Naruto 3D&T Alpha Revisado: Parte VII – Jutsus Médicos

Olá pessoas!
Aqui é o Tio Lipe e bem-vindos ao Santuário do Mestre. Minha última postagem da adaptação de Naruto para 3D&T Alpha apresentou os principais equipamentos usados pelos ninjas, bem como as pílulas especiais do clã Akimichi, da Vila da Folha, e as marionetes, muito usadas na Vila da Areia. Já na postagem de hoje falarei sobre um tipo de jutsu muito especial que ainda não havia abordado: os ninjutsus médicos.

Naruto 3D&T Alpha Revisado: Personagens | Jutsus | Ninjutsus | Elementos | Clãs | Equipamentos | Jutsus Médicos

Jutsus Médicos

Também chamados de Iryou Ninjutsu (técnica ninja medicinal), tratam-se de jutsus especiais desenvolvidos para fins de cura e terapia, mas que também permitem a manipulação direta do corpo. Ao longo da história ninja, vários clãs desenvolveram suas próprias técnicas medicinais (como alguns membros do clã Senju, um dos fundadores da Vila Oculta da Folha, que possuíam técnicas regenerativas associadas à sua Linhagem Sanguínea). Contudo, foi somente após a Segunda Grande Guerra Ninja (Dainiji Ninkai Taisen) que houve uma maior difusão de jutsus medicinais, tendo em vista o grande número de baixas que as Vilas sofreram. Tornou-se então comum que grupos de ninjas, principalmente em situações de guerra, devam possuir ao menos um membro treinado com o mínimo de conhecimento médico, evitando baixas devido à ausência de alguém em campo para tratar de ferimentos.

O uso de jutsus médicos requer um controle de Chakra preciso e vasto conhecimento médico (exigem um valor de Habilidade maior que o normal para o seu ranque e a Perícia Medicina; p.66). Além de curar ferimentos, jutsus medicinais podem ser usados para criar venenos, atacar e confundir o sistema nervoso do alvo ou mesmo atacar órgãos internos. Além disso, qualquer ninja que possua a Perícia Medicina também é capaz de usar uma técnica chamada Transferir Chakra, conforme descrita abaixo.

Transferir Chakra: esta técnica é um dos requisitos básicos de ninjas que pretendem se tornar médicos. Quando alguém está debilitado e necessitando de Chakra, o usuário poderá transferir o seu próprio para a outra pessoa, desde que a toque. A quantidade de Chakra que pode ser transferido por minuto é igual Habilidade do usuário. Para usar esta técnica, o ninja deve ser treinado na Perícia Medicina e ser bem-sucedido num teste de H+1 quando estiver em combate (caso falhe, o Chakra não será perdido), tendo sucesso automático caso esteja fora de combate. Qualquer ninja com Medicina pode usar esta técnica.

Segue abaixo a lista com os principais ninjutsus médicos apresentados em Naruto.

CHAKRA NO MESU (Bisturi de Chakra)
Exigências: H 2 e Perícia Medicina
Ranque: C | Custo: 1 a 3 PC por turno
Alcance: pessoal | Duração: sustentável
O ninja envolve as mãos num Chakra extremamente cortante, próprio para realizar procedimentos médicos, mas também útil em combate. Aumente sua Força de Ataque desarmado (dano por corte) em +2 para cada PC gasto.

CHIKATSU SAISEI NO JUTSU (Técnica da Regeneração da Cura Ressuscitadora)
Exigências: Shousen no Jutsu
Ranque: A | Custo: 2 PC por hora de tratamento
Alcance: especial | Duração: sustentável
Trata-se de uma técnica extremamente complexa e poderosa que permite regenerar pequenas partes do corpo do alvo. Para a sua execução são necessários quatro ninjas médicos, mas basta que um deles tenha o jutsu (será tratado como o médico-chefe, guiando a operação). O alvo deve ser posicionado no meio de uma inscrição que cobre uma sala inteira (precisa de 1 hora para ser preparada), onde cada médico ficará numa das pontas da inscrição. Ao ser iniciado, o tratamento exige que uma parte do corpo do alvo seja usado como médium (geralmente o cabelo dele), permitindo a regeneração celular. Este jutsu permite regenerar pequenas partes do corpo que foram perdidas, como um olho (curando uma Deficiência Física), um órgão interno (o que mataria um alvo), ou colar um membro decepado, mas não consegue regenerar uma região inteira que tenha sido destruída (regenerar uma mão é possível, mas não um braço inteiro). O alvo precisa estar vivo para que o jutsu tenha efeito e o tratamento leva de 4 a 10 horas, variando com o tamanho e complexidade da área a ser regenerada (o custo em PC deve ser gasto por cada médico; é possível revezar os médicos exaustos durante o tratamento).

