Resenha: Banquete de Gelo e Fogo

Olá, caro viajante; seja bem-vindo à Taverna no Fim do Multiverso. Eu sou Gilgan, seu anfitrião, e estarei mostrando belos e deliciosos pratos, capazes de agradar a orcs e elfos. Aqui você encontrará receitas de petiscos fáceis de preparar, para acompanhar uma bela aventura, além de dicas de leitura relacionada ao mundo da gastronomia e jogos ou apenas uma boa conversa para acompanhar aquele belo pernil de javali — igual ao que nosso amigo bárbaro naquela mesa mais ao fundo está comendo.

Como este é nosso primeiro encontro, trago uma dica que, tenho certeza, agradará seu gosto por boas histórias e ao seu estômago faminto: Banquete de Gelo e Fogo – O Livro Oficial de Receitas de Game of Thrones, que traz, como o nada sutil título indica, receitas dos pratos que são citados nos livros da série.

Mas ele faz muito mais que simplesmente apresentar receitas, como livros deste tipo geralmente o fazem. Ele inicia sua jornada gastronômica com dicas de como abastecer sua cozinha com ingredientes equivalentes aos encontrados na idade média (período similar ao de Guerra dos Tronos) e que hoje não são assim tão óbvios. Por exemplo, você pode ter dificuldade de encontrar carne de auroque, visto que ele está extinto na maioria dos planos primários conhecidos, mas como ele é um primo do boi, sua carne a substituirá adequadamente. Caso não queira comer carne de pombo, basta usar pato, ou outra ave de carne escura, e problema resolvido.

Além disso, ele apresenta diversos condimentos que eram também típicos desse período e que hoje estão em desuso, a exemplo dos poudres (doce e forte) além de vários molhos também típicos da era medieval.

banquete medieval

Ótimo, despensa abastecida, vamos a um tour pelas regiões de Westeros. Nos capítulos seguintes surgem as tão esperadas receitas, separadas por região e sempre apresentadas numa ordem cronológica de refeição, começando com o café da manhã típico, culminando com pratos adequados a um belo jantar, com direito a sobremesas nesse meio (sim, temos tortinhas de Sor Amory, cuidado com a Arya) todos com sugestões de harmonizações (o especial do dia é carneiro com caldo de cebola e cerveja, acompanhado de pão preto, cenouras na manteiga e cerveja escura)

Não fosse tudo isso suficiente, as autoras tiveram o cuidado de, no início de cada receita, citar o trecho do livro em que o prato aparece. É também digno de nota, que elas se dão ao trabalho de apresentar vários dos pratos com uma versão “medieval” e uma versão “moderna”, caso você insista em usar apenas os ingredientes mais fáceis de achar — o que inicialmente parece uma desvantagem, visto que praticamente reduz à metade o número de receitas encontradas no livro, mas na verdade acaba por torna-lo mais acessível ao cozinheiro de fim de semana.

Por fim, mas não menos importante, o livro ainda te ajuda a preparar um banquete completo, com sugestão de cardápios para diversas ocasiões; desde um jantar com a Patrulha da Noite até um casamento em Porto Real.

Se você é fã de Game of Thrones ou de uma boa gastronomia — ou ambos — Banquete de Gelo e Fogo é leitura obrigatória para enriquecer ainda mais sua experiência nestes deliciosos mundos.

Ah, claro, não poderia terminar sem oferecer-lhe um aperitivo do que o livro apresenta. Segue um suco delicioso e refrescante, capaz de agradar o paladar do mais exigente dos elfos.

Limonada Doce

Rendimento: 6-8 porções

Preparo: 10 minutos

Combina com: Pães chatos, pasta de grão de bico, Charuto de folha de uva, frutas secas, laranja sanguínea (toranja).

  • 6 limões sicilianos
  • 2 laranjas
  • 2 ¼ xícaras de açúcar de confeiteiro
  • Raspas de ½ limão e ½ laranja
  • 2 ½ xícaras de água comum ou com gás

Esprema os limões e as laranjas em uma jarra ou uma tigela grande. Junte o açúcar, as raspas, e misture vigorosamente. Coe a limonada através de um pano ou uma peneira. Acrescente a água. Sirva gelada e mantenha refrigerada.

Comentários

Deixe um comentário

Por favor, seja educado, nós do Mundos Colidem apreciamos isso. Seu endereço de e-mail não será publicado e os campos necessários serão marcados.