Lançamento do Gaia RPG: Playtest Oficial

Olá pessoas!
Aqui é o Tio Lipe e bem-vindos novamente ao Santuário do Mestre. Em setembro do ano passado, publiquei aqui no Mundos Colidem a apresentação do meu novo sistema, o Gaia RPG, sendo voltado para jogos de fantasia medieval e tendo como premissa ser simples, completo e acessível. No final daquela postagem expliquei que o texto base do sistema estava sendo revisado e que seriam necessários alguns jogos-testes fechados antes do lançamento. E hoje venho apresentar aos caros leitores o produto final deste maravilhoso sistema: o seu playtest oficial!

Mudanças e Testes

Muito pouco do que foi explicado na postagem de apresentação foi alterado. Fora os ajustes mínimos que todo sistema precisa ter até ser concluído (como em algumas Proezas e Magias), a maior mudança foi a retirada do ataque de oportunidade e da necessidade de desengajar. A escolha de retirar algo já tradicional em sistemas de fantasia medieval (lembrando que o Gaia RPG se inspirou muito em D&D e 13ª Era) foi para simplificar o combate e tornar a movimentação das personagens mais dinâmica na cena, o que se provou uma boa escolha nos jogos-testes. Contudo, a ação de desengajar não foi completamente esquecida, tornando-se uma ação necessária contra o efeito de uma Proeza específica, conferindo vantagem para aqueles guerreiros que gostam de manter o combate no corpo a corpo.

Quanto aos jogos-testes, eles foram ótimos. O primeiro ocorreu ainda numa das Terças de RPG, evento que o Mundos Colidem organizava todas as semanas até setembro de 2017, tendo sido substituído pelo Encontro Mundos Colidem de RPG (EMC²). Este foi o primeiro teste de fogo do sistema e extremamente necessário para sentir na prática todas as ideias que eu tive para ele. O resultado foi satisfatório e mudanças foram feitas principalmente no ajuste de testes e dificuldades (antes o sistema possuía classes de dificuldade, mas retirei isso e deixei a dificuldade ser regulada por modificadores situacionais). Os demais jogos-testes ocorrem ao longo dos últimos meses, onde testei regras para a aquisição de itens, personagens mais fortes, obtenção de informações e combates contra diversos tipos e quantidades de adversários, sempre ajustando o sistema no que fosse necessário. E o resultado é o que vos apresento hoje, pronto para ser testado por todos que quiserem.

Além dos meus testes oficiais, meu amigo Joka da coluna Espaço Mítico iniciou recentemente uma campanha com o sistema durante os eventos do EMC, tendo me ajudado não apenas na revisão do playtest e divulgação do jogo, como também está publicando uma série de postagens aqui no Mundos Colidem com a sua visão sobre o funcionamento de diversas mecânicas do Gaia RPG enquanto que ainda dá dicas para os narradores. Segue uma lista das postagens que ele já publicou: Criando cenários colaborativos; Exploração e combate; Vilões, equipamentos e condições.

Playtest Oficial

E para o lançamento do playtest aberto do Gaia RPG, resolvi trazer alguns materiais para vocês. O primeiro se trata justamente do playtest oficial, com pouco mais de 50 páginas e contendo todas as regras necessárias do sistema. O segundo é a ficha de personagem, necessária para que possam anotar as características das protagonistas. O terceiro é uma aventura-pronta voltada para personagens de 1º nível chamada “Mapa para Perdição”, sendo uma das aventuras que narrei durante os playtest fechados e perfeita para apresentar o sistema aos seus jogadores, tendo várias dicas de como iniciá-la e continuá-la na forma de uma campanha. O último material são 12 fichas prontas de personagem de 1º nível, duas para cada raça jogável do Gaia RPG, que podem ser usadas como referência para que seus jogadores criem suas próprias personagens ou as usem diretamente em seus jogos com o sistema.

Segue os links para download dos materiais:
Baixe aqui o playtest oficial do Gaia RPG;
Baixe aqui a ficha de personagem do Gaia RPG;
Baixe aqui a aventura-pronta “Mapa para Perdição”;
Baixe aqui 12 fichas de personagem prontas para usar.

E é isso pessoal. Baixem, joguem e se divirtam com o Gaia RPG! Lembrem-se apenas que este material ainda se trata de um playtest, ou seja, há conteúdo a ser acrescentado, ampliado e eventualmente corrigido antes do produto final. E deixem aqui nos comentários a opinião de vocês sobre o sistema e quaisquer dúvidas. Caso queiram, podem entrar em contato comigo pelo Facebook do Mundos Colidem para dúvidas e sugestões.

Antes de encerrar, gostaria de agradecer a todos que participaram desta empreitada testando, sugerindo e apoiando o projeto. Além disso, esta é uma postagem especial feita também no Papo de RPGista, meu blog pessoal.

E aguardem novidades para o Gaia RPG!
Até and Bye…

Deixe uma resposta