Poderes para Savage Worlds

Olá, Galerinha!

Esses dias, como sempre, foram bem corridos, com muito material pendente, com leitura atrasada, com ideias abstratas e com uma miríade constante que forma uma torrente de ideias que ainda estão ganhando sentido.

A Estação das Brumas é uma coluna que está sempre em movimento. Uma estação pode ter diversos significados, desde o sentido retirado da obra que deu nome a esse espaço, como o nome do lugar que vamos quando queremos partir para um novo destino, físico ou abstrato.

Nossa viagem hoje nos leva a um momento de muito tempo atrás, mais precisamente em 1999. Naquela época eu já jogava RPG praticamente todos os dias, não tínhamos recursos e acesso aos materiais como temos hoje. O único material disponível que tínhamos em mãos era a Xerox de Vampiro: A Máscara e uma caixa do D&D 1ª edição que havíamos jogado com afinco durante os dois anos anteriores .

Naquela época, como fã de quadrinhos e desenhos, queríamos jogar uma campanha de supers e um dos narradores resolveu adaptar o universo Marvel para o sistema Storyteller, com umas misturas de porcentagens meio BRP e pontos de vida meio D&D. Um sarapatel danado.

Eu jogava com o Aranha Escarlate, que não conseguia esquivar de uma estrela ninja, um amigo era o Wolverine, cujas garras precisavam de lubrificante, porque não cortavam uma sentinela, e tínhamos também Destrutor e Vespa em nossa equipe. Foi terrível! Mas foi bem divertido. Com o passar dos anos, várias tentativas para jogar campanhas de supers foram feitas pelo meu grupo e pelos grupos que eu participava, mas posso dizer que não tínhamos muitos sistemas para isso. Com o tempo surgiam novos sistemas genéricos e específicos que cobriam bem esse estilo de jogo, como Mutantes & Malfeitores, Icons, Savage Worlds, DC Heroes / Blood of Heroes e mais uma penca de títulos.

Gostei bastante do Savage Worlds, mas sentia falta das enormes listas com poderes para os jogadores, como as que têm no Mutantes & Malfeitores, por isso resolvi trazer alguns poderes para vocês.

Sobre esta publicação

Nossa publicação tem como objetivo trazer alguns poderes retirados do Mutantes & Malfeitores e convertê-los para o sistema de Supers do Savage Worlds utilizando as regras para superpoderes, além de mostrar o caminho para adaptar vários poderes tendo como base a lista do DC Heroes / Blood of Heroes. Você pode se sentir à vontade para modificar como quiser e, claro, lembre-se que isso é uma opção criada a partir do sentido apresentado nas regras, com o intuito de mostrar que é possível converter qualquer poder.

Superpoderes

De acordo com o manual Compêndio de Superpoderes para Savage Worlds, Página 5, o narrador irá determinar o tipo de campanha e a quantidade de pontos de poder que cada jogador terá para a construção do seu personagem.

Toque Ácido

Custo: 3 por nível.

Manifestação: secreção, suor, energia altamente corrosiva.

Seu toque é extremamente corrosivo, afetando qualquer coisa que puder tocar corpo a corpo.

Cada nível neste poder causa +1d6 de dano e PA:+2.

O poder não se acumula com armas de mão.

Os ataques podem ser trocados entre letal e não letal.

Adaptação

Custo: 2 por nível.

Manifestação: recombinação genética, tecnologia de nano partículas, mudança de forma.

Seu personagem é capaz de se adaptar a diversas condições quando se encontra em um ambiente perigoso, adquirindo os poderes que precisa para sobreviver a essa ameaça.

Ele ganha 1 ponto de poder por nível que deve ser usado para adquirir os poderes necessários à sua sobrevivência.

Aura de Energia

Custo: 2 por nível.

Manifestação: Energia mística, capacidade de entrar em chamas, espinhos pelo corpo.

Seu corpo é coberto por um tipo de energia que causa danos a todos que lhe toquem ou que você toque em combate corpo a corpo.

Cada nível neste poder causa +1d6 de dano.

O poder não se acumula com armas de mão.

Os ataques podem ser trocados entre letal e não letal.

Bolsão Dimensional

Custo: 1 por nível.

Manifestação: um dispositivo de encolhimento, uma dimensão portátil

Você é capaz de invocar ou mesmo criar uma espécie de dimensão portátil, uma “dimensão de bolso”, que pode armazenar e guardar coisas, objetos e seres vivos, capaz de suportar até 100kg por nível.

Cabelo Preênsil

Custo: 4 por nível.

Manifestação: tentáculos, vinhas, peruca viva.

Seu cabelo pode animar-se e agarrar objetos e executar ações independentes. Pra cada nível, seu cabelo pode realizar uma ação adicional e pode se estender a até dois quadrados por nível. Com nível 2 nesse poder, seu cabelo poderia realizar dois ataques contra alvos diferentes a uma distancia de quatro quadrados.

