Jogando Hikikomori: Amiga Otaku, Lolicon e Vaporwave

Para terminar a série sobre o jogo Hikikomori, vamos percorrer uma sessão completa que corresponde a uma semana da vida do personagem. Como vimos na apresentação geral desse jogo, hikikomori é um termo em japonês para usado para definir fenômeno contemporâneo, um problema tanto social quando de saúde pública que cresce em muitos países. O jogo e Ewen Cluney, que foi traduzido para o português (e recentemente revisado) procura fornecer uma mecânica que permita o desenvolvimento de uma narrativa sobre a semana agitada de uma pessoa (geralmente jovem) que está na condição de um hikikomori. Segue a descrição da partida a seguir…

INSTALANDO A ANSIEDADE

Fiquei em dúvida em como descrever o andamento do jogo. Decidi por colocar da seguinte maneira: dividir por dias e por ações. Como apontou Cluney,

esse jogo não tem um final aberto como um RPG normal, é mais um exercício de escrita. Você pode escrever em um papel, digitar ou colocar em um blog.

A partir de agora, o que estiver sido retirado do livro de regras, estará sempre entre colchetes.Também procurei colocar entre colchetes os resultados das tabelas (como descritos no livro), para você ficar sabendo o que os resultados dos dados representaram. As passagens entre aspas fazem parte do diário do personagem, ou seja, a tradução da mecânica em ficção. Não me detive muito na prosa, detalhei umas partes mais e outras menos, me detive na fluência do jogo, escrevia enquanto pensava nas próximas ações e ia vendo como poderia usar as tabelas. De maneira geral foi até bem intuitivo.

IVO E A AMIGA OTAKU: LOLICON E VAPORWAVE

Os nomes e personagens dessa descrição de partida não têm qualquer relação com pessoas reais. Alguns links nas imagens e palavras podem ser úteis para entrar no mundo das obsessões do hikikomori – use o fone de ouvido. Outras referências menos óbvias também estão espalhadas pelos links

Descrição do personagem

Ivo vive isolado em seu quarto…

Abandonou o curso de administração e vive com a avó em uma casa espaçosa com muitos quartos que aluga para estudantes que vêm de cidades menores. A suíte de Ivo fica em uma parte isolada da casa. Nessa semana sua avó está viajando e Ivo ficará só. É um aficionado por vaporwave, uma nova tendência musical que surgiu especialmente na estética da “internet do TUMBLR”, é meio que um gênero mutante inicialmente baseado na nostalgia do Japão dos anos de 1980, e no uso trechos modificados de diversos tipos de música (new wave, música de elevador dos anos 90 comerciais, trap, funk etc. e mais recentemente gabber house no caso do hardvapour). Outro elemento é a ambiguidade entre a crítica e exaltação do capitalismo, variando de acordo com a estética proposta, e mais um bocado de ironias. O vaporwave dominou a mente de Ivo e se prolifera rapidamente.

Ivo também passa muito do seu tempo de isolamento solitário colecionando conteúdo relacionado ao controverso universo lolicon. Rebeca, uma garota que aluga um dos quartos na casa de sua avó, decidiu que Ivo é estranho e tem feito de tudo para ele sair do seu quarto e ser um cara normal.

Para tudo isso ser definido, rolei alguns dados. A escolha do Hobby Obsessivo (vaporwave) foi a escolha inicial. As demais características: a Salvadora (Rebeca) que quer que Ivo saia do seu isolamento e a Perversão (lolicon) foram roladas segundo a tabela do jogo. Conforme as regras sugerem, uma característica deve ser eleita, e as outras duas sorteadas no dado. O personagem ficou da seguinte forma:

Dados do personagem

Esperança: 3d10

Hobby obsessivo (vaporwave): 3d10

Perversão (lolicon): 3d10 Segundo as regras do Hikikomori sobre o atributo Perversão: [Nós vamos deixar por conta da sua imaginação o que seria exatamente, mas se o seu personagem é japonês, lolicon seria o candidato mais provável. Sua escória] Como o estilo tem forte influência de elementos japoneses, e eu não sabia muito bem o que era lolicon, resolvi seguir (para o meu embaraço) a sugestão de Ewen Cluney: [Não, você não pode ser pervertido apenas de uma forma genérica. É esperado que seja algo que faça o jogador pessoalmente desconvortável e que induza a uma auto-repulsa no personagem]

Salvador (Rebeca): esse personagem será definido melhor conforme o passar dos dias.

DIA 1

“Monitor duplo com o GIMP aberto, uma paisagem tropical com o céu rosa, bustos gregos e temas do Windows 95. Duas pastas recém baixadas de arquivos de ‘vapour’ em FLAC. Cheio de ‘material para organizar’ (por tipo: mallsoft, futurefunk, trap) Mais de 73 horas de música”

Hobby Obsessivo (vaporwave) 3d10:

[O maior problema com o Hobby Obsessivo é que ele toma muito tempo. Quando ele tentar atuar sobre você faça um teste de característica]

Hobby obsessivo 3d10: 7 [nada acontece]

Primeira ação: resistir ao hobby

Esperança 3d10 x Hobby Obsessivo 3d10

Esperança = 22

Hobby Obsessivo (Vaporwave) = 20

Resultado: Esperança vence por dois pontos. [“Empate”: fica ruminando a questão e nada muda].

“Hoje decidi me organizar para dar um tempo nessa coisa de colecionar e catalogar os arquivos de música. Pensei até em gravar tudo nesses HDs e tirar do meu alcance… Mas vou dar uma escutadinha de leve, tem novidade… eita, ‘rave do fim do mundo’! Pera, AntiFur, que selo é esse ? O que é essa coisa de ‘hardvapour’ ?” Vou olhar tudo isso, mas e esse vídeo sobre teoria musical do vaporwave?

Segunda ação: Saciar a Perversão (Lolicon)

“Que capa bacana é essa do DELTA金TOPCO , eu conheço essa garota… navegador – favoritos – lolicon – click.”

[Você joga as mãos para o céu e se entrega à sua perversão]

Perversão: lolicon 3d10 = 16

[13-16 Você baixa vários gigas de imagens da internet e se sente um lixo por ter feito isso. Role Esperança; se o valor for menor que o valor do resultado da característica da Perversão, perca um dado de Esperança e adicione um dado na sua Perversão]

“Obrigado! Torrents e Torrents! Olhada geral em TUDO! Escolhi as cenas perfeitas, abri em várias janelas ;). Sete minutos de estrabismo. Alívio… Três horas e sete minutos do meu dia. Vergonha… Mas agora recupero o tempo”

Rolagem de Esperança 3d10: 20. Os valores de Esperança e Perversão continuam os mesmos.

Terceira ação: Salvadora. Iniciação

Rolagem para saber o arquétipo: Cruzado (2d10) . [ Essa pessoa tem alguma necessidade profundamente enraizada de tirar você do seu esconderijo a qualquer custo e não quer receber um não como resposta.]

Ação: Ignorar

Rebeca (Salvadora em Cruzada para me tirar do quarto)2d10 =14 [8-16 Ela continua. Nada acontece.]

“Dá pra ver que Rebeca está de volta. Achei que com o final do semestre ela iria passar mais tempo fora. Andando pra lá e pra cá. É a inquilina mais antiga dos quartos de cima, está no 5o período de psicologia, ou foi biologia que eu escutei? Está aqui desde que é caloura. Minha avó gosta dela, mas depois que ela me descobriu aqui em baixo fica enchendo o saco: ‘Ivo, a conexão está lenta, caiu a conexão! A infiltração, a janela, o microondas, a encomenda…’ Fica olhando, sei que ela olha muito. Puxa papo. Pelo menos tive duas semanas de paz até agora… ela está descendo as escadas. Eu abri a porta, e antes do ar do corredor entrar ela empurra um pacote pela fresta: ‘três semanas que esse pacote tá aqui fora ! Saia pra pegar suas encomendas e tomar um sol!’. Ela falou- falou-falou, mas eu já tinha fechado a porta. Fingi que estava ocupado. Tô nem aí! Meu vídeo-cassete chegou!”

DIA 2

Hobby Obsessivo (vaporwave) 3d10:

[O maior problema com o Hobby Obsessivo é que ele toma muito tempo. Quando ele tentar atuar sobre você faça um teste de característica]

Resultado 9 – [nada acontece]

Primeira Ação: Hobby Obsessivo: Vaporwave (Compartilhar)

Ação oposta: Rebeca (Salvadora em Cruzada para me tirar do quarto) 2d10 x Vaporwave 3d10

Rebeca = 11

Vaporwave = 18

Vaporwave vence por 7. [O hobby vence por 4+: Eles pensam que o seu hobby é legal, mas não estão pessoalmente interessados.]

“Decidi abrir um pouco a janela para tirar o abafado do quarto. Botei Blank Banshee para tocar a todo volume. Rebeca estava estudando na mesa da varanda e achou estranho o sonzinho da abertura do Windows 95 no meio da batida. Mostrei pra ela a capa do CD e tal. Ela achou legal, anotou o nome do lado do caderno. Eu voltei pro quarto rápido acho que eu não estava agradando. Escutei a discografia e o novo, ‘MEGA’, no fone de ouvido.”

Segunda Ação: Sair

Esperança 3d10 = 26 !

[Você tem que fazer um teste de Esperança e tirar um resultado de pelo menos 25 para conseguir sair.]

[Uma vez que você esteja fora, role 1d10, adicione o número de dados que você tem em Esperança ( se você tem 4d10 de Esperança, role 1d10 + 4, não 5d10)]

Rolagem de 1d10 = 5 + 3 (número de dados de Esperança) = 8

[3-8 Você consegue no máximo dar uma passada em uma loja ou duas para comprar algumas coisas enquanto evita contato visual até voltar para casa.]

“Esse videocassete tá meio mal, tá travando. Alguém sabe ajeitar isso? Como vou dar uma olhada nessas fitas antigas aqui? // Foi rápido, consegui sair. Fui no sebo e voltei! Muita fita velha, e coisas boas. Mas só olhei, não consegui comprar nada e voltei correndo. Olhei no YouTube como se limpa, o videocassete estava podre”

Terceira ação: Não fazer nada

Resultado: 8 [nada acontece]

“Olhando para o teto, lendo o manual do vídeo, olhando imagens de equipamentos antigos, pesquisei as minúcias sobre a diferença entre o VHS e o Betamax, fiz uma pasta só com gifs de animes antigos”

DIA 3

Hobby Obsessivo

Hobby Obsessivo (vaporwave) 3d10:

[O maior problema com o Hobby Obsessivo é que ele toma muito tempo. Quando ele tentar atuar sobre você faça um teste de característica]

Resultado 18 – [Você o sacia um pouco; perde uma das suas ações regulares por esse dia]

Primeira ação: Perversão (Suprimir)

Esperança 3d10 x Perversão lolicom 3d10

Esperança = 23

Perversão = 18

A Esperança venceu por 5 pontos.

[ Se a sua Esperança vence por 5 ou mais, reduza sua Perversão em um dado]

A perversão cai para 2d.

