Youkais para Storytelling

Olá,

Feliz Ano Novo Chinês, caros 2d8 leitores! Talvez muitos aqui já saibam, mas várias nações do Oriente seguem um calendário diferente do calendário Gregoriano, que é o utilizado aqui no Ocidente. Eles seguem o Calendário Chinês, um calendário lunissolar, que leva em conta tanto as fases da lua como a posição do sol – tanto que o ano novo chinês começa na noite de lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário. Pela tradição chinesa, cada ano está vinculado a um dos doze animais que atenderam ao chamado de Buda para uma reunião. Atualmente estamos no ano do Galo, que teve início na última lua nova, no dia 28 de janeiro de 2017 pelo calendário ocidental. E em homenagem a esta festividade, trago uma postagem contendo uma adaptação de Youkais, criaturas míticas da mitologia japonesa, para o sistema Storytelling, do Chronicles of Darkness.

O galo é conhecido na mitologia do Calendário Chinês como o administrador. E é sob seu auspício que eu gostaria de, antes de dar continuidade e apresentar o material (ou seja, você pode pular esse parágrafo se quiser só ver a adaptação), falar das mudanças no site do Mundos Colidem. Primeiramente, dando boas-vindas ao Tio Lipe, figurinha conhecida na net pela alcunha “Cavaleiros” e por suas adaptações de Naruto para BESM d20, para d20 3.5 e para 3D&T – e futuramente, diz a lenda, que pra seu sistema próprio, o Tio 20, voltado para animes e jogos épicos. O Tio postará em sua coluna, Santuário do Mestre, nas quartas-feiras da semana Yin, a mesma semana da coluna Lugar Nenhum. Por fim, a mudança nos dias das colunas. Para uma melhor organização das postagens do site, algumas seções mudaram de dia, tomando a seguinte formação: Na semana Yang, temos Enclave do Arquimago (segunda), Espaço Mítico (quarta), Ponto de Ignição (quinta) e Nomos (sexta), enquanto na semana Yin, temos Mecanismo Obscuro (segunda), Lugar Nenhum (terça), Santuário do Mestre (quarta), Taverna no Fim do Multiverso (quinta) e Encruzilhada dos Mundos (sexta). Final de semana e terça da semana Yang continuam livres pra postagens especiais, como os guias que temos publicado para quem deseja conhecer algum sistema, como o guia do Savage Worlds (que foi publicado sábado) e o guia do FATE (que foi publicado domingo) – sem deixar de mencionar o guia do BRP que foi publicado no Enclave do Arquimago na segunda.

Retomando o tema original da postagem, aqueles que possuem uma afinidade cultural com o Oriente, principalmente através de mídias como os mangás e animes, já devem ter ouvido falar sobre youkais – mesmo que a conceituação de tais criaturas seja deturpada devido à nossa diferença cultural, algumas vezes aliada à abordagem utilizada na obra. Youkai é um termo que em sua tradução ficaria algo como “aparição atraente”, tratando de diferentes criaturas sobrenaturais orientais, desde monstros a entidades, passando pelos tradicionais espíritos – e no caso, não são apenas espíritos de criaturas vivas que faleceram, mas também espíritos da natureza, como o de um rio ou árvore e até de objetos, como o de um leque ou uma flauta. Entretanto, todos são conhecidos por terem habilidades sobrenaturais — poderes além da compreensão humana — e viverem ocultos da humanidade, podendo ser benevolentes ou malevolentes com os humanos que encontram, de acordo com a individualidade de cada uma dessas criaturas fantásticas. Este material de adaptação trará um pouco dos youkais mais próximos do que a gente vê em animes e mangás, mas aqueles que quiserem ler um pouco mais sobre os mitos reais dos youkais podem encontrar um bom material referencial no Magia Oriental, blog da Aoi Kuwan (só clicar aqui).

Esta adaptação teve início com uma adaptação de Changeling: Os Perdidos para a cultura japonesa, com a qual eu decidi alterar um pouco das mecânicas do Storytelling, já que aquele modelo de raças sempre me incomodou – por deixar quase todo mundo, no modelo de raça, parecido, de uma forma ou de outra. A evolução pra um elemento puramente youkai foi algo natural de ocorrer. Nesta postagem apresentarei as raças e em postagens futuras, eu apresentarei as mecânicas de poderes (Kidôs), energia sobrenatural (Chi) e elementos próprios que seriam dos youkais.

