Encontros do Mundos Colidem

Olá,

Esta é uma postagem informativa sobre as novas ações do Mundos Colidem em relação aos eventos, que ele tenha organizado ou não, a partir de outubro. Ela pode ser compreendida mais facilmente como a postagem das mudanças nos nossos eventos e as explicações do porquê de tais mudanças.

Planejamento Estratégico Anual do Mundos Colidem

(ou “Informações pra entenderem a nossa tomada de decisões”)

Agosto e Setembro são dois meses importantes para nós da Iniciativa Mundos Colidem, pois é quando nos reunimos e sentamos para planejar, analisar e elaborar as ações referentes ao site e aos eventos, bem como obter feedbacks sobre o que foi realizado no ano anterior, além de estabelecer metas e novos objetivos a partir dos alcançados. No ano passado, nosso maior foco durante a reunião de planejamento foi o site, a mudança da plataforma de blog para a de um site que atendesse às nossas necessidades com uma estrutura mais adequada ao que pretendíamos. Neste ano, discutimos o site e até abrimos uma pesquisa sobre ele e o seu conteúdo (não viu a pesquisa? Pois corre lá e dá uma forcinha respondendo, é só clicar aqui), além de traçarmos algumas melhorias e até mesmo dar o primeiro passo em uma outra etapa (como a publicação de material autoral no Drivethru RPG, como o feito pelo Raphael Lima que você encontra aqui, em inglês, por enquanto). Mas, o nosso maior foco dessa vez, foram os eventos.

O grupo do Mundos Colidem organiza dois eventos atualmente: O Calango Lúdico, que ocorre mensalmente no primeiro domingo do mês, e as Terças de RPG, que ocorrem semanalmente nas terças-feiras. E os eventos tiveram uma boa resposta da comunidade! Mestres contribuíram com one-shots específicas para os eventos, outros até levaram suas mesas tradicionais para os eventos e jogadores apareceram pra jogar nas mesas propostas, novatos ou veteranos, conhecendo novos sistemas e contribuindo com o evento. A resposta foi tão positiva que o Calango tomou uma proporção muito maior do que o esperado inicialmente, superando nossas expectativas! Sem falar nas Terças de RPG, que mesmo acontecendo em um dia útil da semana — após expediente ou aula — sempre contava com um pessoal para papear e jogar, chegando a fechar mais mesas do que esperávamos pra um dia de semana à noite!

E durante os meses de agosto e setembro, nós pudemos analisar os resultados obtidos com os eventos, bem como discutir detalhes e elementos referentes a eles e ao grupo do Mundos Colidem. E, após uma ponderação e discussões, geralmente regada à base de cachorro quente de salsicha de calabresa na frente da casa de Lima, algumas decisões foram tomadas em relação aos eventos. E cá estamos para anunciar algumas destas decisões:

Teaser Terças de RPG

Encontros Semanais de RPG

(ou “O porquê de estarmos ampliando a estrutura dos encontros semanais e migrando para outro dia”)

A primeira delas é que as Terças de RPG estarão migrando para os domingos sob o nome de “Encontro Mundos Colidem” (na verdade, o nome completo seria algo como “Encontro da Iniciativa Mundos Colidem para jogos de RPG, bate-papo e tudo o mais”, mas todos, milagrosamente, chegaram ao consenso de que era um nome extenso demais e após diversos cortes, acabou ficando “Encontro do Mundos Colidem” ou “Encontro Mundos Colidem” porque eu, Leishmaniose, insisto na ideia da sigla ser E=mc²).

O principal motivo para a mudança é que tivemos muitas solicitações de que o evento passasse para o final de semana, já que durante os dias úteis da semana realmente estava complicado pra um monte de gente (inclusive alguns de nós). Um motivo secundário é que como o evento estava tendo uma adesão maior, ele estava carecendo de um suporte mais adequado, que não poderia ser oferecido em um dia de semana (alguns de nós vinham direto do trabalho, sem nem passar em casa pra recarregar o desodorante) e migrando para o domingo, conseguiríamos dar esse suporte, até mesmo apresentando um horário mais diversificado.

