Aventura e Personagens para Ryuutama

Olá pessoas!
Duas semanas atrás, no dia 11 de abril de 2017, eu tive a oportunidade de narrar uma aventura one-shot que criei para Ryuutama no Terças de RPG, evento organizado aqui em Natal/RN pela equipe do Mundos Colidem, onde trazemos semanalmente duas mesas com sistemas diversos para a galera experimentar. Eu já havia comentando sobre isso na postagem passada, onde resenhei o sistema OVA, mas, devido ela ter saído no dia posterior ao evento, não houve tempo hábil para comentar sobre o que rolou. Falando do evento em si, ele foi ótimo — tivemos duas mesas (e uma terceira extra oficial) para que o pessoal pudesse experimentar diferentes jogos. Sobre a minha mesa de Ryuutama, três dos quatro jogadores que tive são membros aqui do site, que puderam sentir bem a experiência de jogar com este sistema fabuloso (e bem que poderiam comentar abaixo sobre opinando sobre como foi o jogo e o que acharam do Ryuutama, né? XD).

A aventura que eu narrei se chama O Furto da Primavera, sendo de minha criação e tendo a seguinte sinopse:

As personagens cresceram na vila de Alberon, convivendo desde a infância e sempre sonharam em se aventurar pelo mundo. Um dia, uma doença misteriosa surgiu na vila e começou a afetar os aldeões, incluindo Delia, uma amiga delas. Elas então se veem forçadas, juntamente com uma curandeira local, a aventurar-se até um bosque próximo em busca do que pode ser a salvação para a vila: um fruto que nasce apenas durante os primeiros dias de primavera conhecido por suas capacidades medicinais milagrosas. Entretanto, elas não sabem que surpresas as aguardam

A ideia dela era apresentar uma aventura one-shot completa, explorando os principais elementos do sistema e as habilidades de diferentes classes aos jogadores. Assim, ela foi construída tendo uma jornada de ida e volta à cidade das personagens com não mais que quatro dias, um combate opcional e um encontro com um dos seres míticos que habitam o mundo de Ryuutama, aumentando a imersão com a atmosfera peculiar do cenário. A recepção da aventura pelos jogadores foi ótima e eles demonstraram uma absorção rápida das regras do sistema (o que foi muito facilitado por dois deles já o ter jogado antes comigo). Além disso, sempre há alguém que comenta sobre o sentimento de nostalgia ao jogar o Ryuutama, associando-o aos JRPGs clássicos por turno, que jogava na infância e adolescência.

Eu não pretendo entrar em detalhes sobre a aventura em si, uma vez que vocês poderão lê-la por completo aqui. Isso mesmo, estou postando a aventura completa que narrei no evento, bem como cinco personagens para Ryuutama prontos para você jogar! As personagens foram criadas com o propósito de atenderem a esta aventura, mas você poderá mudar seus objetivos e detalhes pessoais à vontade, a fim de usá-las em quaisquer outros jogos usando o sistema. Já a aventura está apresentada em cenas sequenciadas, tendo breves apresentações que você poderá usar como base para se inspirar a fim de iniciá-las, dicas de como realizar cada teste, informações rápidas sobre NPCs e monstros que podem aparecer, bem como sugestões de como continuá-la caso o grupo deseje seguir com a aventura.

Aventura O Fruto da Primavera;
Ficha: Farmer Lv1 (fazendeiro técnico);
Ficha: Healer Lv1 (curandeiro mago);
Ficha: Hunter Lv1 (caçador atacante);
Ficha: Minstrel Lv1 (menestrel mago);
Ficha: Noble Lv1 (nobre atacante).

Por fim, algumas informações complementares. Na minha última postagem sobre Ryuutama, onde falei sobre as minhas primeiras impressões do sistema, algumas pessoas questionaram sobre onde é possível adquirir o livro. Infelizmente, como eu havia comentando na postagem da resenha, Ryuutama foi lançado apenas em inglês, tendo recebido apenas uma tradução adicional para o francês. Vocês podem ter mais informações sobre ele diretamente pelo site do jogo, ou pelo site da Kotodama. E, claro, fica aqui desde já o pedido para atribuir a autoria do trabalho caso venham a divulgá-lo por aí, bem como comentar esta postagem caso testem a aventura e tenham quaisquer dúvidas, sobre ela ou não.

Até and Bye…

Aventura Ficha de Perosnagem RPG Ryuutama Santuário do Mestre

Tio Lipe

Engenheiro civil, otaku, leitor aficionado por fantasias, entusiasta gamer e saudosista. Narro RPG desde quando fui apresentado ao hobby com o Mini GURPS e 3D&T da capa vermelha, e só recentemente passei a jogar mais. De lá para cá, já joguei e testei muita coisa. Devorador de sistemas e senhor das adaptações, quem me conhece sabe que adoro ler novos jogos, testar regras diferentes e adaptar as mídias que curto para o que estou jogando atualmente.

4 Comentários

  1. Jokasays:

    Ótimo material Tio! Pra quem quer testar o sistema ou apresentar em evento tem um prato cheio.

  2. Leishmaniosesays:

    Olá,

    O que eu achei do sistema? Só posso dizer que estou esperando ele virar licença aberta conforme anunciado no KS. HUEHEUHEUEHUEHEUHEUEUE!

    Bonanças.

    Atenciosamente,
    Leishmaniose

Deixe uma resposta