Nota: Os textinhos em itálico são todos do Tito Kube.

Raças

Mononoke

“O Rei corre. Afugentando as sombras, tilintando a armadura, espalhando ossos, sorvendo sangue e carne. Ele ruge encobrindo seu coração. Sozinho, ele dá o passo rumo ao horizonte longínquo.”

Os Mononokes são youkais cuja origem possui uma ligação com o mundo animal. Entre as origens mais comuns de um Mononoke, estão: o espírito de um animal morto cuja força de vontade era tão grande que conseguiu manter-se no mundo, adquirindo a forma de um youkai para realizar suas ambições; um animal que contraiu algum tipo de maldição ou bênção que alterou seu corpo de forma tal que ele tornou-se um youkai; o descendente de algum mononoke, cujo sangue youkai despertou em algum determinado momento.

Todos os Mononokes travam dentro de si uma batalha entre seu lado racional, obtido com a transformação em youkai, e o lado selvagem, do animal do qual ele surgiu ou possua afinidade. De todos os youkais, os Mononokes são os mais difíceis de classificar, pois são tão diversos na forma e comportamento quanto os animais. Porém, eles se encontram no interstício do mundo selvagem e do mundo civilizado, não fazendo parte absoluta de nenhum dos dois mundos. Sendo comum que eles tenham uma postura isolada e um comportamento solitário. No fim, as ações de um Mononoke e o meio que ele cria pra si dependem da espécie animal ao qual está ligado.

Os Mononokes possuem uma energia primitiva dentro de si, transmitindo a ideia de consciência dos sentidos e do corpo. É natural que pessoas que convivam com os Mononokes tenham, pelo menos por um tempo, uma noção maior de seus sentidos, reparando em cheiros, sabores e sensações táteis mais do que o normal.

Aparência: O Mononoke tem uma aparência relacionada ao animal que está ligado, mesmo que sejam apenas características sutis. Sua aparência também pode estar ligada à ideia de representação do animal que ele representa, com traços de diferentes tipos de animais e até mesmo de animais que sequer existem! Seus traços são sempre físicos e sólidos, independente da forma assumida e geralmente costumam possuir algum odor forte.

Bênçãos: Aptidão de Resistência. Escolha 2 das bênçãos a seguir: Ampliação Sobrenatural de Atributos (Presença, Autocontrole); Armas Naturais; Explosão do 9 em Habilidades (Sobrevivência, Trato com Animais); Re-rolagem de Erro (Trato com Animais); Sem Inépcia Física.

Maldições (Escolha 3): Fome; Fraqueza; Racionalidade Afetada; Inaptidão Mental; Inépcia Mental; Tabu; Vulnerabilidade.

Truques (Escolha 1): Afinidade Mística; Ampliação Sobrenatural de Habilidade (Escolha uma habilidade social OU habilidade física); Armas Naturais; Blindagem Natural; Deslocamento Especial (Escolha um); Especialização Dupla (Escolha uma habilidade social OU habilidade física); Explosão do 9 em Habilidade (Escolha uma habilidade social OU habilidade física); Re-rolagem de Habilidade (escolha uma habilidade social ou habilidade física).

Oni

“Somos o peixe em frente à cachoeira, o inseto preso na gaiola. Somos as migalhas das ondas, a caveira no bastão, a força em torrente, a baleia que a engole. Somos touros de cinco chifres, o monstro que cospe fogo, a criança que chora e esperneia. Ah, estamos apenas envenenados pela luz do luar.”

Se dentre os youkais há aqueles que sempre serão tidos como monstros, esses são os Onis. Nascidos e forjados na violência, as origens mais comuns entre os Onis, são: Um espírito criado pelos intensos sentimentos de ódio e dor em um grande massacre; um ser corrompido pela violência dentro de si a ponto de torná-la uma maldição e alterar toda sua fisiologia; o descendente de algum oni, cujo sangue youkai despertou em algum determinado momento.

Criados pela violência irracional e definidos pela selvageria, os youkais chamados de Onis são os mais cientes sobre os efeitos da brutalidade e a capacidade de transformar as vítimas de tais maus-tratos em monstros que usam desses maus-tratos nos outros. A maioria costuma se entregar a esse ciclo de violência, porém muitos buscam o controle de si, tornando-se resistentes ao efeito do ciclo. Porém, ao buscar escapar da violência que os gerou, eles acabam perpetuando-a. Por isso não importa o lugar que encontram no mundo, eles descobrem a única forma de superar a brutalidade que os forjou é aceitando essa violência e usando-a. Cientes de que podem cruzar a tênue linha entre a aceitação e prática da violência.

