Nova Amsterdã 1646: O Mythos chega ao Nordeste holandês

Saudações, Camaradas!

Venho essa semana dialogar com vocês sobre um novo projeto, e uma nova parceria. Primeiro vamos falar do projeto, que nasceu na necessidade de juntar dois temas que me são particularmente atrativos: o universo de Lovecraft e a história do Rio Grande do Norte, meu estado natal. Em meados de 2010 eu tinha dado início ao projeto Nova Amsterdã — uma crônica para Vampiro: Idade das Trevas, que gerou um romance dividido em onze capítulos, dos quais os cinco primeiros foram postados no blog original do Mundos Colidem. Espero futuramente compilar todo o material para publicar nesse novo espaço. Mas apesar da experiência ter produzido todo este material, ela não alcançou o resultado desejado, pois faltava algo. A boca ainda salivava.

Sobre a Dominação holandesa

Há relatos que em os holandeses invadiram a capital do Rio Grande e tal invasão se justifica pelo fato do Forte dos Reis Magos, construído em 1599, ser o ponto mais avançado do Brasil e local de referência para a navegação. Dele, poderia-se interceptar qualquer reforço que viesse de Portugal ou da Espanha para retomar a recém-conquistada capitania de Pernambuco, o centro da dominação holandesa no Brasil. Outra justificativa para a invasão holandesa no Rio Grande é a abundância do gado, que garantiria o abastecimento de Pernambuco. No dia 8 de dezembro de 1633, ocorreu o desembarque da primeira tropa holandesa no solo da capitania, que segundo dizem, tomou lugar na praia de Ponta Negra ou na de Areia Preta, e uma segunda, nas proximidades do Forte dos Reis Magos.

No dia 12 de dezembro do corrente ano, o Forte foi tomado, passando a se chamar Castelo Keulen. Após a conquista, os holandeses realizaram expedições nas terras, tomaram a cidade de Natal e a renomearam de Nova Amsterdã, que não foi muito popular entre os nativos e até os holandeses. A capital do Rio Grande ficou sob o domínio batavo durante 21 anos, de 1633 a 1654.

A Experiência

A experiência com os vampiros não foi satisfatória, então decidi partir para o Mythos do mestre Lovecraft, do qual recomendo a leitura de O Chamado de Cthulhu, obra básica pra entender a mitologia de horror cósmico criada por este escritor.

A ideia de Mythos + Dominação Holandesa no RN precisava, contudo, de um sistema. Nesse momento precisei sair da minha zona de conforto e ouvir novas vozes. E às vezes, estas vozes estão muito próximas. Não é necessário enxergar longe, antes de olhar o entorno.

Em conversas com meu amigo Gilberto Olímpio, o Joka do Espaço Mítico, optamos por usar o Fate Acelerado – FAE por inúmeros motivos, entre eles a licença aberta, a facilidade e versatilidade do sistema. E o projeto tornou-se uma adaptação do Mythos para o FAE, usando o Rio Grande do Norte no período da Dominação Holandesa como cenário. Não que a proposta se prenda apenas à época citada, mas ela servirá de pedra fundamental para a presença do Mythos na região e a atuação dos cultistas da época até os dias atuais.

Com a ideia formulada, é chegada a hora de iniciar os testes. E o primeiro foi no encontro semanal do Mundos Colidem, que já ocorre com essa finalidade de testar sistemas, adaptações e formar novos jogadores e narradores, além de debater temas pertinentes a prática do RPG, especialmente na área educacional.

O teste de regras teve como objetivo as alterações necessárias da ficha de personagem, que sofreu mudanças nas Abordagens, que passaram a ser:

  • Acadêmico (conhecimentos em geral)
  • Interpessoal (blefar, debater, persuadir e afins)
  • Marginal (punga, briga, contatos, furtividade e afins)
  • Físico (correr, saltar, nadar, erguer objetos e afins)
  • Sanidade (o quanto a sua mente está no lugar, ou não)
  • Mythos (seu conhecimento sobre o sobrenatural)

Outra modificação é o acréscimo das caixas de consequência mentais, que seguem o mesmo padrão das consequências físicas (2/suave, 4/moderada e 6/grave), mas estas estão ligadas ao teste de sanidade do personagem e à sua relação com o Mythos, seja por presenciar seus fenômenos e entidades ou por estudar seus registros.

O Feedback

A sessão contou com a participação de quatro jogadores e evoluiu de forma tranquila, com momentos de euforia no campo narrativo. Os jogadores consideraram a narrativa como um dos pontos positivos, pois estava bem amarrada ao contexto histórico da época, inclusive utilizando personagens e tramas reais e trazendo informações sobre a cidade que eram desconhecidas de alguns deles — parte da proposta original. Consideramos o primeiro objetivo atingido.

Em relação à mecânica na ficha, a sugestão dos jogadores foi de que a abordagem Mythos deveria ser uma façanha, pois o uso da mesma com um +3 desequilibra o jogo, o que foi tido como um dos pontos negativos. Mas vale lembrar que o jogador que vos fala estava com a mão calibrada nos testes.

Ficha FAE Nova Amsterdã 1646

O protótipo da ficha usada no teste.

Nas próximas semanas, realizaremos mais testes, com o objetivo de construir uma adaptação de Chamado de Cthulhu para FAE contendo aventuras que abrangem os períodos históricos da Dominação Holandesa, do Século XIX, dos anos 1920-1940 e anos 2000.

Comentários
Adaptação Fate Acelerado Ficha de RPG Lima Nomos RPG

raphalimma

Nascido em 23 de setembro de 1982. Filho de Mércia, Filho de Emília, Natalense, RPGista, Marxista, Cientista da Religião, Historiador, Professor, Pai de Marianna e Theo, Casado com Daniella, Egiptologo, amante da obra de Tolkien e Lovecraft, apreciador de uma boa cerveja. Entusiasta de sistemas narrativistas, enamorando o fate e suas possibilidades. Autor do Medievo RPG. Em constante pesquisa sobre a inserção da narrativa interativa na educação. Ainda procurando uma finalidade para esse mundo.

0 Comentários

Deixe um comentário

Por favor, seja educado, nós do Mundos Colidem apreciamos isso. Seu endereço de e-mail não será publicado e os campos necessários serão marcados.