Os Defensores

Na linha de supergrupos da Marvel, hoje apresentamos Os Defensores, um grupo relativamente pouco conhecido de heróis que enfrentam ameaças místicas e sobrenaturais.  E suas fichas de personagens para Fate Acelerado.

Nos quadrinhos, os Defensores começam em dois crossovers: o primeiro une Doutor Estranho, Namor e Hulk para defender a Terra de uma invasão de entidades lovecraftianas extradimensionais. É também nesta história que Barbara Norris, que depois se tornaria a guerreira asgardiana Valquíria, aparece pela primeira vez. No segundo crossover, o Príncipe Namor pede ajuda ao Surfista Prateado e ao Hulk para impedir um experimento científico capaz de controlar tempestades. No processo, eles libertam uma pequena ilha-nação de seu ditador e confrontam os Vingadores com seu primeiro nome (não oficial) de Os Três Titãs.Marvel Feature nº 1 (1971)

Os Defensores

Eles surgem como os Defensores para combater o tecno-mago alienígena Yandroth, permanecendo juntos a partir daí. A combinação incomum dos heróis teve a adição da Valquíria como membro regular em um grupo de formação bastante variável, tendo como membros  Falcão da Noite, Gata do Inferno, Gárgula, Fera, Daimon Hellstrom (o Filho de Satã) e Luke Cage, entre vários outros participantes isolados.

Doutor Estranho

Um brilhante mas egocêntrico cirurgião, Stephen Strange perde a precisão de sua coordenação motora em um acidente de carro e passa a percorrer o mundo em busca de uma cura, exaurindo sua fortuna. Com suas últimas economias, ele viaja para o Himalaia, ao encontro do lendário Ancião, que ele logo descobre ser o Mago Supremo da Terra. A única forma de obter a cura, ele descobre depois,  e se torna seu aprendiz de artes místicas e marciais. Quando o Ancião deixa o plano material, Stephen é escolhido como novo Mago Supremo e recebe os instrumentos de seu cargo: o Manto de Levitação e o Olho de Agamoto. Ele volta para Nova Iorque, estabelecendo sua residência em uma antiga mansão — o Sanctum Sanctorum — com seu amigo e auxiliar, Wong e uma grande e variada biblioteca e coleção de artefatos místicos.

Além de ter um profundo conhecimento nas artes místicas e marciais, familiarizado com várias armas exóticas e mágicas, Strange também possui um arsenal de feitiços de inúmeras entidades extradimensionais, como Vishanti, Agamoto, Cytorak, Ragador e Watoomb, que o auxiliam em suas jornadas. Em sua posse estão quatro grandes artefatos: O Livro de Vishanti, um vasto grimório com feitiços de magia benigna; o Manto de Levitação, que lhe permite voar e que responde aos seus comandos como se fosse uma extensão de seu corpo; o Olho de Agamoto, preso ao manto e que emite uma luz capaz de destruir ou interferir em magia maligna e o Globo de Agamoto, um globo que permite ver o futuro e alertar de ameaças iminentes.

Namor

Filho da princesa atlante Fen e um capitão de navio quebra-gelo, Leonard McKenzie, Namor nasceu na capital do império atlante, localizada à época, em uma das costas do Atlântico. Seus pais se apaixonaram enquanto sua mãe estava em uma missão de espionagem entre os intrusos humanos. Quando os guerreiros atlantes em busca de sua princesa encontram o navio, resgatam Fen e matam todos os seus tripulantes, incluindo o pai de Namor. Ele nasce como príncipe de Atlantis, mas sem a pele azulada de seu povo. Ainda assim, torna-se um combatente dos “invasores da superfície”, embora lute contra as forças do Eixo durante a Segunda Guerra Mundial, ao lado de super-heróis como o Tocha Humana e Capitão América e eventualmente participando da superequipe aliada dos Invasores. Ferido após o final da guerra, passou anos vivendo como um sem-teto em Manhattan, até ser descoberto pelo Tocha Humana do Quarteto Fantástico. Ao recuperar sua memória, ficou enfurecido ao descobrir que a capital original do império atlante havia sido destruído por testes nucleares. Namor declara guerra à humanidade, incluindo uma invasão sem sucesso da cidade de Nova Iorque, combatendo principalmente o Quarteto Fantástico. Eventualmente, ele controla sua fúria e torna-se o rei do Império Atlante, forjando alianças com vários grupos de superhumanos.