Um Oni pode ser gentil, honrado e comedido, utilizando-se de violência apenas em momentos de necessidade extrema. Não são necessariamente inteligentes e espertos, mas geralmente sabem o que querem – ou pelo menos têm uma noção do que não querem. Possuem uma veia inata de teimosia, o que os torna companheiros fiéis, embora irritantes, e inimigos terríveis.

Aparência: Os Onis são sempre monstruosos em sua aparência, mesmo que seja apenas através de traços sutis que refletem a violência encarnada em seu ser. Alguns têm traços bestiais, o que geralmente acaba fazendo-os serem confundidos com Mononokes. Mas nem todos são altos e robustos, não é incomum que alguns Onis sejam baixos e um tanto quanto magricelas.

Bênçãos: Aptidão Física. Escolha 2 das bênçãos a seguir: Ampliação Sobrenatural de Atributo (Força, Presença); Ampliação Sobrenatural de Habilidades (Armamento, Briga, Intimidação); Armas Naturais; Explosão do 9 em Atributo (Vigor); Sem Inépcia Física.

Maldições (Escolha 3): Fome; Fraqueza; Racionalidade Afetada; Inaptidão Mental; Inépcia Mental; Tabu; Vulnerabilidade.

Truques (Escolha 1): Afinidade Mística; Ampliação Sobrenatural de Habilidade (Escolha uma habilidade social OU habilidade física); Armas Naturais; Blindagem Natural; Deslocamento Especial (Escolha um); Especialização Dupla (Escolha uma habilidade social OU habilidade física); Explosão do 9 em Habilidade (Escolha uma habilidade social OU habilidade física); Re-rolagem de Habilidade (escolha uma habilidade social ou habilidade física).

Tennin

“Por ter um coração, invejo. Por ter um coração, devoro. Por ter um coração, tomo. Por ter um coração, desprezo. Por ter um coração, vadio. Por ter um coração, enfureço. Por ter um coração, desejo tudo que há em você.”

Os Tennins costumam ter sua origem relacionada às crenças e superstições. Forjados na idealização dos elementos do mundo, as origens mais comuns de Tennins são: um espírito criado pela crença de um pequeno grupo em um ideal ou religião; uma obra de arte que após anos de admiração e idealização, com a bênção de uma entidade, adquiriu forma representando o ideal por trás da obra; um descendente de um Tennin cujo sangue youkai despertou em algum momento.

Youkais forjados a partir de alguma idealização ou admiração, os Tennins nascem sendo amados e idolatrados. Tidos como os mais belos dos youkais, eles consideram sua beleza como um símbolo de justiça porque eles merecem ser lindos. É muito comum que busquem serem amados e admirados, procurando ampliar essa influência e se achando no direito de tratar esse amor como bem entenderem. Os Tennins costumam se apoderar de coisas e pessoas que desejem, pois acreditam que sua vontade está acima de tudo. Ambiciosos, buscam por influência e poder entre os youkais, sendo muitas vezes cruéis e desumanos – chegando a considerar tais atos como características essenciais de um líder.

Quando capazes de superar a ilusão causada por sua beleza, eles são capazes de demonstrar um bom trabalho em equipe – desde que deixem as pessoas se aproximarem o suficiente para fazer a diferença em suas vidas. Tennins são esforçados, conseguindo destaque onde quer que estejam. E, dentre todos os youkais, são os que mais temem o esquecimento e a solidão.

Aparência: Apesar de não possuírem um padrão, os Tennins são lindos, de traços suaves e gestos elegantes. Não são atraentes da forma convencional, se destacando mais por sua notoriedade e por serem memoráveis, sempre demonstrando charme e elegância, independente da aparência.

Bênçãos: Aptidão Social. Escolha 2 das bênçãos a seguir: Ampliação Sobrenatural de Atributo (Presença, Manipulação); Explosão do 9 em Habilidades (Astúcia, Persuasão, Socialização); Re-rolagem de Atributo (Presença); Re-rolagem de Erro (Persuasão); Sem Inépcia Social.

