O que rolou na semana Yang (05 a 11 de março) do Mundos Colidem

Olá,

 

Um Auspicioso Domingo a todos! Há algum tempo eu vinha conversando com o pessoal do site Mundos Colidem sobre a realização de uma postagem nos finais de semana que desse uma palhinha sobre o que foi postado na semana anterior. Assim, o pessoal que não pôde nos acompanhar durante a semana e que tem um tempo mais livre no final de semana poderia se inteirar sobre o conteúdo que foi apresentado. Além disso, a postagem também relataria sobre alguns projetos do grupo, eventos e “otras cositas más” – como dicas rápidas e extras. O pessoal curtiu a ideia e hoje tem início este microprojeto no site Mundos Colidem.

O Mundos Colidem atualmente é formado por dez membros que são responsáveis pelas colunas do site. Por sermos dez pessoas, foi estabelecido que cada um escreveria em um dia útil da semana, deixando os finais de semana livres para extras ou reposições – como este microprojeto. Como todos já alcançaram a Adultescência – ao ponto de alguns até mesmo alcançarem achievements como casamento, filhos, pós-graduação, chefia no trabalho e otras cositas más – ficou acordado que não seriam duas postagens por dia, mas que cada um teria material em sua coluna postada a cada quinze dias. Quinze dias é um tempo bom para a pessoa se organizar, escrever a postagem, lidar com as quests da Adultessência e até com eventos especiais do servidor de jogo – como a visita da sogra, quebra da caixa d’água ou carro quebrando. Claro, às vezes algum evento especial vai acabar impedindo que a postagem seja realizada, mas o tempo de quinze dias auxilia muito a minimizar isso. Além do mais, exceto em casos muito excepcionais, há sempre a possibilidade de algum membro da equipe postar no dia daquele membro que não pode postar devido à situação que consumiu sua atenção. Por fim, a crível de organização, denominamos a primeira semana de postagens de Yang e a segunda semana de postagem de Yin – culpa minha porque eu gosto desse lance oriental do Tao, tanto que acho que poucas colunas citaram essa terminologia.

 

 

Quem posta na Semana Yang?

 

  • Enclave do Arquimago. De autoria de Franciolli Araújo, a postagem sai na segunda Yang. Esta coluna tem adaptações para sistemas de alguns elementos encontrados em outras mídias, aventuras-prontas, resenhas, Teoria do RPG e dicas para iniciantes.

 

  • Estação das Brumas. De autoria de Hélio Alcântara, a postagem sai na terça Yang. Esta coluna até o momento possui um foco em adaptações, tendo apresentado adaptação de cenários de outras mídias para algum sistema de RPG.

 

  • Espaço Mítico. De autoria de Gilberto “Joka” Olímpio, a postagem sai na quarta Yang. Esta coluna apresenta um material mais técnico, voltado para ferramentas de mestragem, resenhas, Teoria do RPG e dicas para iniciantes.

 

  • Ponto de Ignição. De autoria de Nicholas “Necrolas” Minora, a postagem sai na quinta Yang. Esta coluna tem adaptações de cenários e elementos de outras mídias para algum sistema de RPG, resenhas e desenvolvimento de cenário autoral.

 

  • Nomos. De autoria de Raphael Lima, a postagem sai na sexta Yang. Esta coluna contém adaptações de cenários e elementos de outras mídias para algum sistema de RPG, resenhas, contos autorais, desenvolvimento de sistema autoral e dicas para iniciantes.

 

 

Quem posta na Semana Yin?

 

  • Mecanismo Obscuro. De autoria de Gabriel Lopes, a postagem sai na segunda Yin. Esta coluna contém resenhas sobre RPGs alternativos e obscuros, além da tradução de alguns gratuitos e relatos de experiência de algum dos jogos apresentados na coluna.

 

  • Lugar Nenhum. De autoria de Cristiano “Leishmaniose” DeLira, a postagem sai na terça Yin. Esta coluna contém adaptações de elementos de outras mídias para algum sistema de RPG, devaneios, ferramentas de mestragem e agora este microprojeto.

 

  • Santuário do Mestre. De autoria de Fellipe “Tio Lipe Cavaleiros” Melo, a postagem sai na quarta Yin. Esta coluna até o momento contém resenhas, adaptações de elementos e cenários de outras mídias para algum sistema de RPG e dicas para iniciantes.