Sua herança genética incomum lhe deu uma fisiologia anfíbia, capaz de suportar a pressão das profundezas submarinas, bem como respirar embaixo d’água e nadar em velocidades que mesmo seus compatriotas atlantes não são capazes. Sua força e resistência são definitivamente superhumanas, e pequenas asas em seus tornozelos lhe permitem voar. Sua longevidade faz com que pareça um adulto jovem, mesmo tendo mais de 90 anos de idade. A experiência como monarca desde a infância lhe permitiu também desenvolver habilidades administrativas e de negociação, além de ser um eficiente estrategista e combatente.

Hulk

Quando o cientista Robert Bruce Banner salva a vida do jovem Rick Jones durante a detonação experimental de uma Bomba Gama, empurrando-o para dentro de um abrigo, é bombardeado por uma quantidade letal de radiação gama. Ao invés de morrer, o cientista passou a transformar-se em uma criatura descomunal, com uma força e fúria incontrolável, que é apelidada de Hulk por suas primeiras testemunhas. Banner logo descobre que as transformações, que inicialmente ocorriam apenas à noite, são iniciadas por sensações intensas de medo, dor e raiva. O Hulk parece ser uma fração de sua mente, criada pelos maus-tratos de seu pai. Ele tem uma personalidade por vezes infantil ou simplória; desconfiado, mas capaz de lidar com pessoas que não o ameacem.

Banner é considerado um dos mais brilhantes cientistas da Terra, com experiência em campos científicos variados, como biologia, química, engenharia, medicina e física nuclear. Em sua forma de Hulk ele possui força física aparentemente ilimitada, que se torna maior na medida em que o Hulk se enfurece. Sua resistência e vigor físico, capacidade de regeneração são capazes de lidar com ferimentos e dano em quantidades e tipos variados, permitindo sobreviver desde a exposição vácuo até a explosão de artefatos nucleares, bem como o disparo ininterrupto de armas de fogo de grande calibre, como canhões navais.

Surfista Prateado

Nascido no utópico planeta Zenn-La, Norrin Radd fez uma barganha com a entidade conhecida como Galactus, o Devorador de Mundos, para que deixasse de consumir Zenn-La se ele se tornasse seu arauto, buscando outros mundos para saciar seu apetite cósmico. A ideia de  Norrin Radd era levar o devorador para mundos desabitados, mas quando Galactus coloca parte de seu poder cósmico em Norrin, transformando-o no Surfista Prateado, também modifica sua consciência, evitando que ele discrimine entre os mundos que serão escolhidos. Mas quando chega à Terra, o Surfista encontra o Quarteto Fantástico e a escultora cega Alicia Masters, cuja nobreza de espírito e abnegação despertam sua consciência. Ele rebela-se contra Galactus, que eventualmente é repelido da Terra, graças a um estratagema de Reed Richards, o líder do Quarteto. Antes de deixar o planeta, Galactus aprisiona o Surfista na Terra com uma barreira impenetrável.

O Poder Cósmico de Galactus faz com que o Surfista possua força, resistência e sentidos superhumanos, além de ser capaz de absorver e manipular a energia ambiente do universo. Sua capacidade de conversão de energia faz com que ele não necessite de água, ar, comida ou sono e permite sobreviver em qualquer tipo de ambiente, seja no coração de uma estrela ou em um buraco negro. Ele pode projetar vários tipos de energia para uso ofensivo ou defensivo e até curar formas de vida de qualquer tipo de doença ou dano, exceto a morte. Sua prancha é feita de um material tão indestrutível quanto o que recobre seu corpo, mas mesmo sob efeito de ataques capazes de danificá-la ou destruí-la, ele pode fazer com que volte seu estado original em instantes. Ela é capaz de atravessar o espaço em velocidades acima da luz e responder a qualquer comando do Surfista, mesmo sem contato físico.

