Fullmetal Alchemist para Savage Worlds Parte II

Olá je suis Necrolas do Pontos de Ignição e trago a vocês hoje um material de suporte para jogadores e narradores que desejem enveredar no mundo de Fullmetal Alchemist. Com uma surpresinha no final pra galera que curte FATE.

Antes de começar com o assunto, pra situar a leitura começarei falando sobre as regiões de Amestris de um modo geral. Logo depois colocarei umas regras alternativas (você e seu grupo podem usa-las ou manter as anteriores). E pra finalizar as regras de como funciona a Alquimia Equivalente em FAE (Fate Acelerado). Se ainda não leu o link pra o material anterior está aqui: Fullmetal Alchemist.

Vamos começar agora

Aqui estaremos apresentando as cidades importantes e bases de comando do exercito de Amestris.

Cidade Central

Capital de Amestris, é uma metrópole e exemplo de tudo que pode-se ver em Amestris inteira numa única cidade. Lar das bibliotecas e dos avanços em pesquisas laboratoriais. aqui é que se localiza a Central de Comando local de onde saem todas as ordens das forças armadas, onde o alto-escalão e o Führer tomam as decisões. Não é a única instalação do exercito, ainda estão os Centros de Investigação e a Corte Marcial. Há uma favela nos arredores da Cidade Central chamada de Kanama.

Cidade do Leste

A capital da região Leste, lar de muitos heróis da Guerra Civil de Ishval, embora seja chamada de “caipira”, apresenta muitos aspectos da metrópole da Cidade Central. Aqui está localizada o Quartel General do Leste, devido a seu histórico na Guerra de Ishval, muito veteranos estão aqui. Sob jurisdição do Quartel General do Leste

Resembool

Localizada a sudeste, uma cidade rural (cidade onde os irmãos Elric nasceram). Conhecida por suas fazendas de ovelhas. Devido a constantes problemas da Guerra de Ishval, ainda mais pela falta da presença militar na região, pois não existia posto de operações próxima e sem estação de trem que foi destruída nesse período. Sob jurisdição do Quartel General do Leste.

Liore

Situada a nordeste, cidade onde começou a crescer a Igreja de Leto e seu número de fieis como mostrado nos primeiros episódios do anime e do mangá. Palco de problemas devido a esse crescimento religioso. O exercito está sempre de olho nessa cidade. Sob jurisdição do Quartel General do Leste.

Youswell

Cidade mineira no extremo leste, rica em carvão de propriedade privada. Região que sobrevive de extorsão e corrupção. O regente dessa região por exemplo pagou altos custos em suborno por titulo militar. Sob jurisdição do Quartel General do Leste.

Cidade do Oeste

Como o nome diz essa cidade está localizada no Oeste, é a capital dessa região, ela não tem nada de anormal enquanto capital ela apresenta os mesmos aspectos da Cidade do Leste, exceto que não sofreu tanto com a Guerra de Ishval. O Quartel General dessa região está aqui na cidade.

Demais cidades do Oeste

Essa cidade de Pendleton é palco de conflitos entre Amestris e Creta, devido a estar na fronteira desses países. A cidade de Riviere costumava ser uma cidade-estado com governo próprio. Foi a primeira cidade invadida por Amestris e anexada a seu território. Situada a noroeste no mapa. E a cidade de Wellsley que foi palco de conflitos abertos situada a sudeste de Amestris. Ambas cidades estão sob jurisdição do Quartel General do Oeste.

Cidade do Sul

Famosa pelo turismo, já foi uma região turbulenta devido a guerra contra Aerugo, consolidou seu poder vencendo Aerugo, concedendo expansão a Amestris, vive em constante conflito com Aerugo apesar disso. Aqui está localizado o Quartel General do Sul.

Fotset

Cidade a sudeste de Amestris e fronteira com Aerugo, já foi território de Aerugo. Foco do conflitos entre esses dois países. Sob jurisdição do Quartel General do Sul.

Rush Valley

Cidade pacifica embora não tenha muita atividade do exercito, sua principal atividade é o comercio e produção de automail de boa qualidade e de tipos variados. Paraíso de engenheiros. Sob jurisdição do Quartel General do Sul.

Demais Localidades do Sul

Dublith é uma cidade conhecida pelo turismo no Lago Kauroy onde está a Ilha de Yoch. Pouco tempo de viagem depois de Rush Valley e assim como toda a Região o clima quente favorece a esse turismo. Sob jurisdição do Quartel General do Sul.