DOKUNUKI NO JUTSU (Técnica da Extração de Veneno)
Exigências: H 3 e Perícia Medicina
Ranque: B | Custo: 2 PC ou mais
Alcance: toque | Duração: sustentável
O ninja envolve a sua mão com um Chakra protetor, fazendo-o circular pelo corpo da vítima a fim de retirar o veneno que a esteja afetando. O procedimento demora 10 minutos, nos quais médico e paciente devem ficar parados. A sua interrupção exige que ele seja reiniciado, perdendo o Chakra gasto. O ninja médico deve então testar Habilidade, tendo uma penalidade que varia de 0 a -5 dependendo da complexidade do veneno. Caso tenha sucesso, o veneno é extraído na sua totalidade. Caso falhe, o veneno ainda não foi totalmente retirado, mas a sua penalidade diminui em 1 ponto (um veneno com penalidade -3 passa a ter -2). O ninja pode tentar novamente caso falhe, mas agora o tempo do tratamento levará 1 hora e custará 1 PC adicional, onde cada nova tentativa exige 1 hora e 1 PC extra.

INYU SHOMETSU (Recuperação Secreta da Destruição de Lesões)
Exigências: Shousen Jutsu
Ranque: A | Custo: 1 a 5 PC
Alcance: pessoal | Duração: instantânea
O ninja possui um controle absoluto sobre seu próprio corpo, podendo recuperar instantaneamente qualquer ferimento que receba apenas liberando o Chakra do seu corpo. Este jutsu pode ser feito com uma ação livre, sendo usado imediatamente após receber um dano e até impedindo que o ninja fique incapacitado. Ao usar este jutsu, cure instantaneamente 5 PV para cada 1 PC gasto. Entretanto, todo o Chakra gasto com este jutsu só pode ser recuperado após 24 horas do seu uso.

RANSHINSHOU (Colisão Mental Caótica)
Exigências: Shousen Jutsu
Ranque: A | Custo: 2 PC por turno
Alcance: corpo a corpo | Duração: sustentável
Mudando o Chakra na sua mão para um pulso elétrico, o ninja pode confundir todo o sistema nervoso da pessoa atingida. Quando o alvo tentar mexer o braço direito, na verdade estará mexendo o pé esquerdo, ou seja, uma confusão total. A vítima terá -2 na sua Habilidade pela duração, mas pode gastar uma ação completa para testar a Perícia Medicina (tarefa difícil) a fim de assimilar o novo padrão motor do seu corpo, cancelando o efeito.

SHIKON NO JUTSU (Técnica da Alma Morta)
Exigências: H 3 e Perícia Medicina
Ranque: B | Custo: 1 a 5 PC
Alcance: curto | Duração: sustentável
O ninja faz com que um corpo morto se levante e lute ao seu lado na forma de um zumbi. Ele precisa ter corpos para utilizar este Jutsu (ou carregá-los em pergaminhos). Pode-se usar Henge no Jutsu (veja os Ninjutsus Básicos) para disfarçar os zumbis, fazendo-os passar por pessoas comuns. Em termos de regra, um zumbi segue as mesmas regras da sua vantagem única (p.61), sendo criado com uma quantidade de pontos igual aos PC gastos nele. Eles não são inteligentes, mas obedecem a ordens simples como seguir, proteger, atacar… em combate, luta até serem destruídos.

SHOUSEN JUTSU (Técnica Mística da Mão)
Exigências: H 4 e Perícia Medicina
Ranque: A | Custo: 2 PC por minuto
Alcance: toque | Duração: sustentável
O ninja envolve suas mãos com um Chakra especial que alivia as dores de um alvo, curando seus ferimentos numa quantidade igual a 5 Pontos de Vida por minuto de tratamento. Enquanto a cura estiver sendo realizada, o médico e paciente devem ficar parados (qualquer interrupção ou caso um deles receba dano exige que a cura seja reiniciada, perdendo o Chakra gasto).

Continua…

E por hoje é isso pessoal. “O QUE!? MAS JÁ!!!???”. Pois é, hoje o assunto foi curto, mas também é melhor do que nada, não é mesmo? Em termos de conteúdo, esta revisão está próxima da sua conclusão. Como eu havia dito na primeira parte, não é o meu objeto expandir ou trazer tudo o que já havia adaptado antes, mas sim focar APENAS naquilo que gosto e acho essencial em Naruto. Desta forma, falta ainda abordar os kinjutsus (jutsus proibidos), cuja ideia inicial era ter falado hoje, mas não tive tempo de escrever. No mais, fiquem no aguardo por novidades e não deixem de conferir a adaptação de Naruto para D&D 5ª Edição que meu amigo Leishmaniose da coluna Lugar Nenhum está fazendo em parceria comigo, beleza?

Até and Bye…

3D&T Alpha Adaptação Jutsus Naruto RPG Santuário do Mestre

Tio Lipe

Engenheiro civil, otaku, leitor aficionado por fantasias, entusiasta gamer e saudosista. Narro RPG desde quando fui apresentado ao hobby com o Mini GURPS e 3D&T da capa vermelha, e só recentemente passei a jogar mais. De lá para cá, já joguei e testei muita coisa. Devorador de sistemas e senhor das adaptações, quem me conhece sabe que adoro ler novos jogos, testar regras diferentes e adaptar as mídias que curto para o que estou jogando atualmente.

Deixe uma resposta