 

  • Taverna no Fim do Multiverso. De autoria de Leandro “Gilgan” Nantes, a postagem sai na quinta Yin. Esta coluna até o momento contém resenhas de materiais de RPG, contos e receitas de comida.

 

  • Encruzilhada dos Mundos. De autoria de Petras “Papai Smurf” Furtado, a postagem sai na sexta Yin. Esta coluna contém adaptações de cenários e elementos de outras mídias para algum sistema de RPG, resenhas, ferramentas de mestragem e dicas para iniciantes.

 

 

Na Semana Anterior em Mundos Colidem…

 

A semana que se passou, do dia 05 ao dia 11 de março, foi a semana Yang e tivemos as seguintes postagens:

 

Enclave do Arquimago – Evite Frustrações: tipos de aventuras. Uma postagem abordando os diferentes tipos de aventuras (direcionada e aberta) e dando dicas de como utilizá-las em seus jogos minimizando as possíveis frustrações.

 

Estação das Brumas – Mouse Guard para Crônicas RPG (parte 3). E finalizando a adaptação do cenário de quadrinhos Mouse Guard, são apresentadas algumas das lendas nos Territórios, bem como um pouco da história da Guarda e um pequeno bestiário.

 

Espaço Mítico – Uma Visão Geral dos Livros de Técnicas Narrativas. Como um infortúnio tomou a atenção de Joka, ele fez um rework rápido em sua primeira postagem, organizando e facilitando a consulta para quem quer conhecer mais sobre os livros de técnicas de RPG.

 

Ponto de Ignição – Resenha do Weird Wars 2 (Guerras Estranhas) para Savage Worlds. Uma resenha do cenário Weird Wars 2, um dos mais conhecidos cenários do Savage Worlds, que retrata a Segunda Guerra Mundial em um mundo onde o sobrenatural é real.

 

Nomos – O Senhor dos Anéis FAE – Habilidades Raciais. Continuação da adaptação do renomado cenário Senhor dos Anéis para o Fate Acelerado, dessa vez trazendo as habilidades raciais – além de uma review sobre as últimas postagens da adaptação e seus conteúdos.

 

Extra

Encruzilhada dos Mundos – Advogados de Regras. Esta postagem aborda os advogados de regras, figurinhas curiosas e comuns de se encontrar em algumas mesas de RPG, bem como seu tipo de comportamento e dicas de como lidar com tais pessoas.

 

mundos colidem

 

Em breve…

 

Bem, a semana que vem será de postagens das colunas da semana Yin, mas não apresentarei prévia dos conteúdos que virão – até porque nem todos estão prontos ainda. Mas utilizarei este espaço do Em Breve pra falar das programações do grupo ao longo da semana. Para quem não sabe, o Mundos Colidem é um coletivo composto por autores potiguares, da cidade de Natal e apenas dois dos nossos membros não residem atualmente na cidade. Os que residem na cidade estão envolvidos na organização de eventos como o Calango Lúdico, o Encontro Mensal do Mundos Colidem para realização de jogos de RPG que ocorre todo primeiro domingo do mês – que neste mês de março ocorreu no domingo passado, no dia 05.

 

Para esta semana que vem, há o Encontro Semanal do Mundos Colidem, as Terças de RPG. Que tem o objetivo de testar, apresentar e debater velhos e novos sistemas, cenários e métodos – com a premissa da diversão em primeiro lugar. Nesse mês de março os encontros ocorrerão no Arena Geek, com início às 18h, e terão mesas de Mutante Ano Zero (dia 14 de março, sob tutela do mestre Gilberto “Joka” Olímpio), Terra Devastada (dia 21 de março, sob tutela do mestre Gabriel “Gallahalla” Medeiros) e Evolution Pulse (dia 28 de março, sob tutela do mestre Petras “Papai Smurf” Furtado).

 

Teaser Terças de RPG

 

Peço desculpas encarecidamente se a postagem ficou um pouco maior do que o esperado. É que por ser a primeira, eu tive de fazer uma introdução sobre este microprojeto e falar sobre o site, o modelo de postagens e sobre as colunas existentes no site. Acredito que os próximos posts deste microprojeto serão mais sucintos, focando especificamente nas postagens e conteúdos da semana anterior. E que venha a semana Yin!

 

Bonanças.

 

Atenciosamente,

Leishmaniose

Comentários

Deixe um comentário

Por favor, seja educado, nós do Mundos Colidem apreciamos isso. Seu endereço de e-mail não será publicado e os campos necessários serão marcados.