Maldições (Escolha 3): Fraqueza; Racionalidade Afetada; Inaptidão Física; Inépcia Física; Sede; Tabu; Vulnerabilidade.

Truques (Escolha 1): Afinidade Mística; Ampliação Sobrenatural de Habilidade (Escolha uma habilidade mental OU habilidade social); Armas Naturais; Blindagem Natural; Deslocamento Especial (Escolha um); Especialização Dupla (Escolha uma habilidade mental OU habilidade social); Explosão do 9 em Habilidade (Escolha uma habilidade mental OU habilidade social); Re-rolagem de Habilidade (escolha uma habilidade mental ou habilidade social).

Tsukumogami

“O tempo sempre nos surpreende pelas costas e passa por nós, num rugir, quebrando como as ondas. Pare onde está. Por mais que o tempo lhe revele suas presas tentando raptá-lo em sua correnteza, para o mais belo dos passados. Não olhe para a frente. Pois sua esperança está no turbilhão escuro e caótico que circula atrás de você.”

Tsukumogamis possuem sua origem relacionada aos objetos, possuindo a forma próxima às ferramentas que manejam ou ao objeto que os originou. Entre as origens mais comuns, pode-se mencionar: Uma instrumento musical que após anos de apresentações, passando nas mãos de diversos artistas, desenvolveu uma grande força de vontade que o transformou em um youkai; Um espírito surgido em algum ambiente de intenso e exaustivo trabalho; um descendente de um tsukumogami cujo sangue youkai despertou.

Surgidos ou possuindo vínculo a um tipo de objeto ou trabalho, os Tsukumogamis possuem sérios problemas com a tendência a serem objetificados, principalmente por eles mesmos. Tidos como ferramentas por muitos youkais, não é incomum que sejam vistos apenas como alguém que é capaz de fazer, eficientemente, o trabalho que ninguém mais quer fazer. Por isso é comum que sejam encontrados em cargos de confiança, cuidando da ordem e dando duro para fazerem ou criarem coisas úteis, muitas vezes sem receber o devido crédito. Tal objetificação resulta em um rancor ressentido em alguns deles, que acaba criando um sentimento de desconfiança entre os outros youkais por temerem a retaliação dos Tsukumogamis.

Os Tsukumogamis que conseguem superar esse rancor, conduzem seu trabalho cientes que apesar de não ser glamoroso e o mais evidente no momento, é um trabalho que somente ele pode realizar com uma alta qualidade. Apesar disso, preferem passar despercebidos, sem chamar muito a atenção.

Aparência: Os Tsukumogamis possuem uma forma mais próxima com as ferramentas que utilizam ou até dos produtos que criam, como relógios e estátuas, sempre permanecendo no ar uma sensação de que nem sempre estão presentes, imersos em seus próprios pensamentos e conclusões.

Bênçãos: Aptidão Mental. Escolha 2 das bênçãos a seguir: Armas Naturais; Explosão do 9 em Atributo (Destreza); Explosão do 9 em Habilidades (Ofícios, Medicina, Socialização); Re-rolagem de Erro (Ofícios); Sem Inépcia Mental.

Maldições (Escolha 3): Fome; Fraqueza; Racionalidade Afetada; Inaptidão Social; Inépcia Social; Tabu; Vulnerabilidade.

Truques (Escolha 1): Afinidade Mística; Ampliação Sobrenatural de Habilidade (Escolha uma habilidade mental OU habilidade física); Armas Naturais; Blindagem Natural; Deslocamento Especial (Escolha um); Especialização Dupla (Escolha uma habilidade mental OU habilidade física); Explosão do 9 em Habilidade (Escolha uma habilidade mental OU habilidade física); Re-rolagem de Habilidade (escolha uma habilidade mental ou habilidade física).

Yousei

“Dentre nós não há um ser que mescle ao outro; não há dois de nós que tenham formas idênticas; e, por não possuirmos um terceiro olho, não enxergamos a esperança em nenhuma das quatro direções; mas o quinto caminho certamente existe, onde está nosso coração.”

Os Youseis são tidos como os youkais mais comuns, por possuírem sua origem na natureza e nos seus elementos. As origens mais comuns entre os Youseis são: Uma árvore cujo espírito conseguiu adquirir uma forma youkai, podendo andar pelo mundo ao invés de se manter enraizada em seu antigo corpo; um espírito de água surgido em algum grande fenômeno da natureza, como um tsunami; um descendente de um Yousei cujo sangue youkai despertou.