Por tais razões, acreditamos que valia a pena realizar essa mudança e agora os encontros semanais realizados pelo grupo ocorrerão no domingo, sob o nome Encontro Mundos Colidem.

Encontro Mensal do RPG

(ou “O porquê de mudar a periodicidade da realização do evento”.)

O Calango Lúdico, que tinha um período de realização mais antigo que os eventos das terças, obteve uma adesão tal, que o porte do evento cresceu muito além do esperado. E ele estava demandando uma atenção e dedicação que não estávamos conseguindo suprir por falta de tempo hábil e até mesmo condições adequadas, principalmente financeira e de produção de material (já que sempre esteve no projeto do evento que haveria a distribuição de materiais autorais do Mundos Colidem, brindes e até sorteios). Portanto, o Calango Lúdico passará a ser anual, ocorrendo no mês de julho, no domingo mais próximo da realização do primeiro Calango Lúdico, comemorando anualmente o aniversário do evento – e do nosso mais novo membro, o Cobe, cuja festa de aniversário ocorreu em conjunto com o primeiro Calango Lúdico. Desta forma nós temos um tempo hábil que permite que preparemos o evento de forma a ter a estrutura adequada para o porte que ele ganhou ao longo de suas 15 edições.

Parcerias e Apoio Mundos Colidem

(ou “Quais as novas frentes de atuação em eventos por parte do grupo do Mundos Colidem”)

Não foi somente a migração do encontro semanal para os domingos e a realização do Calango Lúdico anualmente que foi decidido em relação aos eventos. A Iniciativa Mundos Colidem agora abarca também parcerias e apoio a outros eventos na cidade de Natal e arredores que tenham interesse de levar mesas de RPG para seus participantes – desde que seja viável para o grupo, claro. Neste mês de outubro, em que pretendemos dar início a este projeto, estaremos auxiliando em dois eventos:

  • Anima Con, evento de anime que ocorrerá dia 15 de outubro no Praia Mar Hotel e que você pode encontrar mais informações aqui. Estaremos lá com mesas de RPG de temática de animes para o público do evento que deseje conhecer um pouco sobre RPG e até mesmo jogar na ambientação de um dos seus animes favoritos. E sim, teremos Naruto, Boku no Hero e One Piece no menu, além de Blame, Persona 4 e Full Metal Alchemist! Então se preparem para mesas repletas de ação e aventura!
  • Chronicles of Darkness Day, evento nacional organizado pelo site Cronistas das Trevas. Em diversas cidades do território brasileiro estarão ocorrendo mesas no cenário do Chronicles of Darkness (Crônicas das Trevas em tradução informal), utilizando o sistema Storytelling. E na cidade de Natal, o grupo do Mundos Colidem está como responsável pelo organização do evento na cidade através de uma parceria que ocorre desde a criação do evento. O Chronicles of Darkness Day, Capítulo Natal, ocorrerá no Complexo Geek, no dia 28 de outubro, e você pode encontrar mais informações sobre mesas e outros detalhes no evento do Face, clicando aqui.

mundos colidem

Considerações Finais

(Ou “Agradecimentos pelo apoio, feedback e pela confiança em nossas produções”)

E essas são as principais ações do grupo Mundos Colidem em relação a eventos a partir do mês de outubro. Ao longo dos próximos dias estaremos divulgando os eventos das parcerias, bem como mais informações sobre o Encontro Mundos Colidem, que ocorrerá nos domingos.

Por fim, gostaríamos de agradecer a todos que ao longo dos últimos anos apoiaram e acreditaram nos nossos projetos, desde o site aos eventos, passando pela colaboração na comunidade do Facebook, pelos momentos de distração no grupo do Telegram, pelas respostas do questionário de feedback e até as opiniões em playtests, sem mencionar nos compartilhamentos e comentários nos artigos. Sem vocês não teríamos chegado tão longe. Por isso, muito obrigado. Esperamos contar com o seu apoio nestes projetos atuais e nos próximos! