Mundos Colidem

When Worlds Collide é o nome de um livro de ficção científica do ano de 1933, de autoria de Philip Wylie e Edwin Balmer. O livro narra uma história em que um cientista prevê o choque de outro planeta com a Terra, causando uma devastação que a destruiria completamente. Essa talvez não seja a mais antiga referência a um título sobre a colisão de mundos, mas certamente é a mais clássica e uma das mais conhecidas no meio da ficção científica, chegando a influenciar diversas obras que surgiram depois, dentre elas Flash Gordon e Superman. Além de uma continuação, a história do livro invadiu os cinemas em 1951 – sendo conhecido aqui no Brasil como “O fim do mundo”. Depois disto, o título e a sua corruptela “Worlds Collide” passaram a ser utilizados em várias outras mídias, embora cada vez menos se conhecendo a referência: Worlds Collide foi o título de uma saga entre o universo DC e o universo Milestone, bem como do crossover entre Megaman e Sonic nos quadrinhos da Archie, também foi o nome do sexto álbum da banda Apocalyptica e o nome da música tema da final do campeonato de League of Legends do ano de 2015. E esse foi o nome escolhido por Petras Furtado, ao iniciar um blog em 07 de agosto de 2009, conforme suas próprias palavras:

.

“Certo, galera, vamos ver se desta vez dá certo, certo?

 Este blog é uma tentativa de me manter escrevendo sobre qualquer coisa, desde que me dê na telha e não ofenda (muito) a moral da família brasileira.

 Inicialmente, ele terá um boa porção de informações sobre a atual campanha de RPG, Shadow Chasers, muito embora eu tenha pretensões de mantê-la em seu próprio espaço, mas isso é coisa para o futuro, quando terei mais tempo, juntamente com uma coletânea de opiniões indesejadas sobre o clima, a vida e os tempos em que vivemos.”

.

E, hoje, sete anos após esta primeira postagem, o blog do Mundos Colidem torna-se um site.

 

mundoscolidem01

 

“We are the ones to ignite the darkened skies.

The champions of a world that we defy.”

 

A mudança de um blog para um site ocorreu devido à chegada de colaboradores, o que exigia recursos que uma estrutura de blog não possuía. Como um pequeno universo que possuía apenas um mundo em meio à poeira estelar, o Mundos Colidem precisou se expandir com a chegada de novos mundos. E estes “mundos” agora fazem parte do MCverso, o universo do Mundos Colidem, coexistindo todos na mesma dimensão:

 

Enclave do Arquimago. Situado no meio do mundo, este Enclave, sob a regência de Franciolli, possui portais para vários sistemas e mundos, contendo um acervo inigualável da história de todo o multiverso. Aventureiros são sempre bem vindos ao Enclave e sempre encontram alguma informação útil para suas futuras aventuras.

 

Encruzilhada dos Mundos. Todos os mundos se encontram em algum lugar, e este lugar é a Encruzilhada. Regida por Petras, aqui desembarcam adaptações para RPG de filmes, romances, quadrinhos, cenários originais de RPG, músicas e toda forma de inspiração, o que inclui também variantes de regras. A Encruzilhada recebe viajantes de todos os mundos, e sempre tem lugar para mais um.

 

Espaço Mítico. Desbravado por Joka, aqui transcenderemos a realidade por meio dos sonhos, das narrativas e retiraremos nossa matéria prima diretamente das musas que inspiram os contadores de histórias. Descobrindo RPG’s obscuros, resenhando os novos, estudando formas melhores de narrar, em como utilizar o rpg na educação e, porque não, desenvolvendo alguns materiais autorais inspirados pela loucura causada pelos grandes antigos.

 

Estação das Brumas. Sob a regência de Hélio, este mundo traz em suas postagens a viagem por diferentes mundos das mais diversas mídias e adaptação de tais mundos para algum sistema de RPG conhecido. Casualmente abordará dicas de mestragem e trará materiais elaborados para muitas de suas mesas, bem como ferramentas para uso em jogos.

 

Lugar Nenhum. Este mundo localizado nas costas de uma tartaruga que nada tranquilamente pelo universo está sob a regência de Leishmaniose, que traz em suas postagens um pouco de discussão sobre Teoria do RPG, adaptações das mais diversas e aqui e ali um pouco do que anda fazendo de criação autoral quando sua autocrítica ameniza o suficiente para que ele consiga sentar e escrever algo sem ter de refazer 57 vezes.

 

Nomos. Como as províncias do Egito Antigo, governadas por uma divindade local, tal qual como as províncias da imaginação de seu regente Raphael Lima, sendo governada pelas várias divindades que habitam a sua mente, e organizam o seu caos metafísico causado pela influência dos sóis interiores.

 

Ponto de Ignição. Sob a regência do arquiduque Necrolas, este mundo está sempre em adaptação, trazendo em seus pergaminhos os pensamentos há muito guardados a sete chaves na sua mente. Dentre estes pensamentos e pergaminhos serão reveladas as várias realidades decorrentes da relatividade das escolhas, mostrando adaptações, regras alternativas e o que mais vier delas, pois “a realidade só depende de suas escolhas”.

 

mundoscolidem02

 

“A solemn reign of the few who rise up high.

And we all fight at the last light.”

 

O nosso objetivo nesta nova etapa é dar continuidade aos projetos iniciados na fase de blog (como as adaptações de obras midiáticas para diversos sistemas de RPG, as resenhas de materiais, as discussões de Teoria do RPG e participação nos eventos de RPG) e engatar projetos novos que possam usufruir desse novo formato de site (como a criação de material autoral, a realização de estudos editoriais e elaboração de materiais para outros formatos de mídias). Esperamos contribuir com a discussão sobre RPG, com a produção de material nacional para RPG, com a acessibilidade do hobby a jogadores e leigos e com o desenvolvimento de uma cultura menos tóxica e mais amigável na comunidade do RPG.

 

Para contato, é possível nos encontrar na comunidade do Facebook do Calango Lúdico (evento que auxiliamos na organização da parte de RPG juntamente com o Trampolim da Aventura e a Ludobox, que auxiliam na parte de boardgame, e com a Arttech e a Top Deck, que auxiliam na parte de card game) e no grupo do Telegram do Calango Lúdico. E, claro, caso já não o façam, acompanhem-nos na fanpage do Face:

 

Facebook doMundos Colidem: https://www.facebook.com/mundoscolidem/

 

Facebook do Calango Lúdico: https://www.facebook.com/groups/calangoludico/

 

Telegram do Calango Lúdico: https://telegram.me/joinchat/Cn2x4T8H3ItM7f_bmIcjaw

 

A citação em inglês nesta postagem é da música Worlds Collide que tocou na final do Campeonato de League of Legends do ano de 2015 e que pode ser ouvida aqui:

 

 

 

“Você encontra a Aventura

Ou a Aventura encontra Você”.

Comentários

Deixe um comentário

Por favor, seja educado, nós do Mundos Colidem apreciamos isso. Seu endereço de e-mail não será publicado e os campos necessários serão marcados.