A essência da natureza está no corpo e na alma do Yousei. E, talvez por isso, são considerados os mais difíceis de serem compreendidos. Enquanto os outros youkais estão relacionados a elementos do inconsciente humano como ideal, selvageria e horror, os Youseis estão ligados à vontade de forças e elementos da natureza. Eles possuem uma conexão com algo maior neste mundo, que não é tão compreensível assim pelos outros youkais. Não é incomum que essa conexão resulte em um traço de passividade como se ainda estivessem presos ao elemento da natureza que os originou – e estivessem apenas assistindo as situações ao invés de fazer parte delas.

Entretanto, quando conseguem superar essa passividade, os Youseis apresentam uma força de vontade que reflete a ação da natureza em seus momentos de fúria. Eles se tornam proativos e dinâmicos, auxiliando no que precisa ser auxiliado e às vezes até tomando a iniciativa da ação.

Aparência: Todos os Youseis possuem traços ligados ao elemento da natureza que os gerou. Na maioria dos casos, essa ligação se manifesta na cor e textura da pele, em alguma coisa nos olhos ou no odor emanado em determinadas situações.

Bênçãos: Aptidão de Poder. Escolha 2 das bênçãos a seguir: Ampliação Sobrenatural de Atributo (Força, Destreza); Armas Naturais; Explosão do 9 em Habilidades (Astúcia, Dissimulação, Intimidação); Re-rolagem de Habilidades (Briga, Esportes, Sobrevivência); Sem Inépcia Mental.

Maldições (Escolha 3): Fraqueza; Racionalidade Afetada; Inaptidão Social; Inépcia Social; Sede; Tabu; Vulnerabilidade.

Truques (Escolha 1): Afinidade Mística; Ampliação Sobrenatural de Habilidade (Escolha uma habilidade mental OU habilidade física); Armas Naturais; Blindagem Natural; Deslocamento Especial (Escolha um); Especialização Dupla (Escolha uma habilidade mental OU habilidade física); Explosão do 9 em Habilidade (Escolha uma habilidade mental OU habilidade física); Re-rolagem de Habilidade (escolha uma habilidade mental ou habilidade física).

Yuurei

“Todos já estamos mortos desde que nascemos. O fim existe dali, desde muito antes do começo. Se viver é um eterno saber, o fim é o último fato que conhecemos na vida. Encontrar o fim e adquirir todo o seu conhecimento por completo: Esta, sim, é a morte. Não queiramos saber tudo. Aquele que não tem a capacidade de sobrepujar a morte não deve querer conhecer tudo da vida.”

A escuridão, as sombras, aquilo que se esconde nela e até os mistérios, esses são os elementos que originam ou possuem ligação com um Yuurei. Entre suas origens, pode-se listar: Um espírito que mergulhado na escuridão, tornou-se um youkai por força de vontade, para fugir dos captores do outro mundo; um ser amaldiçoado pela escuridão ou por um mistério, que o envolveu e consumiu seu coração, alterando seu corpo e o transformando em youkai; um descendente de um Yuurei cujo sangue youkai despertou.

O mundo dos Yuureis é um mundo tomado pela escuridão, murmúrios, horror e coisas que se escondem nas sombras esperando pelo melhor momento para espreitar. E para sobreviverem, os Yuureis muitas vezes precisam vicejar na escuridão e lidar com coisas que assustariam outros youkais — as coisas sombrias e até mesmo as coisas mortas que se mexem. Os Yuurei aguardam nas sombras, amando a quietude e apegados ao refrigério da noite, procurando acalmar as coisas sombrias que fazem morada em seu coração. Por esse motivo, muitos Yuurei preferem não se envolver com as pessoas, pois conseguem ver nitidamente o que os outros não conseguem, enxergando as coisas que mordem e contra as quais não pode fazer nada.

Quando conseguem superar a escuridão que há em seu coração, os Yuureis encontram a determinação para agirem, geralmente utilizando-se de subterfúgios, furtividade e investigações para conseguir o que desejam. Eles investigam as trevas, se assemelhando a elas, assumindo funções que dependem da capacidade de observação, revelando seu talento para descobrir coisas.