Cidade no Norte

Capital da Região Norte, onde neva boa parte do ano. O Quartel General do Norte está aqui nessa cidade. Região de povo bruto e direto muito devido as problemáticas do clima frio e da nevasca.

Demais Localidades do Norte

O Forte Briggs é a instalação militar situada no Monte Briggs (separa Dracma de Amestris). Sua função é justamente separar os dois paises e impedir Dracma de invadir Amestris. A força militar disponível nessa região está em sua maioria aqui e são considerados os mais bem treinados do pais, vivem em constante vigilância. Uma cidade mineira está localizada a leste do Forte Briggs chamada de Baschool.

Regra Alternativa

Com umas conversas entre amigos resolvi escrever essa regra com base no teste padrão do Savage Worlds. Lembrando que os testes só serão necessários em combate e se for feito o Taboo (tentar reviver alguém, Portão da Verdade). Em combate é necessário produzir o circulo de transmutação independente de qual escola você segue levando uma ação para fazer isso. Feito o circulo, o valor base sendo o do livro básico então o que muda? Simples, a transmutação independente de escola escolhida se estiver em combate a dificuldade sobre em +2 se estiver sobre pressão do inimigo.

Exemplo: Day Minus é uma Alquimista Equivalente da escola de Construção/Destruição e está sob uma ponte precisando chegar ao outro lado. Como está sob fogo cruzado, parada nalgum lugar 1/3 próxima da fim da ponte ela gasta seu movimento para escrever o circulo e após isso faz o teste de ativar o mesmo, como está sob pressão (combate) sua dificuldade aumenta em +2. Então precisará tirar no dado um 6. Caso os inimigos não estivessem vendo Day o seu teste seria com o valor de 4 normalmente.

Monstros

Uma coisa interessante do anime/mangá é que devido a particularidade do uso da alquimia como magia dá uma brecha para narrador@s transformarem quaisquer monstros de qualquer livro do sistema Savage Worlds como quimeras. Devido a particularidade dos homúnculos seria interessante aos narrador@s fazerem fichas para cada homúnculo em questão como um personagem Carta Selvagem, eles precisam necessariamente ser relevantes para a história.

Como ser um Alquimista Equivalente em FATE/FAE

Agora depois de muita espera a adaptação de Alquimistas para FATE. Pra começar é preciso frisar que os testes só serão exigidos se estiver sobre pressão (seja combate ou algo extremamente complicado como o Taboo).

De inicio é preciso um aspecto para representar que você possui o poder para produzir a AE, esse aspecto vai direcionar o seu estilo. A pericia Conhecimento será usada como base para os testes se necessário.

Como os recursos para se usar a alquimia depende do local e dos recursos ao seu redor. Uma façanha representará como você faz uso desses recursos ao seu redor.

3 caixas de estresse para Recursos são necessários, elas iram funcionar para representar os recursos disponíveis caso haja falhas nos testes.

Lembrando que as falhas Ruins/Terrível (-1, -2) causaram um estresse em Recursos mas o efeito ainda será considerado, só que dependendo se o efeito for Criar Vantagem, Superar, Atacar ou Defender o valor será +1 ao invés de +2 (lembrando que no anime/mangá ninguém nunca conseguiu deixar de fazer alquimia).

Exemplo: Day Minus é da escola de Construção/Destruição (aspecto) e no exemplo acima precisa se desvencilhar dos inimigos atirando nela. Para fazer isso ela cria uma façanha com nome TUDO VIRA LAMA e nela criara a Vantagem que precisa para poder sair da ponte transformando o cimento da ponte em lama dificultando a vida dos inimigos.

A diferença entre FATE e FAE será que no lugar da pericia CONHECIMENTO, a ABORDAGEM dependerá de como ele deseja fazer Alquimia Equivalente.


Bom galera é isso, minha fonte de pesquisa para escrever essa adaptação foram as obras disponíveis no Netflix e nesse site além de materiais de avatar adaptados por Raphael Lima aqui e aqui. Caso tenha duvidas, comentários ou elogios comenta aqui em baixo e se gostou espalhem a palavra, vocês podem também nos acompanhar no Facebook. Muito obrigado e até a próxima.

Comentários

Deixe um comentário

Por favor, seja educado, nós do Mundos Colidem apreciamos isso. Seu endereço de e-mail não será publicado e os campos necessários serão marcados.