Guilda de Ladrões: Os Ladrões das Sombras

Saudações, aventureiros.

Os históricos dos personagens (backgrounds) de Dungeons & Dragons 5e, tem a função de conectá-los ao mundo no qual suas aventuras se desenvolverão, fornecendo também algumas vantagens, contudo estas são concedidas apenas em uma escala inicial e são as organizações que passam a cumprir este papel nos níveis mais elevados.

No artigo anterior falei um pouco sobre as Guildas de Ladrões e hoje apresentarei um exemplo de guilda, criada a partir das recomendações apresentadas no Dungeon Master’s Guide e inspirado na mais famosa guilda de ladrões dos Reinos Esquecidos.


O Cenário de Campanha de Forgotten Realms é provavelmente o mais conhecido entre os jogadores brasileiros, tendo traduções para o AD&D 2ª edição (1995), D&D 3ª edição (2003) e D&D 4ª edição (2011).

De acordo com os magos adivinhos, a próxima tradução só deverá acontecer em 2019 ou uma grande catástrofe se abaterá sobre os Reinos.

Em sua quinta edição o D&D, ainda sem tradução no Brasil, adotou os Reinos Esquecidos como seu cenário base, com seis de seus sete grandes arcos de história nele ambientados.

O mundo possui uma rica e vasta história, não só apresentada nos livros de ambientação, como em suas centenas de romances publicados lá fora, com organizações poderosas, sendo algumas delas referenciadas nos produtos da quinta edição, como as principais facções:

Agora, voltando o assunto para as guildas dos ladrões, vamos apresentar os…

Ladrões das Sombras

Os Ladrões das Sombras já foram a mais poderosa guilda de ladrões do Norte, mas foram esmagados pelos Lordes de Waterdeep, e forçados a fugir da cidade, operando atualmente em Amn. Ainda existem ladrões e mesmo assassinos em Waterdeep, mas eles estão divididos em numerosos pequenos grupos ou operando sozinhos.

Após reagruparem-se em Amn, a guilda prosperou e hoje controla a maior parte das atividades criminosas ao longo da Costa da Espada (com exceção de Waterdeep) e em muitos outros locais dos Reinos.

O grupo a muito tempo vem tentando restabelecerem-se na Cidade dos Esplendores, mas a vigilância constante dos Lordes de Waterdeep e seus agentes, tem mantido a guilda a distância, mas eventos recentes podem dar a chance que a guilda precisa para transformar Waterdeep em sua principal base de operações.

Os Ladrões das Sombras são uma organização que podem antagonizar o grupo de personagens e, caso exista algum ladino no grupo, força-lo a realizar algumas missões para eles, uma vez que eles acreditam que não devem existir profissionais das sombras autônomos.

Mote: Nosso ouro flui das sombras!

Crenças: As crenças dos Ladrões das Sombras podem ser sumarizadas da seguinte forma:

  • As sombras cobram seu tributo. Não existe “profissional” autônomo aonde os Ladrões das Sombras atuam.
  • A guilda é uma família onde poderás obter treinamento e proteção, mas nada vem de graça.
  • A lealdade à guilda é essencial para mantê-la forte.

Objetivos: Controlar Waterdeep.

Missões típicas: Missões típicas de agentes da guilda envolvem o roubo de algum objeto valioso ou aquisição de informações por meio de espionagem e assassinatos.

Ideias de Aventuras

Cooptando os personagens

Muitos grupos de aventureiros são patrocinados por mecenas, principalmente quando ainda são pouco experientes. A guilda possui grande interesse em patrocinar esses potenciais associados e no desenrolar de suas missões, sondá-los para verificar o seu alinhamento de interesses com a organização.

Muitas vezes não existe este alinhamento de interesses, mas o patrocinado tem potencial e se não vai por bem, vai por mal e a guilda sempre encontra uma forma de cooptar aventureiros para fazer o seu serviço, que pode ser lícito ou ilícito, mas sempre objetivando a conquista de algo mais a frente.

A cooptação dos personagens pode ser feita de várias maneiras, sendo algumas delas: oferta de treinamento, proteção, ouro, etc.

Caso os personagens se recusem, sempre tem a possibilidade da guilda fazer algum outro personagem ou familiar dos personagens de refém e o obrigá-lo a fazer algo que eles não queiram.

Retomando Waterdeep

Embora não tenha lido, sei que em Death Masks, romance lançado em 07 de junho de 2016, os Lordes de Waterdeep estão sendo mortos. Mesmo que não sejam os Ladrões das Sombras que estejam fazendo isso, o tumulto gerado por ser a oportunidade perfeita para reconquistarem Waterdeep e terem mais uma vez uma base de operações.

As missões podem envolver a facilitação da entrada de pessoas na cidade que eles não sabem quem são na verdade, até no auxílio/acompanhamento de atividades lícitas, mas que funcionam de fachada para a organização.

Frustrando Planos

Caso os jogadores descubram as atividades da organização e desejem frustrá-las, estarão ganhando um poderoso inimigo recorrente e isso pode acontecer de muitas formas, dentre elas, auxiliando a prender alguns membros da guilda disfarçados, impedir o roubo a determinados locais, prevenir o assassinato de algum nobre, etc.


Os Ladrões das Sombras são uma organização icônica do cenário de Forgotten Realms, com alcance muito grande. As ideias para aventuras são inúmeras e a organização pode ser usada de muitas formas pelo mestre.

Espero que tenham gostado e até a próxima.

Comentários

Deixe um comentário

Por favor, seja educado, nós do Mundos Colidem apreciamos isso. Seu endereço de e-mail não será publicado e os campos necessários serão marcados.