Narrando na Terra Média

Saudações, Camaradas!

No próximo dia 21 de setembro de 2016 — amanhã — será o 79ª aniversário da publicação de O Hobbit pelo mestre Tolkien. E para comemorar essa data, reapresento a vocês esse artigo que saiu originalmente no ano de 2015. Também o reapresento pela ocasião do evento Dia do Hobbit, que ocorrerá em Natal, na Arena Geek, onde ministrarei a palestra que leva o nome desse artigo.

Desde que comecei a narrar no universo tolkeniano, tenho dialogado bastante com outros narradores pelo Brasil afora. Uma das questões mais debatidas é “como construir uma campanha sem comprometer o cânone?” ou “é melhor narrar na Quarta Era, onde temos mais liberdade?” A Terra Média é palco de inúmeras histórias épicas e maravilhosas, muitas delas relatadas nos apêndices do Retorno do Rei, Contos Inacabados e Silmarillion.

A Terra Média é um universo singular; uma boa leitura das obras de Tolkien é indispensável para embasar o conhecimento do narrador — o que não quer dizer que você vá passar horas de sessão descrevendo o mundo nos mínimos detalhes, como o autor faz nos primeiros capítulos da Sociedade do Anel e no Silmarillion. Mas é imprescindível conhecer alguns detalhes peculiares do universo para que o jogador possa sentir-se imerso na Terra Média.

Por isso, recomendo a leitura das seguintes obras: O Silmarillion, O Hobbit, O Senhor dos Anéis (Sociedade do Anel, As Duas Torres e O Retorno do Rei) e Contos Inacabados. As anotações de particularidades das regiões são essenciais.
Em especial, gosto de inserir o grupo em demandas paralelas às grandes histórias da Terra Média. Muitas dessas grandes histórias, encontradas nos apêndices do Retorno no Rei, são uma excelente fonte de pesquisa para campanhas.

Vou exemplificar o modelo de organização que utilizo

1º Passo: Estruturação da campanha

  • Fato Histórico: Ataque de Angmar ao Topo do Vento e a Fornost.
  • Objetivo do grupo: Levar o Príncipe Araphor em segurança aos Portos Cinzentos e solicitar ajuda aos elfos;
  • Locais: Fornost, Bri, Condado e Portos Cinzentos;
  • Personagens Históricos: Arveleg, Araphor e Círdan.

Você pode encontrar informações para a construção de campanhas nos apêndices do Retorno do Rei, Silmarillion e no Contos Inacabados.

2º Passo: Sistema

Ultimamente, nas campanhas narradas, tenho usado o RPG do Senhor dos Anéis com o sistema CODA quando desejo algo mais épico e tento inserir grupos mais experientes paralelamente em fatos históricos mais importantes. O RPG Um Anel é ótimo para jogadores iniciantes na Terra Média e para explorar uma das minhas particularidades preferidas do universo de Tolkien: a magia sutil da terra. Em relação ao Um Anel, a Cublice 7 lançou livros de campanha com uma séria de conjuntos de aventuras, que seguem a mesma ideia de atuação paralela aos grandes fatos.

 

Terra Média

3º Passo: Referências

É muito importante organizar as referências dos locais por onde o grupo irá passar e dos personagens históricos que poderão encontrar. Não abusem dos grandes personagens, ou a campanha perderá a emoção — e a coerência, se Gandalf aparecer a cada cinco minutos. Particularmente, uso personagens icônicos apenas uma vez por campanha.
Uma boa leitura e anotações são importantes para a descrição dos locais. Os vários artistas que ilustraram a Terra Média ajudam bastante na hora dos jogadores terem uma ideia melhor de onde estão. Meus ilustradores favoritos são John Howe, Alan Lee, Ted Nasmith e os Irmãos Hildebrandt.
O conhecimento geográfico da Terra Média é muito importante — e nesse quesito, recomendo o Atlas da Terra Média. Sempre é bom citar os fatos históricos importantes que ocorreram no período em que os jogadores estão atuando; assim se tem noção da importância da ação dos seus personagens.

Anões e Bilbo

4º Passo: Trilha sonora

A trilha ajuda na ambientação e na reprodução imaginária do cenário. Como quase todo mundo assistiu a O Hobbit e o Senhor dos Anéis, fica fácil usar as trilhas sonoras dos filmes de maneira adequada, de acordo com a região e o momento. Unindo trilha sonora, descrições e ilustrações, você obtém uma ótima reprodução imaginária de onde se passa o jogo para seus jogadores. As trilhas oficiais dos filmes já têm suas faixas nomeadas por região ou por cenas importantes do filme, o que facilita bastante a seleção.

Torre de Sauron

5º Passo: Coerência

É importante manter a coerência nos desafios propostos para os aventureiros, pois o universo ficcional criado por Tolkien possui uma consistência interna muito forte, como por exemplo, os habitats próprios de cada criatura. Levar o grupo a atuar paralelamente a um grande fato histórico reduz suas chances de alterar o cânone histórico — e eu particularmente gosto dessa abordagem — mas nos casos em que a história é alterada, significa que o grupo não atingiu seu objetivo.

Smaug

6º Passo: Eventos

Fazer com que o grupo mantenha um diário é uma ótima ferramenta para registrar os eventos. Temos duas formas de se fazer isso: pode ser em forma de cronologia, onde o grupo é levado a fazer um feedback pós-sessão, anotando os passos do grupo dia a dia e apresentando-o no início da próxima sessão, ou enviando-o através de redes sociais. Outra forma é fazer um sorteio por sessão; o jogador escolhido escreve um relato da sessão segundo a perspectiva do seu personagem e o apresenta na sessão seguinte.

Essa é a forma com a qual me organizo para narrar as minhas campanhas na Terra Média. Como sou um apaixonado pelo universo Tolkieniano, tento manter os fatos históricos inalterados, levando o grupo a atuar na margem da história — mas sem perder sua importância, atuando em demandas secundárias que são essenciais para a resolução do fato principal.

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raphalimma

Nascido em 23 de setembro de 1982. Filho de Mércia, Filho de Emília, Natalense, RPGista, Marxista, Cientista da Religião, Historiador, Professor, Pai de Marianna e Theo, Casado com Daniella, Egiptologo, amante da obra de Tolkien e Lovecraft, apreciador de uma boa cerveja. Entusiasta de sistemas narrativistas, enamorando o fate e suas possibilidades. Autor do Medievo RPG. Em constante pesquisa sobre a inserção da narrativa interativa na educação. Ainda procurando uma finalidade para esse mundo.

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