Tokusatsu para Savage Worlds (Savage-Satsu)

Olá galera, hoje na Coluna Pontos de Ignição, dando um descanso no cenário, trago a vocês hoje uma adaptação para Savage Worlds de um dos temas que estouraram nos anos 80 e 90 no Brasil — e vou apresentar de forma resumida a história desse estilo de show live-action japonês e umas regras rápidas para começar a jogar com seus amigos.

Resumo da História dos Tokusatsu

Tokusatsu é uma abreviatura da expressão japonesa tokushu satsuei, traduzida como “filme de efeitos especiais”. Antigamente, era usada para definir praticamente qualquer produção cinematográfica ou televisiva que usasse efeitos especiais. Atualmente, tornou-se sinônimo de filmes ou séries live-action de super-heróis produzidos no Japão, com bastante ênfase nos efeitos especiais, mesclando técnicas como pirotecnia, computação gráfica e modelismo, entre outras, para simular as performances de artes marciais, superpoderes, magia, armas de energia dirigida, mecha e por aí afora. Entre suas primeiras produções, encontramos o monstrão Gojira (ou Godzilla, como o conhecemos), o famoso “Rei dos Monstros” nos anos 50.

Com o tempo, o tokusatsu foi se dividindo em quatro gêneros diferentes: Kyodai Hero, Metal Hero, Henshin Hero e Super Sentai.

Kyodai Hero: são os heróis e monstros gigantes, gênero que eventualmente gerou um subgênero chamado Ultraman, onde encontramos heróis como Spectreman, Vingadores do Espaço, Robô Gigante e Godzilla (que virou um subgênero próprio).

Metal Hero: a premissa básica era um jovem que usava uma armadura metálica de última geração para combater uma organização maligna que ameaçasse a paz na Terra. Nesse gênero temos Gavan, Sharivan, Shaider, Jaspion, Spielvan, Metalder, Jiraiya, Jiban, Winspector e Solbrain.

Super Sentai: são séries onde equipes de três a cinco guerreiros, vestindo uniformes de cores diferentes, defendem a Terra das forças do mal — e geralmente com a palavra Sentai no nome da série. Algumas das séries Sentai mais icônicas são Goggle V, Changeman, Flashman, Maskman e Power Rangers (apesar de nem todo mundo concordar com este último).

Henshin Hero: a classificação é usada para qualquer série que não se encaixe nos demais gêneros, dando origem a um subgênero chamado Kamen Rider. Dentro desse gênero você verá Kamen Rider Black e RX, National Kid, Lion Man, Machine Man, Bicrossers, Cybercops, Patrine e Ryukendo.

Super Sentai

Regras gerais para Savage-Satsu

  • Escolha um gênero ou subgênero; (não aconselho juntar gêneros diferentes, pode dar confusão)
  • A construção de personagens segue a mesma do Livro Básico;
  • As perícias também são as mesmas do Livro Básico;
  • Existem dois tamanhos, independente do gênero ou subgênero escolhido: médio e gigante;
  • Criaturas gigantes, ao atacar criaturas de tamanho médio, aumentam seu dano em dois níveis do Atributo;

Exemplo: UltraJoão (gênero Kyodai) está atacando Voltramor, um lagarto gigante que pode mudar de tamanho. Vendo que pode ser destruído por UltraJoão, ele decide voltar ao tamanho médio, achando que ia escapar. Mas UltraJoão acerta o ataque e sua Força d6  (agora em d10, devido a estar atacando uma criatura de tamanho menor) tem uma boa chance de destruir Voltramor.

Henshin

 Regras por Gênero

Sentai: nesse gênero, deve-se escolher primeiro uma temática principal para os personagens: ninjas, animais lendários, dinossauros, etc; escolher as armas comuns à equipe e as armas individuais; finalmente, o principal: se terão robôs para formar o Robô gigante. Será interessante pedir aos jogadores para escolherem o líder da equipe, as poses de transformação/apresentação da equipe, os golpes especiais de cada arma (incluindo um golpe em conjunto para finalizar os inimigos), além da cor de cada uniforme, personalidade e especialidade individual.

Exemplo: Os jogadores João, Samara e Carlos escolhem a temática NINJA para seus personagens. Em seguida, para armas comuns, eles escolhem a espada ninja como arma individual para todos; João escolhe uma outra Espada Ninja (com a cor vermelha de seu tema) e seu golpe especial é um corte no ar estilo Sonic Boom. Samara escolhe uma Zarabatana (com a cor branca do seu tema) e seu ataque especial é uma bala de goma que sai da zarabatana; Carlos escolhe uma Shuriken Grande (com a cor azul do seu tema) e seu golpe especial é o arremesso do Shuriken; como pose da equipe eles decidem-se por uma dança Kabuki e preferem não ter um Robô gigante ou veículos (pelo menos no início da campanha). Finalmente, decidem suas personalidade e especialidade: João decide ser esquentado e forte, Samara ser calma e desconfiada e Carlos, ser descolado e resistente.

Lembrando que equipamentos podem ser adicionados/comprados no decorrer das aventuras a cada Progresso, ao invés das opções contidas no Livro Básico, como uma bazuca pra finalizar os inimigos. As estatísticas das armas logo abaixo. Os Robôs gigantes seguem a regra do Koydai para atacar criaturas de tamanho médio, com a adição de ter os atributos iguais ao maior valor de cada jogador.

Metal: as regras pra esse gênero são iguais as do Sentai, mas com a adição de veículos para os heróis pilotarem.

Henshin: nesse gênero (e no seu subgênero) não há obrigação com armas e equipamentos e nem veículos a serem pilotados, por isso eles tendem a ser mais fortes que os personagens dos gêneros anteriores, recebendo 6 pontos de atributos ao invés dos 5 tradicionais, por não usarem armas nem veículos.

Kyodai: esse gênero (e subgênero), muito similar ao do Henshin, tem uma característica adicional; se o personagem for um humano hospedeiro ou tiver corpo terráqueo e crescer em tamanho, terá um tempo limite para derrotar seus inimigos — geralmente, um inimigo por vez, mas não obrigatoriamente —  de 6 turnos. Depois disso, volta à sua forma humana ou estará fora de combate. Contudo, esta limitação só se aplica a combates na superfície de um planeta. No espaço, o herói pode lutar em sua forma gigante por quanto tempo quiser. Neste gênero, o herói gigante que atua na Terra geralmente conta com alguma equipe de apoio. Os Atributos e Pericias são como vistos no Livro Básico, com a exceção para combates especiais.

Armas tipo dano
Brancas ou tiro/arremesso equipe 1D6+2
Brancas ou tiro/arremesso individual 1D6+FOR+2
Golpe Final Equipe Xd10+X*
Golpe Final Individual 3d6+FOR+2
Veículos tipo dano
Golpe Final Equipe XdY+X*

X: número de personagens participantes.
Y: Maior valor entre os personagens jogadores, como se o Robô estivesse atacando um inimigo de tamanho médio.


Bom, é isso galera. Espero que tenham gostado da adaptação. Se não gostarem, ou tiverem dúvidas, comentem e espalhem para aquele seu amigo que gosta ou que não conhece ainda e quer experimentar algo novo. E antes que encerremos a postagem de hoje, que tal participar de uma pesquisa de opinião sobre o site? É rápido e você poderá ajudar a contribuir com a melhoria de nossos trabalhos Até a próxima!

Comentários

Deixe um comentário

Por favor, seja educado, nós do Mundos Colidem apreciamos isso. Seu endereço de e-mail não será publicado e os campos necessários serão marcados.