“Passei muito tempo olhando e olhando. É sempre a mesma coisa, o mesmo ciclo. Tensão, insatisfação, olhar e ficar babando na coletânea de clipes em webm, nos desenhos, nos gifs, venerando pixels na tela do computador, gastando a minha energia pra nada… Já poderia ter classificado meus arquivos de música e até mesmo ter aprendido um pouco mais sobre LMMS para começar a produzir as minhas próprias músicas! Nada de loli, vou aproveitar meu tempo”

Segunda ação: Hobby Obsessivo Vaporwave (Compartilhar)

Ação oposta: Rebeca (Salvadora em Cruzada para me tirar do quarto) 2d10 x Vaporwave 3d10

Rebeca = 14

Vaporwave = 13

Salvadora ganha por 1 ponto. Empate técnico. [Eles pensam que o seu hobby é OK, mas não estão pessoalmente interessadas]

“Rebeca passou no meu quarto para entregar a correspondência. Eu estava escutando a Nighwave Plaza bem alto enquanto me preparava para dar uma olhada no LMMS. Eu já tinha falado que não precisa bater, é só colocar por debaixo da porta. Mesmo assim ela bateu e deixou em cima da mesa de centro que fica na sala, tava meio distraída com suas próprias correspondências eu acho. Comentei sobre a música, e disse que era uma rádio bacana de vaporwave… Ela falou ‘ah tá, legal’ e continuou a ler um cartão que tinha recebido, nem aí. Estranho, no cartão tinha escrito ‘BONANÇAS’ assim, em caixa alta mesmo”

DIA 4

Hobby Obsessivo (vaporwave) 3d10:

[O maior problema com o Hobby Obsessivo é que ele toma muito tempo. Quando ele tentar atuar sobre você faça um teste de característica]

Resultado 19 – [Você satisfaz seu vício demasiadamente; perca dois das suas ações regulares por esse dia, e a característica ganha um dado.]

Hobby Obsessivo (vaporwave) aumenta para 4d10.

Única ação do dia: Hobby Obsessivo – Vaporwave 4d10 (Resistir)

Hobby Obsessivo – Vaporwave 4d10 X Esperança 3d10

Esperança = 14, Hobby Obsessivo = 19

O Hobby ganha por 4 pontos [Você decide mantê-lo ao final das contas]

“Vi o quanto de tempo perdi catalogando e separando os álbuns. Colecionando referências e fatos obscuros. Na parada para o miojo pensei que eu poderia parar com isso também… Mas quando olhei a caixa de entrada, vi que a Lux tinha respondido meu e-mail! Perguntou pela minha resenha da fita demo e sobre os meus sites prediletos! Passei o dia organizando por pastas, escutando e tentando identificar os estilos, pesquisando o pseudônimos utlizados pelos produtores, influências sonoras e visuais. Fiz uma lista de tudo que tocou nos últimos episódios do Neon Nights FM. Apesar de não ter respondido o e-mail ainda, me senti super bem!”

DIA 5

Hobby Obsessivo (vaporwave) 4d10:

[O maior problema com o Hobby Obsessivo é que ele toma muito tempo. Quando ele tentar atuar sobre você faça um teste de característica]

Resultado 28 – [Você satisfaz seu vício demasiadamente; perca dois das suas ações regulares por esse dia, e a característica ganha um dado.]

Hobby Obsessivo (vaporwave) aumenta para 5d10.

Única ação do dia: Hobby Obsessivo – Vaporwave 5d10 (Resistir)

Hobby Obsessivo – Vaporwave 5d10 X Esperança 3d10

Esperança = 19, Hobby Obsessivo = 43

[O Hobby vence por 12+ Você decide mantê-lo e termina por ficar mais atolado no hobby. Seu de Hobby Obsessivo sobe em um dado.]

O Hobby Obsessivo aumenta para 6d10

“Peguei no sono na frente do computador. Vi que mais 4 álbuns saíram pela HVRF . Resolvi recatalogar o material usando as referências do Harley_Magoo.

DIA 6

Hobby Obsessivo (vaporwave) 6d10:

[O maior problema com o Hobby Obsessivo é que ele toma muito tempo. Quando ele tentar atuar sobre você faça um teste de característica]

Resultado 34 – [Você satisfaz seu vício demasiadamente; perca duas das suas ações regulares por esse dia, e a característica ganha um dado.]

