Naruto 3D&T Alpha Revisado: Parte I – Personagens

Olá pessoas!
Aqui é o Tio Lipe e sejam muito bem-vindos à primeira postagem do ano do Santuário do Mestre! Para quem não se lembra (ou não viu), minha última postagem do ano passado foi uma aventura pronta e quatro fichas de personagens para se jogar Naruto usando o 3D&T Alpha. Além disso, deixei um link nela para que baixassem uma adaptação que fiz do cenário para o sistema (confiram no meu blog pessoal, o Papo de RPGista), sendo um PDF com quase 100 páginas e que ficou amplamente conhecido nestes quase 10 anos de publicação, tendo alcançado mais de 5.000 downloads. E é justamente sobre esta adaptação que falarei hoje.

Adaptação Naruto 3D&T Alpha Revisado: Parte I – Personagens, Parte II – Jutsus, Parte III – Ninjutsus, Parte IV – Elementos.

Somada às outras adaptações que fiz de Naruto para sistemas como o BESM d20 (confira aqui) e mais recentemente, para o Savage Worlds (veja a Parte I aqui), acabei meio que me especializando no cenário e melhorando a minha visão de como seria uma boa adaptação dele a cada nova publicação. Muitos me pediram para continuar e ampliar a antiga adaptação que fiz para o 3D&T Alpha, mas nunca quis fazê-lo, pois a trama de Naruto havia ficado desinteressante para mim muito antes do seu final.

Entretanto, após escrever e publicar a referida aventura e fichas, o meu interesse pelo cenário e sistema reacendeu. Lendo a adaptação, percebi claramente o quanto amadureci ao longo dos anos e vi uma série de elementos que poderia simplificar — que é o que vou fazer a partir de hoje. Contudo, assim como o fiz quando comecei a postar minha adaptação para Savage Worlds, segue aqui um aviso importante: eu focarei APENAS naquilo que gosto e acho essencial na obra.

Desta forma, não esperem que eu detalhe formas de usar Bijuus (usem as Escalas de Poder do Manual do 3D&T Alpha Revisado; p.125), Kekkei Genkais que só um personagem tem ou Jutsus absurdos, como as mudanças de dimensões da Kaguya. Ou seja, no geral, estarei deixando boa parte do que foi apresentado na fase Shippuden de lado e criando um material mais objetivo.

Certo? Então vamos lá!

Eu vou pular a ambientação desta vez e explicar como criar uma personagem para se jogar Naruto usando o 3D&T Alpha, que será o objetivo desta primeira parte (para maiores detalhes sobre a ambientação, aconselho imensamente ler a wiki de Naruto e o site Leaf Ninja, ou então ler o Tomo 2 da minha adaptação).

Estarei utilizando para esta adaptação o Manual Revisado do 3D&T Alpha (doravante “Manual”) que pode ser baixado de graça clicando aqui. Todas as referências a páginas deverão ser verificadas nele. Para se jogar esta adaptação, deve-se ter o Manual.

Pontuação

Seguindo a ordem apresentada pelo Manual, o primeiro passo é definir a pontuação das personagens. Em Naruto, os ninjas são classificados em ranques, conforme sua experiência e poder, e farei o mesmo para esta adaptação. Entretanto, ter uma pontuação específica não necessariamente fará a Vila reconhecer a personagem como alguém daquele ranque, uma vez que existe também uma certa hierarquia militar neles (em geral, passar de Genin para Chuunin exige a aprovação num exame). Tenha isso em mente quando estiver narrando.

Segue a ordem das pontuações:

  • Genin (5 pontos): são ninjas que recém saíram da academia e que ainda estão sob a tutela de um mentor Jounin. Estão aptos apenas para realizar missões de pequena dificuldade e quase nunca se envolvem em combates. Começar como um Genin é possível, mas pode ser chato devido a pontuação baixa. Caso a sua campanha de Naruto seja longa ou o foco dela esteja no crescimento das personagens desde a sua base, começar como Genin é o mais indicado.
  • Chuunin (7 pontos): são ninjas que terminaram sua formação completar como Genin e que possuem conhecimento e poder suficientes para liderar pequenos esquadrões e realizar missões de média complexidade. Esta é a pontuação ideal para se começar um jogo de Naruto, mesmo que as personagens ainda sejam classificadas como Genins pela hierarquia das suas Vilas.
  • Jounin (10 pontos): são ninjas que possuem ampla experiência e sobreviveram a muitas missões, estando aptos a ensinar grupos de jovens Genins e a realizar as missões complexas e perigosas. São as principais forças de ataque e defesa de uma Vila, bem como o seu trunfo em situações de dificuldade. Começar com esta pontuação não é indicado para jogos mais longos, pois as personagens já estarão poderosas, mas é a mais interessante quando se tratam de jogos curtos ou de apenas uma sessão. Chuunins de elite geralmente possuem esta pontuação.
  • Especialista (12 pontos): são Jounins que foram selecionados especificamente por suas capacidades únicas para compor um grupo especializado e muitas vezes secreto dentro da própria Vila. Exemplos incluem a ANBU e a Akatsuki. Esta pontuação não é indicada para jogadores iniciantes, seja no 3D&T Alpha ou mesmo em Naruto, devido à grande quantidade de informações que a ficha de um ninja com este nível de poder possui, o que pode levar a confusão dos jogadores.