Valquíria

Escolhida por Odin para ser a líder das valquírias  as deusas guerreiras de Asgard que levam os espíritos dos mais valorosos adoradores dos deuses nórdicos mortos em batalha para Valhalla — Brunhilde foi eventualmente ordenada a cessar suas atividades por Odin, quando ele e os outros panteões de deuses da humanidade afastaram-se da Humanidade após um acordo com as entidades alienígenas conhecidas como Celestiais. As valquírias só poderiam, a partir dali, levar os espíritos de guerreiros asgardianos para Valhalla. Furiosa pela limitação, Brunhilde acabou seguindo a deusa Amora (conhecida na Terra como a vilã Encantor) em seus planos de conquista como forma de saciar seu desejo de aventura, mas eventualmente descobriu a natureza perversa da deusa e afastou-se dela. Encantor, como vingança, prendeu o espírito de Brunhilde no Cristal das Almas e utilizou tanto o corpo inconsciente de Brunhilde, controlado por sua mente; como o próprio espírito da valquíria, para seus planos na Terra. Durante a luta contra a feiticeira Casiolena, ela encontrou Barbara Norris, uma mulher enlouquecida por estar aprisionada em uma dimensão mística e deu-lhe o poder e a consciência da valquíria para ajudar seus aliados momentâneos, os Defensores. Após a vitória, ela deixou a valquíria na Terra, que assumiu o corpo de Barbara com sua consciência, aparência e poderes — uma alma imortal em um corpo mortal, enquanto o espírito de Barbara dormia no corpo de Brunhilde, em Asgard.

Como todos os asgardianos, ela é imortal, imune a toda forma de doença e com níveis superhumanos de força e resistência. É capaz de perceber a iminência da morte de alguém na forma de uma aura ao redor do corpo da pessoa, mas não a forma como vai morrer. Pode transportar a si mesma e alguém prestes a morrer para o Valhalla e retornar. Seus séculos na prática de combate a tornaram uma amazona, lanceira e espadachim sem igual entre as guerreiras asgardianas, igualada apenas pela deusa Sif. Ela sempre carrega a espada mística Dracofang e uma lança, cavalgando um cavalo alado chamado Aragorn, dado a ela pelo Cavaleiro Negro.

Falcão da Noite

Vivendo em caríssimos colégios internos desde a morte de sua mãe, Kyle Richmond levou uma vida privilegiada mas solitária, graças à fortuna da família e à distância emocional imposta pelo seu pai. Após formar-se na universidade, Kyle tornou-se órfão e sem qualquer interesse em administrar as empresas da família, ele passou a levar uma vida de playboy, mas um problema cardíaco o impediu de continuar. Buscando por todos os lados uma forma de cura, ele usou uma poção alquímica que lhe deu capacidades físicas superiores, mas apenas à noite. Em busca de aventura, ele une-se a um grupo de supervilões, o Esquadrão Sinistro, formado por um dos Anciões do Universo, o alienígena Grão-Mestre como parte de uma disputa contra  Kang, o Conquistador. Contudo, ao descobrir que o plano envolve a destruição da Terra, ele auxilia os Defensores a derrotar o Esquadrão Sinistro e passa a fazer parte da equipe.

Um atleta excepcional, Kyle possui força e agilidade quase sobrehumana no período da noite, graças à poção alquímica. Seu traje possui várias engenhocas que o auxiliam, como um sistema de voo com asas artificiais e lançadores de projéteis e lâminas.

Gata do Inferno

Assistente do cientista Hank McCoy, o super-herói mutante conhecido como Fera (que na época estava afastado dos X-Men), Patricia “Patsy” Walker começou a companhá-lo em suas aventuras junto aos Vingadores, com a ideia de se tornar uma super-heroína. Seu desejo se torna realidade quando ajuda o Fera a resgatar os Vingadores, usando um uniforme que ela acreditava ser capaz de melhorar suas habilidades físicas — que era originalmente da super-heroína Greer Grant Nelson, a Tigresa — e adotando o alter ego Gata do Inferno. Ela chegou a se tornar se tornar um membro honorário dos Vingadores, mas depois auxilia o Doutor Estranho em um desafio sobrenatural e se junta em definitivo aos Defensores.

Apesar de não possuir superpoderes, Patsy é uma ginasta natural e praticante exímia de artes marciais, tendo sido treinada pessoalmente pelo Fera, Capitão América e a telepata de Titã conhecida como Dragão da Lua — que a capacitou a identificar objetos ou pessoas ligados a energias místicas. Seu uniforme possui garras nas luvas e botas, que podem ser usadas em combate ou para ajudar a escalar, junto com um lançador de mini-arpéus nos pulsos.