Chi

Custo: 4 por nível.

Manifestação: chi, chakra, ki, Bateria reserva, poder oculto.

Seu personagem é capaz de controlar e canalizar seu chi ou força vital. Com o dispêndio de uma ação seu personagem consegue melhorar uma de suas habilidades físicas (Força, Agilidade ou Vigor) em um dado por nível. Estatísticas derivadas também são alteradas se o atributo relacionado for afetado. Esse efeito dura uma rodada por nível, após isso é preciso ser usado novamente. Não pode ser usado para acumular múltiplos benefícios ou soma de valores.

Comer Matéria

Custo: 3 por nível.

Manifestação: estômago nuclear, boca ácida, portal dimensional.

Seu personagem é capaz de digerir quase que qualquer tipo de material, engolindo e o destruindo completamente em seu estômago. Essa habilidade dificilmente pode ser aplicada como um ataque, mas pode ser usada para comer barras de ferro ou mesmo uma bomba nuclear sem causar nenhum efeito ao guloso. Sua mordida ignora a resistência de qualquer material e causa +1d6 de dano por nível. Não importa o material ingerido, ele não irá lhe causar nenhuma mazela e ainda irá nutrir o personagem.

Duplicação Mental

Custo: 1 por nível.

Manifestação: Cérebro computadorizado, absorção espiritual, leitura da mente.

Seu personagem é capaz de duplicar a mente de outra pessoa, de forma a adquirir suas habilidades mentais — não confundir com memórias. Ao tocar o alvo, seu personagem adquire 1 ponto por nível em perícias de Astúcia que o alvo tiver até o limite do alvo. O efeito dura até duplicar uma nova pessoa ou por um dia, o que acontecer primeiro.

Invocar objeto marcado

Custo: 1 por nível.

Manifestação: marca dimensional, portal de bolso, deslocamento espacial.

Seu personagem é capaz de invocar objetos marcados instantaneamente para suas mãos. Primeiramente, o personagem deve tocar no objeto que deseja, deixando nele uma marca que dura 24 horas. O personagem pode ter apenas um objeto marcado por nível. O personagem pode invocar o objeto marcado para suas mãos, não importando a distância entre eles. Entretanto, se esse objeto estiver sendo portado por outra pessoa ou exista algum tipo de barreira — física ou não — ele falha automaticamente.

Salto Evolucionário

Custo: 6 por nível.

Manifestação: Deslocamento temporal, recombinação genética.

Seu personagem é capaz de sofrer um tipo de transformação saltando na escala evolucionária, adquirindo uma forma evoluída, primitiva, primordial ou transcendente. Para cada nível nesse poder, crie uma nova ficha de personagem que não pode ter esse mesmo poder nem os pontos gastos nele para adquirir novos poderes, mas todo o resto pode ser completamente diferente. Requer um turno completo para realizar a mudança e após criada a nova ficha, o jogador não pode mais modifica-la.

Superventriloquismo

Custo: 1 por nível.

Manifestação: treinamento, micro caixas musicais.

Seu personagem consegue projetar sua voz à distancia, fazendo com que pareça que sua origem é proveniente de outro ponto. O alcance deste efeito é de 4 quadrados de distância por nível.

Tradutor universal

Custo: 3 (não tem nível)

Manifestação: Benção de Babel, Computador portátil, Telepatia limitada.

Você é capaz de compreender qualquer idioma e de ser compreendido por usuários de qualquer idioma.

Campeões

Outros poderes

Existe uma lista interminável de poderes possíveis. Muitos deles seriam apenas outras formas de manifestação de alguns poderes contidos no suplemento Compêndio de Superpoderes, alguns poderes também podem ser representados através de dois ou mais poderes diferentes ou mesmo um único poder com modificadores. Retirei uma lista do DC Heroes / Blood of Heroes e com base nela, apresentarei o que pode ser feito para representar aqueles poderes para o Savage Worlds.

 

