Índice Mundos Colidem FAE

Olá eu sou o Lima, Raphael Lima.

 

Essa semana, na Caixa do Lima (outrora Nomos), esta coluna onde vos falo quinzenalmente, apresento a vocês o índice de artigos sobre o Fate Acelerado que foram publicados no Mundos Colidem. Um pouco de história (ou estória, como preferirem): na última reunião anual do MC, que ocorre no mês de dezembro, foi levantada a questão sobre produção de artigos para iniciantes, para aqueles que ouviram falar, jogaram, mas ainda não entendem o que é RPG. Com essa demanda constatada, algumas diretrizes foram estabelecidas, e duas são especiais para esta coluna:

  1. produzir material autoral digital gratuito; no qual estamos atingindo os objetivos, e aproveito o ensejo e os convido a conhecerem o Medievo RPG: Fantasia Medieval na Baixa Idade Média e o Sobreviventes: um jogo minimalista de sobrevivência pós-apocalíptica;
  2. produzir material acessível para iniciantes, tais como dicas para narradores, resenha de sistemas amigáveis e artigos sobre teoria do RPG, que podem ser encontrados também nas colunas Encruzilhada dos Mundos e Espaço Mítico, domínios dialéticos do “Papai Smurf” Petras Furtado e de Joka, uma das poucas criaturas que mantém a sanidade nesse caos onde Mundos Colidem.

Gostaria de agradecer aos leitores do MC que sugeriram a compilação desse índice de postagens do Fate Acelerado, e que atendendo aos desejos dos que anseiam por mais aventuras prontas, adaptações, fichas e dicas para o sistema estamos tentando voltar a normalidade, e em breve teremos novidades. O índice vai trazer apenas as postagens referentes a adaptações, criação e sugestão de regras e produções de cenários autorias do MC.  As postagens sobre fichas de adaptações e as resenhas de sistemas ficaram de fora dessa lista, por não serem o objetivo desta compilação.

“Vocês estão prontos, crianças?”
“Estamos, capitão!”

Bob Esponja, abertura

1) Avatar FAE – atualização das regras de dobra

A adaptação de Avatar a Lenda de Aang para Fate Acelerado foi publicada em meados de junho-julho de 2016, e no inicio de 2017 ganhou uma atualização nas regras de dobra de elementos, o que garantiu uma nova edição com as novas regras para a dominação de elementos, que em breve estará disponível. Mas enquanto o novo PDF não sai, vale a pena dar uma conferida nessa adaptação.

2) A aventura vai começar

Nessa postagem são abordadas sugestões para narradores e jogadores conduzirem o inicio de uma aventura no FATE, desde a construção da proposta, das fichas de personagens e da aventura a ser vivida pelo grupo.

3) Armas Envenenadas para das FAE

Como simular armas envenenadas dos Orcs e demais criaturas da Terra Média? Sugestões e dicas de como emular no FAE essas particularidades.

4) Brincando com FATE.

As experiências de um pai e professor tentando aliar o FATE as brincadeiras da filha, buscando uma forma de metodologia para se utilizar o RPG com crianças em ambiente escolar. Uma segunda parte desse artigo está em processo de desenvolvimento.

5) Criando aventuras pelo FATE Fractal

Como criar aventuras usando o FATE Fractal? Uma boa sugestão para os narradores que estão cansados de criar vários materiais, ganchos e plots que os jogadores nunca terão o prazer de ver.

6) Folclore Brasileiro e Cthulhu

Nova Amsterdã é um produção autoral do MC, e nessa postagem o Joka apresenta as lendas do folclore local inseridas no contexto dos Mythos de Cthulhu no cenário de Nova Amsterdã.

7) Fate Fractal para os Leigos

Apresentação do Fate Fractal também conhecido como a Regra de Bronze, o Fractal permite estabelecer como personagens vários elementos do cenário do jogo, como grandes quantidades de PdNs (exércitos, bandos, manadas, enxames), organizações (governos, institutos, guildas) e até mesmo forças da natureza (tempestades, terremotos, vulcões).

8) Heróis Blindados

Armaduras de combates para Fate Acelerado, revelando toda a paixão do Grande Papai Smurf por Ficção Cientifica. Sim, mecha e mais mecha para as suas aventuras.

8) Moana Parte III

“Último” capítulo da série de adaptações da aventura polinésia da Disney, onde foi abordado personagens, barcos e seus tipos e as regras de navegação.

9) Marvel BS para FAE

Sugestão para jogar uma campanha de supers Marvel usando as cartas do Battle Scenes da Copag.

10) Mouse Guard FAE

Adaptação de Mouse Guard para Fate Acelerado pelas mãos de Joka.

11) Nova Amsterdã 1646: O estranho ocaso do lado da Vila do Bonfim.

Aventura de teste do Nova Amsterdã, cenário autoral do Mundos Colidem, onde os Mythos de Cthulhu são inseridos no contexto da dominação holandesa no nordeste brasileiro durante Século XVII .

12) RPG (FAE) para Iniciantes

Artigo introdutório para os que desejam saber o que é RPG, utilizando o Fate Acelerado.

13) Senhor dos Anéis FAE

Adaptação de O Senhor dos Anéis para Fate Acelerado em uma série de postagens, onde abordamos desde as dicas básicas para se narrar na Terra Média, até regras de corrupção, mágica sutil, habilidade raciais, itens mágicos e lendários, e regras para viagens.

14) Shadowrun FAE

Adaptação de Shadowrun para Fate Acelerado pelas mãos do Papai Smurf do MC.

 

Essa lista será atualizada constantemente com o intuito de concentrar todos os links referentes ao Fate Acelerado e o Fate Básico, em um índice visando facilitar a busca dos leitores pelos referidos artigos produzidos pelo Mundos Colidem para o sistema da Evil Hat, distribuído em solo tupiniquim pela Solar Entretenimento.

Sobre a mudança do nome da coluna

Os mais atentos devem ter notado que a coluna passou a se chamar Caixa do Lima, e que outrora era conhecida por  Nomos. Existe algo especial na mudança? Apenas o desejo de deixar a mesma com o nome mais ligado ao autor, facilitando assim a associação entre a coluna, conteúdo produzido e ao mesmo. Mas o nome Nomos não será largado ao esquecimento, e nem riscado dos templos, pois ele será o nome do sistema que desenvolvi para os minijogos com o qual pretendo trabalhar com mais frequência nos próximos meses, anos, décadas, séculos e milênios.

 

Até Breve!

Raphael Lima
Professor, Escritor, Narrador e Jogador.
Comentários
FAE Fate Fate Acelerado Lima Mouse Guard Mundos Colidem RPG SdA Técnicas narrativas

raphalimma

Nascido em 23 de setembro de 1982. Filho de Mércia, Filho de Emília, Natalense, RPGista, Marxista, Cientista da Religião, Historiador, Professor, Pai de Marianna e Theo, Casado com Daniella, Egiptologo, amante da obra de Tolkien e Lovecraft, apreciador de uma boa cerveja. Entusiasta de sistemas narrativistas, enamorando o fate e suas possibilidades. Autor do Medievo RPG. Em constante pesquisa sobre a inserção da narrativa interativa na educação. Ainda procurando uma finalidade para esse mundo.

1 Comentários

  1. Olá!
    Ótimo índice meu amigo. Facilita bastantea vida da galera. E você pode ir atualizando conforme novos materiais saírem.

    Até and Bye..

Deixe um comentário

Por favor, seja educado, nós do Mundos Colidem apreciamos isso. Seu endereço de e-mail não será publicado e os campos necessários serão marcados.