Marvel Battle Scenes para Fate Acelerado

Saudações, Camaradas!

O Mundos Colidem está de cara nova e novos colaboradores, cada um como regente de sua própria dimensão imaginária, onde molda seu mundo à sua imagem e semelhança. E este é meu espaço, o Nomos.

Gostaria de abrir esse novo ciclo de postagens falando sobre o tema que encerrou o ciclo anterior, o Fate Acelerado – FAE.

Vocês conhecem o Marvel Battle Scenes, ou BS? Trata-se de um cardgame nacional produzido pela COPAG, com temática de super-heróis do universo Marvel e lançado em meados de 2013. Atualmente, encontra-se na sua 9ª edição (Ascensão e Queda). Nele, dois oponentes se enfrentam usando decks de 60 cartas repletos de heróis, habilidades, cenários e suportes. O vencedor é aquele que primeiro conseguir 15 pontos — que são referentes aos pontos de vida dos personagens vencidos.

Apesar de ter começado a jogar BS recentemente, no início de 2016, em torneios de divulgação e iniciação de novos adeptos no cardgame, já tinha experiência prévia com cardgames de uma forma geral, desde 2014. E desde esta época eu olhava para as cartas e pensava “isso tem que servir para jogar RPG — e as cartas devem ser as fichas!” Pois bem, estava caçando Pokémon com o meu grande amigo Hélio Alcântara, quando começamos a conversar sobre como fazer isso. A grande dúvida era sobre qual sistema moldaria bem a nossa ideia. A resposta foi rápida: Fate Acelerado. O resto foi bem fácil.

Vamos usar a carta do Capitão América como exemplo:Capitão América

  • Nome: Steve Rogers;
  • Aspectos: Conceito (herói/vilão), Alter ego e Afiliação (vingadores);
  • Abordagens: Habilidades (agilidade +2 e a distância +2);
  • Façanhas: recuperar escudo (o escudo sempre volta para o capitão. E ele tem +2 para ataque/defesa usando o escudo, e criar vantagens usando ele). Inspirar Vingadores (+1 para todos os personagens da Afiliação vingadores lutando ao seu lado);
  • Recurso: escudo do capitão (veja a carta do escudo, mais abaixo);
  • Destino: 7 (é uma campanha de supers!);
  • Estresse: escudo é permanente, sempre reduzindo no ataque. O coração são os pontos de estresse e é necessário reduzir todos a zero no mesmo turno para o personagem sair de cena. No turno seguinte, ele volta a numeração original, caso não tenho saído de cena;
  • Todas as demais ações não especificadas são feitas com +0;
  • Quando o personagem tiver ações imprevistas, basta pagar um ponto de destino para ter direito a uma ação extra no turno;
  • O personagem com ação antecipada sempre tem a vantagem da iniciativa. E se tiver ação imprevista e antecipada, pode atacar primeiro duas vezes, bastando gastar um ponto de destino.

O escudo do capitão será um recurso do personagem e com base na carta, seus aspectos seriam:Escudo do Capitão América

  • item único;
  • +1 em escudo (defesa) para o portador, sendo +2 caso seja o Capitão América;
  • múltiplos alvos.

Nem todas as cartas têm funcionalidade na proposta, cabendo ao narrador fazer uma seleção e testar antecipadamente, para evitar disparidades, especialmente no tocante às cartas de edições diferentes. Um exemplo claro é o da carta do Hulk:Hulk

A primeira carta tem a habilidade Hulk Esmaga, que causa quatro pontos de dano. Na proposta do BS para FAE, o jogador teria um +4 para ações de ataque físico. Mas na carta seguinte, temos a habilidade Cólera Enlouquecida, que causa nove pontos de dano. Seria um pouco sem graça, mesmo em uma campanha de super-heróis, o Hulk ter +9 em seu teste de ataque. Sim é o Hulk, mas vamos tentar manter as coisas equilibradas, certo?

A princípio, a proposta parece ser bem funcional, mas estamos realizando testes nas próximas edições do Calango Lúdico, onde iremos expor e testar regras para o uso das cartas de cenários (que s  ervirão como aspectos de cenários), suportes (que deverão ter função similar à apresentada no Jadepunk) e capacitação.

Dependendo do feedback positivo, a esperança é de produzir um material oficial, se conseguirmos autorização dos proprietários dos direitos autorais do cardgame.

Comentários
Adaptação Cardgame Fate Acelerado Marvel Battle Scenes RPG

raphalimma

Nascido em 23 de setembro de 1982. Filho de Mércia, Filho de Emília, Natalense, RPGista, Marxista, Cientista da Religião, Historiador, Professor, Pai de Marianna e Theo, Casado com Daniella, Egiptologo, amante da obra de Tolkien e Lovecraft, apreciador de uma boa cerveja. Entusiasta de sistemas narrativistas, enamorando o fate e suas possibilidades. Autor do Medievo RPG. Em constante pesquisa sobre a inserção da narrativa interativa na educação. Ainda procurando uma finalidade para esse mundo.

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