Fera

O cientista mutante Hank McCoy, membro dos X-Men originais, passou um longo período participando em várias equipes além dos X-Men, como os Vingadores (onde foi membro oficial por um longo tempo) e eventualmente, os Defensores. Quando deixa os X-Men para concluir seus estudos universitários, ele trabalha por um período na Corporação Brand como pesquisador, onde consegue isolar um extrato hormonal mutante que funciona como um poderoso mutagênico natural, permitindo a qualquer um tornar-se um mutante por um curto período de tempo. Para evitar o roubo de sua pesquisa, aplica o soro em si mesmo para disfarçar sua aparência, mas demora muito para reverter o processo e fica preso na nova forma. Pouco depois de sua transformação, ele é recrutado pelos Vingadores como membro temporário, mas permanece com o grupo por vários anos até juntar-se aos Defensores.

Seus poderes mutantes originalmente lhe deram um vasto intelecto, e seu conhecimento científico abrange física teórica, mecânica quântica, nanotecnologia, biomedicina, química analítica, engenharia elétrica e mecânica e a construção de dispositivos que rivalizam com aqueles construídos por Tony Stark e Reed Richards. Sua força, agilidade e coordenação são sobrehumanas, com mãos e pés descomunais e braços e pernas alongados, sendo frequentemente comparado a um gorila. Em sua nova forma, pelos cinzentos (que depois se tornam azuis) crescem por todo o seu corpo; suas orelhas ficam pontudas; seus caninos, alongados; suas mãos e pés desenvolvem garras e a habilidade de escalar paredes e tetos. Seus sentidos naturais tornam-se extraordinariamente aguçados.

Luke Cage

Nascido e criado no bairro do Harlem, em Nova Iorque, o jovem Carl Lucas passou a juventude em lutas de gangues ao lado do seu amigo Willis Stryker. Mas percebendo o mal que causava à sua família, desiste das atividades criminosas para buscar trabalho, enquanto seu amigo Stryker sobe na hierarquia das gangues. Stryker eventualmente incomoda os representantes locais do sindicato criminoso internacional conhecido como Maggia, sendo brutalmente espancado espancado por eles e sobrevivendo apenas graças à intervenção rápida de Lucas. A namorada de Stryker o abandona após descobrir que ele não havia abandonado a vida de crimes como havia prometido e termina o relacionamento. Stryker, acreditando que Lucas foi o culpado pela separação, coloca um pacote de heroína no apartamento de Lucas e faz uma delação anônima à polícia. Condenado e mandado para a prisão, Lucas perde o contato com a família e consumido pelo desespero e pela fúria, entra em brigas com frequência, sendo transferido para um outro presídio, onde aceita fazer parte de um experimento do doutor Noah Burstein para reduzir sua pena. O experimento procura reproduzir os efeitos da perdida fórmula do super-soldado, que criou o Capitão América. Mas durante um dos testes, um dos guardas, que havia sido repreendido pelos maus tratos com Lucas, altera os ajustes feitos pelo doutor Burstein, esperando matar ou aleijar Lucas.  O equipamento sobrecarrega e explode, mas ao in´ves de causar dano a Lucas, aumenta exponencialmente os efeitos planejados, permitindo que Lucas escape graças às suas poderosas habilidades físicas. De volta ao Harlem, ele adota uma nova identidade — Luke Cage — além de um uniforme e uma carreira: herói de aluguel; ajudando a quem quer que possa pagar.

O tratamento do doutor Burstein fez com que sua força, resistência e vigor sejam superhumanos, com pele, músculos e ossos extremamente resistentes a qualquer tipo de ataque físico, incluindo ácidos, toxinas e doenças, bem como temperaturas extremas. Ele é um combatente habilidoso, tendo recebido treinamento adicional em artes marciais de seu amigo e parceiro Daniel Rand, o Punho de Ferro.

O Filho de Satã

Nascido da união entre Satã e uma mulher mortal, Daimon e sua irmã Satana foram treinados pelo seu pai desde cedo na arte da magia, concedida a eles como herança. Mas enquanto Satana abraçou os ensinamentos de seu pai, Daimon manteve sua humanidade e permaneceu livre da corrupção demoníaca de seu sangue. Eventualmente, sua mãe descobriu a verdade sobre o pai de Daimon e Satana, enlouquecendo em seguida. As crianças foram separados em diferentes lares adotivos, após sua mãe ser internada em um hospício e seu pai, banido de volta para o Inferno. Daimon cresceu em um orfanato jesuíta, sem contato com seu pai ou irmã. Ele tornou-se professor de antropologia em uma universidade e depois começou a agir como detetive do oculto para defender a humanidade de sombrias forças arcanas, especialmente as de seu pai. Ele adotou o nome de Filho de Satã, trabalhando como demonologista e exorcista, graças aos seus estudos avançados nestas áreas, bem como teologia.