Aparência: Os Yuureis possuem traços sombrios, mesmo que seja em pequenos detalhes, como olhos completamente escuros, cabelos lisos e escorridos, olhos adicionais, orelhas pontudas, pele pálida cadavérica de tonalidade branca, azul ou preta – e alguns até possuem adereços extras, como chifres, presas, cauda ou pele quase transparente.

Bênçãos: Aptidão de Refinamento. Escolha 2 das bênçãos a seguir: Ampliação Sobrenatural de Atributo (Raciocínio, Autocontrole); Ampliação Sobrenatural de Habilidades (Astúcia, Dissimulação, Investigação); Armas Naturais; Explosão do 9 em Habilidades (Erudição, Dissimulação, Investigação); Sem Inépcia Social.

Maldições (Escolha 3): Fraqueza; Racionalidade Afetada; Inaptidão Física; Inépcia Física; Sede; Tabu; Vulnerabilidade.

Truques (Escolha 1): Afinidade Mística; Ampliação Sobrenatural de Habilidade (Escolha uma habilidade mental OU habilidade social); Armas Naturais; Blindagem Natural; Deslocamento Especial (Escolha um); Especialização Dupla (Escolha uma habilidade mental OU habilidade social); Explosão do 9 em Habilidade (Escolha uma habilidade mental OU habilidade social); Re-rolagem de Habilidade (escolha uma habilidade mental ou habilidade social).

Bênçãos

  • Aptidão de Poder: O Youkai recebe um ponto adicional para acrescentar em Inteligência, Força ou Presença (escolha um).
  • Aptidão de Refinamento: O Youkai recebe um ponto adicional para acrescentar em Raciocínio, Destreza ou Manipulação (escolha um).
  • Aptidão de Resistência: O Youkai recebe um ponto adicional para acrescentar em Perseverança, Vigor ou Autocontrole (escolha um).
  • Aptidão Física: O Youkai recebe um ponto adicional para acrescentar em Força, Destreza ou Vigor (escolha um).
  • Aptidão Mental: O Youkai recebe um ponto adicional para acrescentar em Inteligência, Raciocínio ou Perseverança (escolha um).
  • Aptidão Social: O Youkai recebe um ponto adicional para acrescentar em Presença, Manipulação ou Autocontrole (escolha um).
  • Ampliação Sobrenatural de Atributo: O Youkai pode aumentar em 1 dado para cada 1 ponto de Chi gasto uma rolagem de dados envolvendo dois Atributos (definidos pela raça youkai).
  • Ampliação Sobrenatural de Habilidades: O Youkai pode aumentar em 1 dado para cada 1 ponto de Chi gasto uma rolagem de dados envolvendo três Habilidades (definidas pela raça youkai).
  • Armas Naturais: O Youkai possui chifres, garras ou presas naturais que permitem que ele cause dano letal em seus ataques utilizando a Habilidade Briga.
  • Explosão do 9 em Atributo: O Youkai recebe o benefício da explosão do 9 em um atributo (definido pela raça) durante uma cena ao gastar 1 ponto de Chi – o ponto de Chi gasto não poderá ser recuperado até o final da cena.
  • Explosão do 9 em Habilidades: O Youkai recebe o benefício da explosão do 9 em duas Habilidades (definidas pela raça).
  • Re-rolagem de Atributo: Ao custo de um ponto de Chi, o personagem pode re-rolar um teste recém feito de um Atributo (definido pela raça). Essa bênção é apenas uma vez por teste.
  • Re-rolagem de Erro: Ao custo de um ponto de Chi, o personagem pode re-rolar os dados que falharam em um teste recém feito de uma Habilidade (definida pela raça). Essa bênção é apenas uma vez por teste.
  • Re-rolagem de Habilidades: Ao custo de um ponto de Chi, o personagem pode re-rolar um teste recém feito de três Habilidades (definidas pela raça). Essa bênção é apenas uma vez por teste.
  • Sem Inépcia Física: O Youkai não recebe a penalidade de -1 dado quando realiza algum teste de Habilidade Física que não tenha pontos gastos.
  • Sem Inépcia Mental: O Youkai não recebe a penalidade de -3 dado quando realiza algum teste de Habilidade Mental que não tenha pontos gastos.
  • Sem Inépcia Social: O Youkai não recebe a penalidade de -1 dado quando realiza algum teste de Habilidade Social que não tenha pontos gastos.

