Final Fantasy para Savage Worlds

Olá Galerinha!

Desta vez a nossa viagem não nos leva apenas a um mundo, mas sim a um universo de idéias. Quando criança, começando a conhecer os fantásticos jogos eletrônicos, me deparei com um titulo que até hoje considero um dos melhores — Final Fantasy. Durante muitos anos segui jogando a franquia e quando comecei no nosso delicioso hobby, que envolve papel e dados, tentei adaptá-lo para os sistemas que tinha em mãos à época, mas por diversos motivos, nunca dava certo. Agora, com a quantidade de sistemas que temos em nosso mercado, dos mais simples aos mais robustos, resolvi tentar mais uma vez.

Vamos lá!

Para galera que também está tentando adaptar alguma coisa e tem muitas dúvidas, vamos acompanhar as dicas que os coleguinhas Tio Lipe, LeishmaniosePetras colocaram por aqui nas últimas semanas:

O Mundo

Final Fantasy é uma franquia de jogos eletrônicos desenvolvida pela Square Enix que mistura ficção cientifica e fantasia medieval em diversas doses. Já conta com quinze títulos, além de vários outros que estão direta ou indiretamente relacionados. Cada jogo é independente, com mundo, enredo e personagens diferentes, apesar de alguns elementos serem presentes em quase todos os títulos — como os chocobos, uma espécie de montaria que parece ter uma certa semelhança com uma galinha gigante e o querido personagem Cid.

Além disso, um desses mundos — Ivalice — também já foi mostrado mais de uma vez, em títulos indiretos, localizados em diferente lugares e períodos de tempo dentro do mundo.

Para quem quer pesquisar um pouco mais sobre os títulos da franquia, seus mundos e etcs, esses links podem ajudar:

Sobre a Adaptação

Com esta infinidade de mundos, fica um pouco difícil de nos aprofundarmos em cada um deles. Nossa adaptação busca mostrar um elemento bem comum em quase todos os jogos da franquia, as profissões (Jobs System). Para isso, vamos usar um sistema genérico que vem agradando a muita gente, inclusive a mim. Estou falando do Savage Worlds, trazido para o Brasil através de financiamento coletivo pela editora Retropunk. Sua proposta permite emular quase todos os tipos de jogos (quase todos mesmo), com um sistema simples, rápido e selvagem. O Savage Worlds já conta com diversos suplementos, como Horror, Fantasia, Supers e Ficção Científica, entre outros. A Retropunk tem buscado trazer a melhor seleção de material para o Savage Worlds, com uma qualidade sem igual. Você pode adquirir o seu na loja online da editora.

Profissões

As profissões determinam a função de cada personagem no mundo, o que ele sabe fazer de melhor e qual o seu papel. Na linha de jogos Final Fantasy, percebemos que é bem comum essa divisão de profissão e claro, é possível que alguns personagens possam pertencer a duas ou mais delas. Os elementos representados por perícias e vantagens do Savage Worlds já são o bastante para preencher diversas lacunas dessas profissões, então nossa adaptação tem como objetivo tentar afunilar e direcionar um pouco mais as habilidades, perícias, complicações e vantagens importantes para cada uma das profissões, além de trazer vantagens únicas.

Cavaleiro

Dedicados ao treinamento com a espada, os cavaleiros são leais e honrados homens e mulheres que nunca voltam atrás com sua palavra, lutando por sua causa e dedicando-se a um código moral e ético.

Pré-Requisitos

  • Perícias: Força d8,
  • Pericia: Lutar d6
  • Complicações: Código de Honra “Maior”.
  • Vantagem: Cavaleiro (Compêndio de Fantasia, pág. 8), A Arte de Guerra (Vantagem Nova)

A Arte da Guerra

Pré-requisito: Força d8, Novato.

Todos os ataques realizados por este personagem com uma arma, tendo como intuito destruir um equipamento ou objeto — como uma espada ou armadura — causam o dobro de dano.

Arqueiro

Roupas leves, olhos afiados e pernas ágeis — essas são  as características essenciais para um arqueiro, tornando-os oponentes valorosos. Como já dizia um velho ditado, “nunca deixe um arqueiro distante o suficiente”.

Pré-Requisitos

  • Pericias: Agilidade d8.
  • Pericia: Atirar d6, Escalar d6
  • Vantagem: Rápido, Mira Aprimorada (Vantagem Nova)

Mira Aprimorada

Pré-requisito: Perceber d8, Novato.

Quando o personagem perde uma rodada realizando uma ação de mirar, ele recebe um bônus de +4, invés do bônus comum da manobra, de +2.

Lanceiro “Cavaleiro Dragão”

A lança não é apenas sua arma, mas sim uma extensão de seu corpo. Desde tempos imemoriais, os lanceiros são combatentes audazes contra criaturas aéreas, como dragões.

Pré-Requisitos

  • Pericias: Força d8,
  • Pericia: Lutar d10
  • Vantagem: Arma Predileta, Espírito do Dragão (Vantagem Nova)

Espírito do Dragão

Pré-requisito: Força d8

O personagem consegue saltar o dobro da distância e altura normais, ignorando o peso de seu equipamento. Além disso, qualquer dano devido à queda é reduzido pela metade.

Monge

Guerreiro que dedica sua vida em busca da perfeição física. Seus punhos são sua arma; sua pele é sua armadura.