Como regente da dimensão demoníaca do Inferno, ele possui poder virtualmente ilimitado, sendo capaz de realizar qualquer feito. Na Terra, sua herança demoníaca permite sentir a presença de entidades e fenômenos sobrenaturais, lançar feitiços e transportar a si mesmo e outras pessoas entre dimensões. Seu tridente, feito de um metal chamado Netarium, encontrado apenas na dimensão infernal, capaz de projetar rajadas de uma chama mística, chamada de Fogo Espiritual ou Fogo Infernal, que afetam diretamente a força vital de seres vivos, causando uma dor insuportável. As rajadas também podem causar um forte efeito concussivo, além de lhe permitir voar e realizar transformações físicas. Seus poderes sobrenaturais derivam da marca espiritual sombria que carrega em seu peito, uma marca de nascença em forma de pentagrama, que lhe dá força sobrehumana, a habilidade de manipular Fogo Espiritual e de transformar as roupas no seu uniforme. Quando deseja, ele também pode invocar uma carruagem flamejante, puxada por três cavalos demoníacos para transportá-lo pela Terra ou outras dimensões.

Gárgula

Isaac Christians era um ancião que vendeu sua alma para uma aliança de demônios inferiores chamada de A Mão de Seis Dedos em troca da prosperidade de sua cidade em decadência, fundada pelos seus ancestrais. O pacto fez com que ele tivesse que habitar o corpo de um antigo gárgula e agir como um agente da Mão de Seis Dedos, transferindo sua essência espiritual para o Gárgula para capturar Patsy Walker, que na época fazia parte dos Defensores como Gata do Inferno. Isaac lutou contra os Defensores, mas acabou rebelando-se contra a Mão, que o aprisionou no corpo do Gárgula pela eternidade. Os Defensores então os ajudaram a derrotar o grupo demoníaco e ele permaneceu com eles enquanto buscavam uma forma de retornar seu espírito ao seu corpo.

Na forma do Gárgula, Isaac possui força e resistência superhumana, além de ser capaz de manipular energia bio-mística de várias maneiras, como rajadas de concussão, criar um campo de força anti-magia ao seu redor e projetar medo em outras pessoas. Suas asas não lhe permitem voar, mas junto com um feitiço de levitação, podem auxiliar para navegar. Seu corpo é capaz de recuperar membros perdidos ou danificados, mas eles sempre se formam de maneira diferente do original. Um iniciado menor nas artes mágicas, Isaac é capaz de manipular forças sobrenaturais, incluindo feitiços rudimentares e a invocação de demônios.

Serpente da Lua

Qaundo viajava com seus pais, ainda criança, Heather Douglas testemunhou a descida da nave de Thanos na Terra. Para evitar testemunhas da sua chegada, ele destruiu o carro, matando seus pais. Heather graças à explosão tê-la jogado do veículo, sendo em seguida encontrada por Mentor, o pai de Thanos. Ele a levou para seu planeta natal, Titã, onde foi criada pelos monges da ordem Shao-Lorn. Através de seus ensinamentos, ela desenvolveu todo o seu potencial físico e mental, tornando-se uma exímia praticante de artes marciais e adquire conhecimentos em vários campos da ciência. Além disso, dsenvolve seus dons telepáticos latentes, tornado-se mais poderosa que seus mestres e chegando a derrotar uma entidade psíquica maligna chamada Dragão da Lua, que ela consegue derrotar e em homenagem, adota o nome Serpente da Lua. Voltando à Terra, auxilia os Vingadores a lutar contra Thanos e lá conhece Patsy Walker, a Gata do Inferno, que depois convida para se unir a ela junto aos Defensores.

Além de um vasto conhecimento em tecnologia e ciências — mais avançadas que as da Terra — Heather foi treinada no monastério de Titã em artes marciais esotéricas, que unem técnicas de combate físicas e psíquicas. Ela também possui um controle moderado de telecinese, sendo capaz de levitar, levando alguém junto com ela. Seus poderes telepáticos excepcionais são fruto não de um dom natural, como os do Professor X ou Jean Gray, mas de uma profunda disciplina de concentração, que ela necessita para mantê-los em ação.

Comentários

Deixe um comentário

Por favor, seja educado, nós do Mundos Colidem apreciamos isso. Seu endereço de e-mail não será publicado e os campos necessários serão marcados.