Hobby Obsessivo aumenta para 7d10

Única ação do dia: Hobby Obsessivo – Vaporwave (Compartilhar)

Ação oposta: Rebeca (Salvadora em Cruzada para me tirar do quarto) 2d10 x Vaporwave 7d10

Rebeca = 13

Vaporwave = 32

Vaporwave ganha por 19 pontos. [O hobby ganha por 12+: São conquistados pelos encantos do seu hobby. Se a pessoa for um Salvador, ele se torna um Amigo Real. Independentemente disso você ganha um dado para a sua Característica Hobby Obsessivo.]

Rebeca passa de Salvadora 2d10 para Amiga Real (Otaku) 3d10.

Vaporwave aumenta para 8d10.

“Rebeca veio bater na porta para me fazer sair, quando achei que ela viria com a conversa de que eu precisaria participar mais da casa e sair da ‘masmorra’ ela resolveu conversar sobre o som que eu tinha mostrado, ela gostou de um bocado da parte de vídeos antigos com future funk e da estética. Entrou no meu quarto e conversamos por horas. Ficou empolgada e passou várias músicas para o seu pendrive disse que era viciada em filmes de gangster japonês e que era fã do Beat Takeshi (falou que tem até um poster do filme Hana-bi no seu quarto), na verdade, ela já assistiu a muitos filmes e tem até uma coleção de VHS antiga. Ela é bem bacana!”

DIA 7

Primeira ação: Perversão (Suprimir)

Pedindo a ajuda de Rebeca: Amiga Real (Otaku) 3d10 = 17

[se o resultado estiver entre 12 e 16 você pode adiconar metade (arredondado para baixo) os seus dados de Amigo Real em uma rolagem de Esperança. Se o resultado for 17 ou maior você pode adicionar todos os dados. Em ambos os casos, se a rolagem de esperança é bem-sucedida em qualquer coisa que você esteja querendo fazer, a característica Amigo Real ganha um dado.]

Esperança 3d10 + (3d10 ajuda de Rebeca) x Perversão lolicom 2d10

Esperança = 40

Perversão = 15

A Esperança venceu por 20 pontos.

[Se a Esperança vencer por 10 ou mais, remova sua Perversão inteiramente]

A perversão Lolicon é removida completamente!

Amiga Verdadeira (Rebeca) aumenta para 4d10

“Pedi para Rebeca ‘guardar’ no quarto dela todo o material. Pode trancar isso. Não me deixe chegar nem perto! Bloqueei todas as páginas e decidi não perder mais tempo com isso. Conversamos bastante e ela me ajudou, disse que eu não precisava ter vergonha. Li em um site que tomar banho frio e fazer exercícios ajuda a distrair a cabeça e focar em outras coisas. Não sei se vai dar certo. De qualquer forma acho que posso passar um bom tempo sem pegar nesse material”

Segunda Ação

Resistir hobby obsessivo

Pedindo a ajuda de Rebeca (4d10): 28

[se o resultado estiver entre 12 e 16 você pode adiconar metade (arredondado para baixo) os seus dados de Amigo Real em uma rolagem de Esperança.Se o resultado for 17 ou maior você pode adicionar todos os dados. Em ambos os casos, se a rolagem de esperança é bem-sucedida em qualquer coisa que você esteja querendo fazer, a característica Amigo Real ganha um dado.]

Esperança 3d10 + (4d10 ajuda de Rebeca) x Hobby Obsessivo Vaporwave 8d10

Esperança = 40

Hobby Obsessivo = 35

Esperança vence por 5 pontos

[A Esperança vence por 4+: Você termina aliviando seu apego ao hobby. Reduza seu de Hobby Obsessivo em um dado.]

Hobby obsessivo cai para 7d10.