Vantagens e Desvantagens

Definida a pontuação da personagem, siga os passos apresentados no Manual para a sua criação. Toda personagem em Naruto terá de graça as Vantagens Jutsu, Mentor e Patrono. A Vantagem Jutsu permite que ela aprenda e use quaisquer Jutsus, funcionando da mesma forma que as Vantagens mágicas do 3D&T Alpha. Já as Vantagens Mentor e Patrono são devidas a ambientação, uma vez que todo ninja deve ter sido treinado por um mentor Jounin quando era um Genin e por serem patrocinados por suas respectivas Vilas Ocultas, devendo seguir os comandos delas.

As Vantagens e Desvantagens com asteriscos (*) só poderão ser adquiridos caso a personagem pertença a um clã com uma linha sanguínea específica e/ou tenha sofrido algum tipo de mutação que alterou o seu corpo, geralmente a um custo terrível (como os experimentos que Orochimaru conduziu).

Segue a lista das Vantagens permitidas: Aceleração, Adaptador, Aliado, Alquimista (usado para criar pergaminhos), Aparência Inofensiva, Arena, Armadura Especial*, Ataque Múltiplo, Boa Fama, Deflexão, Elementalista, Energia Vital, Forma Alternativa*, Genialidade, Imortal*, Inimigo, Invulnerabilidade*, Jutsu (substitui as Vantagens Arcano e Magia Branca, Elemental e Negra), Ligação Natural, Magia Irresistível (mude o nome para “Jutsu Irresistível”), Membros Elásticos*, Membros Extras*, Memória Expandida, Mentor, Paralisia*, Parceiro, Patrono, Poder Oculto, Pontos de Magia Extra (mude para “Pontos de Chakra Extra”), Pontos de Vida Extra, Reflexão, Regeneração*, Resistência à Magia (mude para “Resistência à Jutsu”), Sentidos Especiais*, Telepatia*, Tiro Carregável, Tiro Múltiplo e Toque de Energia*.

Segue uma lista das Desvantagens permitidas: Ambiente Especial*, Assombrado, Código de Honra, Deficiência Física, Dependência*, Devoção, Fúria, Insano, Má Fama, Maldição*, Modelo Especial*, Monstruoso*, Ponto Fraco, Protegido Indefeso e Vulnerabilidade*.

Além disso, aconselho usar algumas das Vantagens e Desvantagens apresentadas no Manual do Defensor (caso não o tenha, pode-se ignorar esta opção): Aptidão Mágica (mude para “Aptidão para Jutsus”), Equilíbrio de Energias (mude para “Equilíbrio de Chakra”), Movimento Especial (ninjas geralmente podem andar sobre a água, balançar e escalar), Sentidos Especiais* (para mais tipos), Vigoroso (ótimo para personagens que visam em resistência); Desequilíbrio de Energias, Frágil, Fraqueza*, Lento (péssimo para ninjas, mas comum para personagens corpulentas e pesadas), Procurado (comum aos ninjas que abandonaram e/ou traíram suas Vilas Ocultas), Segredo.

A Vantagem Ataque Especial (p.31) não está listada como permitida porque, para esta adaptação, todos os jutsus serão tratados como magias (veja a segunda parte para detalhes). Com isso, tornar-se muito custoso e desnecessário que ninjas gastem seus preciosos pontos de personagem nesta Vantagem, quando podem obter jutsus com efeitos semelhantes ou até melhores por um custo muito menor.

Nova Desvantagem: Incapaz de Transformar Chakra (-2 pontos)

  • Todas as personagens em Naruto recebem a Vantagem Jutsu, porém existem alguns casos raros em que o ninja é incapaz de usar e aprender Ninjutsus e Genjustsu, independente de sua complexidade. Assim sendo, ele só será capaz de aprender Taijutsus e não receberá os jutsus extras das Vantagens Mentor e Patrono.

Perícias

Toda personagem em Naruto poderá adquirir a primeira Perícia gastando apenas 1 ponto, onde as demais custarão 2 pontos normalmente (regra apresentada no Manual do Defensor para personagens humanos). Eu gosto desta opção justamente para estimular a aquisição de pelo menos uma Perícia, uma vez que é comum aos ninjas se especializarem numa determinada área após a sua formação como Genins (como rastreadores, infiltradores, combatentes, manipuladores, estudiosos de jutsus, entres outras). Caso uma Perícia não sirva, use a regra das Especializações (p.63). Em geral, ter seis especializações é o mesmo que uma Perícia única, focando a personagem naquilo que se espera dela.