Pré-Requisitos

  • Pericias: Força d8, Vigor d8
  • Pericia: Lutar d8
  • Vantagem: Artista Marcial, Antecedente Arcano “Chi”

Antecedente arcano “Chi”

Perícia: Lutar d8

Pontos de Poder Iniciais: 10

Poderes Iniciais: 3

Canalizando o seu Chi, os monges são capazes de gerar efeitos surpreendentes, como golpes que atingem seus oponentes à distancia ou curar seu corpo de ferimentos e doenças, através de movimentos marciais precisos e mantras. Contudo, um monge imobilizado não é capaz de usar seu chi.

Ladrão

Nos becos e vielas, os ladrões são os verdadeiros reis, detentores de informações, da mercadoria certa e de uma boa faca afiada. Eles aguardam nas sombras, esperando o melhor momento para agir quando seus serviços são contratados.

Pré-Requisitos

  • Pericias: Agilidade d8,
  • Pericia: Furtividade d6, Manha d6, Arrombar d6
  • Vantagem: Ladrão, Segredos do Caçador.

Segredos do Caçador

Habilidade: Astucia d8

Durante suas muitas viagens pelo mundo afora aprendeu bem como reconhecer qual parte de uma criatura ou monstro tem propriedades especiais e um bom valor para o comercio, como componentes para poções item é etc, basta realizar um teste de astucia.

Químico

Estudioso cujo conhecimento permite desenvolver poções, unguentos e bálsamos, entre outras misturas, com o intuito de reproduzir efeitos especiais. Diferente de um mago, o químico é capaz de conseguir efeitos precisos com suas poções, embora necessite de tempo para sua preparação.

Pré-Requisitos

  • Pericias: Astucia d8,
  • Pericia: Conhecimento “Química” d6
  • Vantagem: Antecedente Arcano “Alquimia” (Compêndio de Fantasia, pág. 25)

Obs.: com apenas uma modificação estética no antecedente arcano Alquimia para se encaixar melhor nesse personagem, é possível escolher apenas as magias cujos efeitos possam ser replicados como poções — sujeito, é claro, à aprovação do narrador.

Usuário de Magia Arcana

Em Final Fantasy, as profissões relacionadas à magia são as mais divertidas e variadas.

Pré-Requisitos

  • Pericias: Astucia d8.
  • Pericia: Conjuração d6
  • Vantagem: Antecedente Arcano “Magia”

A diferença entre cada tipo de usuário de magia se deve aos tipos de magia conjuradas; no caso, apenas uma mudança estética:

  • Mago Negro: especialista em magias de eletricidade, fogo, gelo e veneno;
  • Mago Vermelho: se concentra em magias de destruição, como um mago negro, mas voltado para outros elementos, como terra e vento, chegando a invocar meteoritos como ataque;
  • Mago Azul: desenvolve suas magias observando as habilidades especiais de outras criaturas, como o sopro de um dragão ou o olhar petrificante de um basilisco;
  • Mago do Tempo: utiliza efeitos que manipulam o espaço e o tempo, gerando poderosos efeitos gravitacionais ou mesmo se deslocando no tempo.

Usuário de Magia Divina

Semelhante ao conjurador arcano, só que recebem seus poderes de forças além da compreensão, como a fé.

Pré-Requisitos

  • Pericias: Espírito d8.
  • Pericia: Fé d6
  • Vantagem: Antecedente Arcano “Milagre”

Existem três tipos de conjuradores divinos:

  • Mago Branco: sacerdote que cura os enfermos e ajuda os necessitados, com magias que envolvem restauração e proteção;
  • Mago Invocador: seus poderes vêm da invocação de seres extremamente poderosos, que conjuram os efeitos desejados pelo invocador e então retornam para seu plano. Suas magias podem reproduzir quaisquer efeitos imagináveis, mas possuem um custo adicional de +1 em pontos de poder;
  • Oráculo: extrai sua magia das estrelas, gerando efeitos que proporcionam penalidades aos seus alvos, como cegar, petrificar, transformar em sapo e fortalecer os companheiros, entre outros.

Uma Pitada de História

Vejamos, existem outras profissões no mundo de Final Fantasy? Sim provavelmente dezenas de outras profissões — nossa adaptação serve como horizonte e tem apenas o objetivo de mostrar que é possível. Muitas das habilidades especiais podem ser simuladas através do Antecedente Magia, lembrando, claro, de realizar as mudanças estéticas de acordo com as idéias apresentadas no livro-base de Savage Worlds, na pág. 142, Manifestações.


Então deixo um abraço pra você, e nossa viagem segue em frente, qualquer duvida coloca nos comentários que esse humilde maquinista ira tentar solucionar pra vocês.

Comentários

1 Comentários

  1. Olá!
    Uma adaptação bem objetiva e interessante. Só tenho uma observação. O Ladrão de Final Fantasy é conhecido por sua habilidade em roubar qualquer coisa e ainda causar dano (ode conhecido como Mug – http://finalfantasy.wikia.com/wiki/Mug). Uma Vantagem especial voltada neste aspecto seria interessante.

    Até and Bye…

Deixe um comentário

Por favor, seja educado, nós do Mundos Colidem apreciamos isso. Seu endereço de e-mail não será publicado e os campos necessários serão marcados.