Poder Características
Acid Ataque Corpo a corpo + Perfurante de armadura
Air Control Controle de energia (Ar)
Analytical Smell / Tracking Scent Super sentidos
Attraction / Repulsion Telecinese + Limitação
Bomb Ataque de longa distancia + Efeito Área / Explodir
Cell Rot Decompor
Chameleon Camaleão
Claws Ataque corpo a corpo
Cling Andar pela parede
Cold Immunity Proteção (Frio)
Darkness Ilusão + Obscurecer + Limitação
Density Increase Resistência + Super Atributos
Digging Cavar
Directional Hearing Sentidos ampliados (Percepção)
Disintegration Decompor
Dispersal Intangibilidade
Energy Absorption Absorção
Energy Blast Ataque de longa distancia
Extended Hearing Sentidos ampliados (olhos de Águia) + Modificação para outros sentidos”
Extra Limb Membros Extras
Flame Being Campo de dano
Flame Immunity Proteção “Fogo”
Flame Project Ataque a distancia
Flash Ilusão + Obscurecer + Limitação (manifestando como uma luz forte)
Flight Voo
Fog Ilusão + Obscurecer + Limitação “manifestando como nevoa”
Force Field Controle de Força + Campo de Força + Limitação
Force Shield Controle de Força + Campo de Força + Limitação
Full Vision Percepção
Gliding Voo + Limitação
Glue Enredar
Growth Crescimento
Heat Vision Ataque de longa distancia (Pelos Olhos)
Hypersensitive Touch Sentidos Ampliados
Ice Production Ataque de longa distancia
Icing Armadura / Controle de força
Invisibility Invisibilidade
Invulnerability Resistência + Robusto
Jumping Saltador
Lightning Ataque de longa distancia
Magnetic Control Controle de energia (Magnetismo) / Telecinese + Limitação
Microscopic Vision Sentido Especial
Mimic Mimetismo
Molecular Chameleon Camaleão + Objetos inanimados + Limitação/ Forma Alternativa + Limitação.
Omni-Arm Ataque de longa distancia + Ataque corpo a corpo
Paralysis Paralisia
Poison Touch Envenenar
Projectile Weapons Ataque de longa distancia
Reflection / Deflection Deflexão
Regeneration Regeneração
Running Super velocidade + Limitação
Sealed Systems Não respira
Self-Manipulation Camaleão + Membros extras / Mimetismo + Limitação
Shape Change Mudança de forma
Shrinking Encolhimento
Skin Armor Armadura
Solar Sustenance Regeneração + Limitação – Não come + Limitação
Sonic Beam Ataque de longa distancia + limitação
Split Duplicação
Stretching Elasticidade
Super Breath Ataque de longa distancia + Cone
Super Hearing Sentidos especiais
Superspeed Super velocidade
Swimming Super velocidade + Limitação
Systemic Antidote Proteção (Venenos, Doenças, Produtos químicos)
Telescopic Vision Sentidos especiais
Thermal Vision Sentidos especiais
Ultra Vision Sentidos especiais
Vibe Ataque de longa distancia + Cone
Water Freedom Aquático
X-Ray Vision Sentidos especiais
Air Walking Voo + Limitação
Animal Control Controle de animais
Animal Mimicry Mimetismo + Limitação
Animal Summoning Servos
Broadcast Empath Controle de mentes + Limitação
Comprehend Languages Poliglota
Damage Transference Curar + Limitação
Danger Sense Noção do perigo
Earth Control Controle de Matéria (Terra)
Empathy Telepatia + Limitação
Flame Control Controle de energia (Fogo) + Limitação
Force Manipulation Controle de Força
Gravity Decrease Telecinese + Limitação
Gravity Increase Telecinese + Limitação
Hypnotism Controle mental + Limitação + Contingente
Ice Control Controle de energia (Gelo) + Limitação
Illusion Ilusão
Iron Will Proteção (Mental)
Life Sense Sentidos especiais
Matter Manipulation Controle da Matéria
Mental Blast Ataque de longa distancia
Mental Freeze Paralisia
Mind Blank Proteção (Mental)
Mind Blast Ataque de longa distancia + Foco (Modificado)
Mind Drain Ataque de longa distancia + Cura
Mind Field Proteção (Efeitos Mentais)
Mental Illusion: Ilusão
Mind Probe Leitura de mente
Mind Shield Proteção (Efeitos Mentais)
Neutralize Anular
Personality Transfer Possessão (Modificado)
Phobia Medo
Postcognition Sentidos Especiais (Modificados)
Power Drain Mimetismo + Anular
Precognition Sentidos Especiais (Modificados)
Pyrotechnics Ataque corpo a corpo + Decomposição
Radar Sense Sentidos Especiais
Radio Communication Transmissão
Recall Talentoso
Remote Sensing Sentidos Especiais
Sensory Block Ilusão + Obscurecer + Limitação
Sonar Percepção
Telekinesis Telecinese
Telepathy Telepatia
Teleportation Teleporte
Truesight Proteção + Ilusão
Warp Teleporte + Teleportar outros
Water Control Controle de matéria (Água)
Weather Control Tempestade + Furação + Controle de matéria (Ar)

 

Novos Titãs

Uma pitada de História

Obrigado galerinha! Se você ainda não tem o livro de Savage Worlds e o suplemento Supers, corre lá no site da Retropunk e adquira esse material formidável. E até a próxima! Qualquer dúvida, deixa aqui nos comentários. E não se esqueça de curtir a nossa pagina. Lembre-se que o importante é se divertir.

Comentários

1 Comentários

  1. Daniel Coimbrasays:

    Bacana a matéria, expande a lista de super poderes já existentes, inclusive tem um (Salto Evolucionário) que indiquei ao jogador de uma campanha que estou mestrando (universo de Hellboy). Valeu!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado, nós do Mundos Colidem apreciamos isso. Seu endereço de e-mail não será publicado e os campos necessários serão marcados.