Rebeca sobe para 5d10.

Sétimo dia

Terceira ação: Ação de Característica

Amigo Real (Rebeca) 5d10 = 24

[De alguma forma você consegue melhorar a vida do seu amigo. A sua característica Amigo Real e sua Esperança ganham um dado]

Esperança sobe para 4d10

Amiga Real (Rebeca) sobe para 6d10

Fim da semana

Rolagem final de Esperança 4d10 = 26 [20-29 Nada muda, mas pode ser que sim algum dia.] Ver epílogo…

Último dia e Epílogo

Combinei com Rebeca que ela me ajudaria com essa coisa da dispersão, preciso focar em fazer algo, sei que minha avó não vai ficar por aqui para sempre. Fiquei de ajudá-la na revisão dos trabalhos dela e consegui. Continuo pegando direto no som, acho que um dia posso transformar isso em algo realmente produtivo, mas nem consegui usar o LMMS ainda. Não consigo sair de casa, mas pelo menos já tenho uma pessoa de verdade para conversar, posso sair um pouco do meu quarto e é como visitar um mundo novo. Minha avó voltou de viagem e está tudo bem. Ontem mesmo escutei as duas cochichando, acho que estão tramando algo…

Pense sobre a sua vida…

Essa é uma das partes essenciais do jogo como aponta Cluney: […escreva um epílogo. Logo que isso tenha sido feito, reserve um momento para voltar para realidade o máximo que puder. Mesmo que você esteja pensando sobre coisas que não são habituais, você é a mesma pessoa que você era antes de começar. Agora pense sobre como você pode melhorar a sua vida. Isso faz parte das regras do jogo, então significa que isso deve ser feito]. Feito… acho que ainda estou fazendo…

COMO FOI JOGAR HIKIKOMORI?

O jogo foi bastante proveitoso. Foi interessante repassar as regras e revisar as tabelas. É necessário ir e voltar muitas vezes na leitura das páginas, uma tabela unificada ajudaria bastante na fluência no jogo. Há muito espaço para preencher e novas tabelas poderiam ser adicionadas.

O jogo me fez ficar ansioso para ver como a Esperança de Ivo iria variar, se ele se depararia com pensamentos suicidas etc. Essa foi a minha primeira experiência com o Hikikomori. Tive algumas dúvidas que coloquei de lado em função da fluência do jogo (não tive tempo de consultar jogadores veteranos), tentei deixar o relato o mais coerente possível, mas acredito que isso seja um desafio que sempre vai fazer parte de um jogo desse tipo, na verdade é o que faz ele ser um exercício de imaginação e de produção de ficção tão interessante.

É importante perceber que mesmo sendo um jogo solitário, existe um lugar central para os personagens amigos e os salvadores. Não ficar sozinho pode salvar o hikikomori de um final trágico. Assim como na vida, os amigos fornecem os bônus para superar dificuldades que parecem ser intransponíveis.

Não é um jogo de temática “fácil”, pode ser um jogo descontraído e engraçado, mas também pode ser trágico, dependendo da forma que as escolhas são feitas. Os dados influenciam as direções tomadas, mas o tom geral do jogo pode ser guiado pelo jogador.

Está mais do que recomendado explorar as possibilidades do Hikikomori. Até a próxima.

Comentários

2 Comentários

  1. Jokasays:

    Muito interessante a forma prática em que o jogo se desenvolve. Ele me lembra até os famosos “RPG by Forum”. Ele exercita a nossa empatia pelo personagem, pela situação que vive e nos coloca no lugar do outro. Sensacional.

    • Gabriel Lopessays:

      Valeu Joka. Recomendo a experiência. Uma coisa notável: igual a todas as “sessões faladas” legais de RPG em grupo que participei, nesse jogo (que é solo e escrito) eu não me lembro de frases ou coisas do texto. Mas sim de imagens e elementos vividos na ficção.

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