Medievo: Testes de Vontade

Olá, pessoal!

Mesmo com os dias turbulentos dos últimos meses, as produção no Mundos Colidem seguem em alta. Ah sim, a quest que me atormentou durante a última postagem foi vencida, mas terminei apenas com um ponto de vida. Mas ainda assim, foi vencida e empalada. Não acredito que ela retorne — não agora, pelo menos. E eu estou aqui, pela segunda vez fazendo uma postagem de última hora; perdoem-me os erros.

No último domingo, o evento Calango Lúdico completou um ano, em sua 13ª edição de forma brilhante, cumprindo seu objetivo de ser um evento aberto, servindo como espaço de integração entre todas as tribos, unificando jogadores iniciantes e experientes em prol da diversão lúdica, do aprendizado e da troca de informações.

As Terças de RPG seguem se consolidado como espaço para playtest de sistemas e técnicas narrativas, sendo nesse dia que vocês podem conferir algumas da produções autorais do Mundos Colidem em testes abertos para todos que estiverem interessados e conhecer novos narradores e jogadores. As informações sobre os playtests e mesas disponíveis nas Terças de RPG estão na fan page do Mundos Colidem. E quando falo sobre produção autoral, estou me referindo ao Medievo e o Nova Amsterdã, sendo o segundo uma parceria com o Joka do Espaço Mítico.

Nova Amsterdã é um cenário para Fate Acelerado, ambientando o Mythos de Lovecraft no nordeste do Brasil durante a dominação holandesa, usando como base para o cenário a cidade de Natal/RN, que foi renomeada como Nova Amsterdã durante este recorte histórico (de 1633 a 1654). Em dezembro de 2016, a aventura Ocaso na Vila do Bonfim foi publicada para playtest. Em junho de 2017, Joka começou a apresentar alguns seres dos Mythos para o Folclore Brasileiro do cenário.  A produção segue em ritmo normal e arrisco uma previsão de lançamento para janeiro de 2018.

O Medievo, desde a sua idealização e publicação do primeiro playtest em janeiro de 2016, passou por três versões com atualizações para que pudesse chegar à versão final, que está em sua última etapa de produção. Ela foi testada em um evento no último dia 27/06/2017, onde foi aprovada por jogadores e narradores, com a ressalva da correção que faço agora. Com o fim do período de testes do sistema, ele segue para a produção de sua primeira edição, então frequentemente teremos nessa coluna publicações da atualização do sistema com base nos testes realizados nos eventos.

Quer conhecer o Medievo? Você pode baixar a última versão do Jogo Teste Medievo e ler a Resenha do Medievo do Álvaro Botelho no Falando de RPG. E conferir as Regras de Jornada para o Medievo.

Mas vamos ao que interessa:

Testes de Vontade

O atributo Espírito, quando foi pensando, procurava atender à necessidade de testes relativos ao horror causado pelo enfrentamento do medo do “sobrenatural” por parte dos personagens, mas como o sistema traz um atributo referente à Vontade, ele se mostrou rapidamente obsoleto durante os testes.  Assim, houve a necessidade de alteração do atributo Espírito para Social. Com essa mudança, a relação de atributos básicos junto com o atributo Vontade serve de base para os testes de Vontade no sistema do Medievo.

O teste de Vontade é a capacidade do personagem de resistir a oposições de ordem Física, Mental e Social. Para os testes de Vontade, o jogador vai fazer a combinação de dados entre Vontade + o atributo em questão de acordo com a origem da situação. Vamos aos exemplos:

  • Vontade + Corpo: é referente ao testes que sejam diretamente ligados a aspectos físicos, tais como envenenamento, cansaço, um ferimento grave compatível com uma hemorragia descontrolada, afogamento, contato com fogo e situações em que o personagem tenha que pôr o seu corpo à prova. Uma falha pode gerar uma marcação na condição Cansado, ou/e um aspecto negativo temporário ou permanente.
Exemplo: Catarina foi ferida por um dos assaltantes da estrada. O dano causado a fez descer um nível de saúde. Logo, ela tem que fazer um teste de Vontade + Corpo para não sair de ação e ganhará o aspecto temporário “Incapacitado”.
  • Vontade + Mente: é tudo que for relacionado à consciência, medos e à perspicácia. Quando um oponente usa de artifícios sobrenaturais para induzir o personagem a fazer algo, ou quando ele é confrontado diretamente com um horror sobrenatural, ou levado a realizar um feito que não está alinhado com a sua mentalidade, uma falha no teste pode gerar uma marcação na condição Estressado e/ou um aspecto negativo temporário.
Exemplo: Durante uma viagem, o grupo é envolto por um nevoeiro e encontra um árvore onde várias pessoas foram enforcadas, devido ao medo de contrair a peste. É uma visão chocante para o grupo, que necessita de um teste de Vontade + Mente. Em caso de falha, recebem o aspecto negativo “Amedrontado”.
  • Vontade + Social: relativo ao relacionamento com outros personagens, sejam dos jogadores ou do narrador. Intimidação, empatia, debates relacionada a tudo que vá de encontro à sua mentalidade, quando o jogador for alvo de uma ação. Uma falha pode gerar uma marcação na condição Abatido, e/ou um aspecto negativo temporário.
Exemplo: Durante uma missa, o Padre Jean Pierre tenta humilhar o Padre Missionário Clerment perante toda a congregação. O personagem precisa realizar um teste de Vontade + Social e em caso de falha, o Padre Clerment ganhará o aspecto negativo temporário “Humilhado perante os fiéis”.

A escolha entre Aspectos negativos e condições fica a cargo da decisão do grupo na hora da ação, de acordo com a necessidade da história. Um aspecto temporário desaparece assim que a situação que o causou é resolvida; enquanto um aspecto permanente é algo que vai acompanhar o personagem por toda a sua vida. As condições necessitam de um tempo especifico para desaparecerem e elas são situações mais específicas relacionadas aos atributos base.


Essa postagem nasceu da necessidade de uma exemplificação de como seria os testes de vontade (testes de resistência) no sistema Medievo. Nos próximos dias, o Medievo ganhará uma Fan Page no Facebook, uma das sugestões dos participantes do playtest, para servir como espaço de armazenamento de todo o material referente ao Medievo. No mais, gostaria de agradecer a todos aqueles que jogaram e continuam jogando, que curtiram e estão mandando o feedback e solicitando postagens com explicações sobre as mecânicas do sistema. Para esse pessoal e os demais interessados, esta semana Joka nos presenteou com a aventura “Caçada ao Necromante”, testada no playtest do Medievo nas Terças de RPG. Para acompanhar essa aventura, ofereço uma Ficha Editável atualizada do Medievo, atualizada para a mudança do atributo Espírito para Social.

Nas próximas semanas voltaremos a falar mais sobre o Medievo e o Nova Amsterdã, quando espero trazer novidades das adaptações que a comunidade anda perguntando quando vai sair. Adianto que Avatar: a Lenda de Aang para Fate Acelerado, com as regras atualizadas de dominação dos elementos, já está no forno e quase no ponto. E o Senhor dos Anéis para FAte Acelerado também já está em ritmo de produção bem avançado. As férias de inverno foram generosas comigo.

Até Breve!

Comentários
Ficha de Personagem Indie Lima Medievo Nomos Nova Amsterdã RPG

raphalimma

Nascido em 23 de setembro de 1982. Filho de Mércia, Filho de Emília, Natalense, RPGista, Marxista, Cientista da Religião, Historiador, Professor, Pai de Marianna e Theo, Casado com Daniella, Egiptologo, amante da obra de Tolkien e Lovecraft, apreciador de uma boa cerveja. Entusiasta de sistemas narrativistas, enamorando o fate e suas possibilidades. Autor do Medievo RPG. Em constante pesquisa sobre a inserção da narrativa interativa na educação. Ainda procurando uma finalidade para esse mundo.

1 Comentários

  1. Olá!
    Achei a mudança muito válida. Vamos testar em mesa para ver como ela se comporta. Mas fica uma dúvida: e se a personagem possuir um Aspecto positivo que a ajude num teste de Vontade (“resistente”, por exemplo), como funciona? Soma dados também? E como a soma de dois Atributos afetaria a dificuldade base dos testes?

    Até and Bye…

Deixe um comentário

Por favor, seja educado, nós do Mundos Colidem apreciamos isso. Seu endereço de e-mail não será publicado e os campos necessários serão marcados.