Maldições

  • Fome: O Youkai precisa comer o seu valor em Hanchuu x5 em quilos de carne crua por dia. Caso não cumpra essa cota, ele não poderá utilizar Kidôs, nem recuperar Chi.
  • Fraqueza: O Youkai é fraco na presença de um determinado elemento, sentindo-se fraco quando perante ele. Ele deve escolher um dos elementos abaixo:
    • Água: Quando molhado, ele recebe uma penalidade de 1 dado em todas as rolagens que envolvam ativação de Kidôs. Se imerso em água que ultrapasse a altura do joelho, ele recebe uma penalidade de 2 dados.
    • Calor: Quando em temperatura acima de 30 graus, ele recebe uma penalidade de 1 dado em todas as rolagens que envolvam ativação de Kidôs. Se a temperatura estiver acima dos 40 graus, ele recebe uma penalidade de 2 dados.
    • Chuva: Quando estiver em um dia nublado ou chuvoso, ele recebe uma penalidade de 1 dado em todas as rolagens que envolvam ativação de Kidôs. Se ele estiver sendo atingido pela chuva, ele recebe uma penalidade de 2 dados.
    • Frio: Quando em temperatura abaixo de 20 graus, ele recebe uma penalidade de 1 dado em todas as rolagens que envolvam ativação de Kidôs. Se a temperatura estiver abaixo dos 10 graus, ele recebe uma penalidade de 2 dados.
    • Lua: Quando em uma fase específica da lua (escolher Crescente, Cheia ou Minguante), ele recebe penalidade de 1 dado em todas as rolagens que envolvam ativação de Kidôs. Se ele estiver sob a luz do luar diretamente ou possa ver a lua, ele recebe uma penalidade de 2 dados.
    • Símbolos Religiosos: Quando estiver na presença de símbolos religiosos, ele recebe uma penalidade de 1 dado em todas as rolagens que envolvam ativação de Kidôs. Se ele tiver em contato com algum símbolo religioso ou em um terreno religioso (como mosteiro, catedrais, etc.), ele recebe uma penalidade de 2 dados.
    • Sol: Quando estiver em um dia que não esteja nublado ou chuvoso, ele recebe uma penalidade de 1 dado em todas as rolagens que envolvam ativação de Kidôs. Se ele estiver em contato direto com a luz do sol, ele recebe uma penalidade de -2.
  • Racionalidade Afetada: O Youkai possui sua mente afetada pela loucura, recebendo uma penalidade de um -1 dado nos testes de Racionalidade.
  • Inaptidão Física: O Youkai não tem o benefício da explosão do 10 em testes de Força e Destreza, exceto para testes de Kidô.
  • Inaptidão Mental: O Youkai não tem o benefício da explosão do 10 em testes de Inteligência e Raciocínio, exceto para testes de Percepção e testes de Kidô.
  • Inaptidão Social: O Youkai não tem o benefício da explosão do 10 em testes de Presença e Manipulação, exceto para testes de Kidô.
  • Inépcia Física: O Youkai tem uma inépcia em atividades físicas, recebendo uma penalidade de -2 dados em Habilidades Físicas que não tenha pontos nela.
  • Inépcia Mental: O Youkai tem uma inépcia em atividades mentais, recebendo uma penalidade de -4 dados em Habilidades Mentais que não tenha pontos nela.
  • Inépcia Social: O Youkai tem uma inépcia em atividades sociais, recebendo uma penalidade de -2 dados em Habilidades Sociais que não tenha pontos nela.
  • Sede: O Youkai precisa beber o seu valor em Hanchuu em litros de sangue humano por dia. Caso não cumpra essa cota, ele não poderá utilizar Kidôs, nem recuperar Chi.
  • Tabu: O personagem já apresenta um tabu. Ele deve escolher um dos tabus abaixo:
    • Água Corrente: O Youkai é incapaz de cruzar água corrente maior do que 5m a não ser através de uma ponte ou túnel. Caso seja mergulhado em água corrente, todos seus testes se limitarão a uma quantidade máxima de dados igual ao seu Vigor. Se estiver em uma embarcação, ele não pode utilizar Kidôs, nem recuperar Chi.
    • Barreiras: O Youkai não pode cruzar barreiras feitas de arroz, ervilhas, limalhas, rosas, roseiras ou sal. Caso atravesse uma à força, ele não poderá lançar Kidôs, nem recuperar Chi por todo o resto da cena.
    • Convite: O Youkai é incapaz de entrar em um estabelecimento particular sem ser convidado. Caso entre em um lugar sem o convite, todos seus testes se limitarão a uma quantidade máxima de dados igual à sua Perseverança e ele não poderá utilizar Kidôs, nem recuperar Chi. Áreas públicas, comerciais ou outras que pessoas possam entrar normalmente não o afetam.
    • Reflexo Real: Espelhos refletem a verdadeira forma do Youkai mesmo quando transformado, até mesmo para humanos. Ele pode gastar um ponto de Chi para refletir a aparência do seu Taishitsu ou da sua transformação no espelho por uma cena, mas até o final da cena ele não poderá recuperar o ponto de Chi gasto com essa finalidade – o gasto deve ser consciente, se ele não anunciar o gasto por não ter visto que havia um espelho ali, sua verdadeira forma será exibida no espelho.
    • Sem Reflexo: O Youkai não possui reflexo, até mesmo para os humanos, nem sua imagem aparece em vídeos e fotografias. Ele pode gastar um ponto de Chi para refletir sua aparência por uma cena – neste caso aparece o reflexo do Taishitsu para humanos, mas para os youkais será a aparência real dele a apresentada no reflexo. Caso esteja transformado, a imagem a ser revelada no reflexo é a da sua transformação. Até o final da cena ele não poderá recuperar o ponto de Chi gasto com essa finalidade – o gasto deve ser consciente, se ele não anunciar o gasto por não ter visto que havia um espelho ali, o espelho não mostrará seu reflexo.
    • Vulnerabilidade: O Youkai tem vulnerabilidade a um certo tipo de elemento, recebendo dano agravado se ferido com por esse elemento. Ele deve escolher um dentre os seguintes elementos: Eletricidade, Ferro Frio, Fogo, Gelo, Madeira, Pedra, Prata.