Chakra

Uma mudança que deve ser feita para adequar melhor o sistema ao cenário é mudar o nome dos “Pontos de Magia” (PM) para “Pontos de Chakra” (PC). A taxa de recuperação dos PC é a mesma dos PM, ou seja, o valor da Resistência da personagem a cada 2 horas descansadas. Outra coisa importante é que no 3D&T Alpha ficar sem PM não gera consequências (p.27), mas ficar sem Chakra em Naruto é algo perigoso. Caso a personagem esteja “Perto da Morte” (p.26) com relação a sua quantidade de PC, ela ficará cansada, tendo -1 em todas as suas características até recuperar PC suficiente para sair deste estado. Caso zere os seus PC, ela deverá fazer um “Teste de Morte” (p.26) específico para este caso, mudando os efeitos dos resultados da seguinte forma:

  • 1 – Muito Fraco: a personagem está consciente, mas não pode se mover ou fazer qualquer ação. Ela pode recuperar 1 PC imediatamente com um teste bem-sucedido da perícia Medicina realizado por outra pessoa (H+1; transferirá 1 PC seu para a personagem).
  • 2 e 3 – Inconsciente: a personagem está inconsciente e sem ação. Ela pode recuperar 1 PC imediatamente com um teste bem-sucedido da perícia Medicina (H+1).
  • 4 e 5 – Dano Vital: a personagem está inconsciente e seu último gasto de Chakra foi tão intenso que lhe causou dano. O último gasto de Chakra diminuirá os seus PVs na mesma quantidade. Ela pode recuperar 1 PC imediatamente com um teste bem-sucedido da perícia Medicina (H+1).
  • 6 – Morrendo: além do dano vital, a personagem gastou muito de sua essência ao gastar o Chakra, estando em sérios problemas. A cada hora ela perderá 1 PV até chegar a zero, morrendo caso o processo não seja evitado. A única forma de curar a personagem é com um teste bem-sucedido da perícia Medicina (H; pode-se tentar novamente a cada hora), transferindo ao menos 1 PC para ela. A personagem só despertará após recuperar todo o seu Chakra.

A realização deste “Teste de Morte” é opcional. Caso esta regra afete a diversão do grupo ou apenas seja chata de se lidar, pode-se simplificar para que a personagem desmaie após ficar sem Chakra, recuperando-se normalmente com a taxa de recuperação ou com um teste bem-sucedido da perícia Medicina realizado por outra pessoa (H+1; transferirá 1 PC seu para a personagem). A consequência por ficar sem Chakra é algo do cenário de Naruto (por isso esta regra), mas o grupo pode ignorá-la caso deseje tornar o jogo mais épico, usando o que o Manual diz para os PM. A sugestão é que qualquer opção adotada seja antes discutida e acordada entre todos do grupo, devendo valer para todo o jogo.

Continua…

E com isso concluímos as informações gerais para a criação de personagens em Naruto. Logicamente que isso é só o básico da adaptação e ainda há muito sobre o que falarmos. Na próxima postagem abordarei os Jutsus e apresentarei uma lista com alguns deles e sugestões de como adaptá-los. Espero que tenham gostado até aqui e que possam testar em suas mesas esta adaptação (digam-me o que acharam e como foi a experiência nos comentários!). Só lembrando que já postei aqui uma adaptação completa de Naruto para jogar com o Savage Worlds, caso queiram conferir. Outra dica é baixar a aventura e fichas de personagem que postei para jogar justamente esta nova adaptação de Naruto usando o 3D&T Alpha. E aguardem novidades para Naruto aqui no Mundos Colidem.

Até and Bye…

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Atualização #01 (24/04/2018): exclusão de Ataque Especial e Técnica de Luta como Vantagens permitidas; acréscimo de observação sobre Ataque Especial; mudança da nova Desvantagem “Inepto com Jutsus” para “Incapaz de Transformar Chakra”; alterada condição quando a personagem está “Perto da Morte” por falta de Chakra.

3D&T Alpha Adaptação anime Naruto RPG Santuário do Mestre

Tio Lipe

Engenheiro civil, otaku, leitor aficionado por fantasias, entusiasta gamer e saudosista. Narro RPG desde quando fui apresentado ao hobby com o Mini GURPS e 3D&T da capa vermelha, e só recentemente passei a jogar mais. De lá para cá, já joguei e testei muita coisa. Devorador de sistemas e senhor das adaptações, quem me conhece sabe que adoro ler novos jogos, testar regras diferentes e adaptar as mídias que curto para o que estou jogando atualmente.

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