] SENNOU SOUSA NO JUTSU (Técnica da Lavagem Cerebral)
Exigências: Perícia Manipulação (p.66)
Ranque: S | Custo: 10 PC
Alcance: toque | Duração: permanente até ser cancelada
O ninja implanta uma agulha na mente do alvo carregada com Chakra, bloqueando uma parte da memória dele caso falhe num teste de Resistência -1. Este bloqueio pode se dar por qualquer motivo e dura enquanto o usuário quiser, mesmo que por anos, ou até ele ser morto. É impossível acessar a memória bloqueada de qualquer forma ou cancelar este jutsu que não seja pelo desejo do próprio usuário.

[NIN] SHOUSHAGAN NO JUTSU (Técnica da Cópia Facial do Desaparecimento)
Exigências: Perícia Medicina (p.66)
Ranque: B | Custo: 5 PC
Alcance: pessoal | Duração: permanente até ser cancelada
O ninja rouba a face de um alvo morto, copiando completamente a aparência dele, enquanto que o corpo do alvo seca até se tornar uma múmia sem rosto e impossível de identificar normalmente. A cópia é tão perfeita que é impossível enxergar através da farsa, mesmo com jutsus e Vantagens que permitam detectar Chakra e outros jutsus. Esta técnica é tão poderosa que muitos que a conhecem a consideram a técnica de disfarce perfeita. Porém, o rosto roubado é tão frágil quanto qualquer pele, sendo impossível de concertar caso seja danificado de alguma forma.

[NIN] SHOUTEN NO JUTSU (Técnica da Translocação)
Exigências: Perícia Ciências
Ranque: S | Custo: variável
Alcance: ilimitado | Duração: permanente até ser cancelada
O ninja é capaz de transformar um cadáver que toque numa réplica perfeita de si mesmo, controlando-o a distância. O novo corpo terá uma pontuação na ficha igual à quantidade de Pontos de Chakra gastos ao usar este jutsu, até o limite de pontos que a personagem possua (um ninja com 12 pontos na ficha pode gastar até 12 PC para copiar todas as suas características no novo corpo). Controlar o corpo exige o gasto de uma ação completa por turno, mas ele poderá se afastar do usuário de forma ilimitada. O jutsu dura enquanto o usuário se concentrar ou até o corpo ter seus Pontos de Vida zerados, retornando a sua aparência original.

[NIN] SOUJA SOUSAI NO JUTSU (Técnica do Assassinato Duplo da Cobra)
Exigências: Perícia Medicina
Ranque: A | Custo: 6 PC
Alcance: corpo a corpo | Duração: instantânea
Formando os selos para ativar este jutsu com uma mão e com outra do alvo, o ninja causa um grande choque de Chakra interno em si mesmo e na vítima, forçando a ambos fazer um Teste de Morte (p.26) para evitar morrem imediatamente. Mesmo que um deles sobreviva (resultados “1”, “2” e “3”), seus Pontos de Vida são zerados.

Encerramento

E com isso encerro a atualização desta adaptação. E aí? Gostaram? Como expliquei na postagem passada, meu objeto com esta revisão não era expandir ou trazer tudo o que já havia adaptado antes, mas sim focar APENAS naquilo que gosto e acho essencial em Naruto. Pode parecer pouco, mas não vejo como essencial adaptar coisas específicas do cenário como as Bijuu (que são tão alopradas e inconsistentes que a única forma de adaptar de fato é tratá-las como seres com Escalas de Poder; p.125), ou clãs e jutsus que só apareceram uma vez (como o clã Kaguya que, no final do mangá, ganhou uma importância absurda e inúmeras pontas soltas). Fora isso, eu só não crio kits de personagem porque não sou fã de “classes” e por realmente não saber criá-los, mas nada impede que vocês mesmos os façam e complementem esta adaptação. Quanto ao PDF, agora que a adaptação está completa, terei que começar a unificar todo o texto e diagramá-lo, o que com certeza vai levar um tempo. Fiquem no aguardo, ok?

No mais, espero que tenham gostado e podem mandar quaisquer dúvidas que prometo ajudar no que for possível. E não deixem de conferir a adaptação de Naruto para D&D 5ª Edição que meu amigo Leishmaniose da coluna Lugar Nenhum está fazendo em parceria comigo, beleza?

Até and Bye…

3D&T Alpha Adaptação Jutsus Naruto RPG Santuário do Mestre

Tio Lipe

Engenheiro civil, otaku, leitor aficionado por fantasias, entusiasta gamer e saudosista. Narro RPG desde quando fui apresentado ao hobby com o Mini GURPS e 3D&T da capa vermelha, e só recentemente passei a jogar mais. De lá para cá, já joguei e testei muita coisa. Devorador de sistemas e senhor das adaptações, quem me conhece sabe que adoro ler novos jogos, testar regras diferentes e adaptar as mídias que curto para o que estou jogando atualmente.

2 Comentários

  1. Vocês pretendem lançar um pdf compilado com essas atualizações?

    • Leishmaniosesays:

      Olá,

      Continue acompanhando a coluna que acredito que você terá em breve uma boa surpresa. ;D

      Bonanças.

      Atenciosamente,
      Leishmaniose

Deixe uma resposta