Truques

  • Afinidade Mística: O Youkai possui afinidade mística com uma Raça (escolha uma) que não a sua, conseguindo aprender Kidôs desta Raça como se ele pertencesse ao seu grupo. O custo em XP do Kidô da Raça escolhida conta como Kidô por Afinidade.
  • Ampliação Sobrenatural de Habilidade: O Youkai pode aumentar em 1 dado para cada 1 ponto de Chi gasto uma rolagem de dados envolvendo uma Habilidade (a Habilidade deve ser escolhida dentre os tipos definidos pela Raça).
  • Armas Naturais: O Youkai possui chifres, garras ou presas naturais que permitem que ele cause dano letal em seus ataques utilizando a Habilidade Briga.
  • Blindagem Natural: O Youkai possui uma pele mais resistente, rígida ou coberta de pêlos grossos que confere alguma proteção. Ele recebe Blindagem 2, que não é cumulativa com outros tipos de Blindagens.
  • Deslocamento Especial: O Youkai pode mover-se em seu deslocamento natural em um tipo diferente de ambiente (escolha um): Aquático; Arenoso; Escorregadio; Florestal; Mobiliado; Multidões; Pantanoso; Rochoso.
  • Especialização Dupla: O Youkai recebe uma especialização que confere dois dados em uma Habilidade (a Habilidade deve ser escolhida dentre os tipos definidos pela Raça).
  • Explosão do 9 em Habilidades: O Youkai recebe o benefício da explosão do 9 em uma Habilidade (a Habilidade deve ser escolhida dentre os tipos definidos pela Raça).
  • Re-rolagem de Habilidade: Ao custo de um ponto de Chi, o personagem pode re-rolar um teste recém feito de uma Habilidade (a Habilidade deve ser escolhida dentre os tipos definidos pela Raça). Esse truque é apenas uma vez por teste e não pode ser utilizado se alguma bênção já foi utilizada para re-rolar o mesmo teste.

Bem, o post acabou saindo maior do que eu tinha imaginado, então me despeço por aqui com a promessa de trazer as demais mecânicas em futuras postagens. Feliz Ano do Galo!

Bonanças.

Atenciosamente,

Leishmaniose

Comentários

2 Comentários

  1. Olá!
    É sempre bom ver estes seus materiais vindo a público. E agradecido pela apresentação.

    Até and Bye…

Deixe um comentário

Por favor, seja educado, nós do Mundos Colidem apreciamos isso. Seu endereço de e-mail não será publicado e os campos necessários serão marcados.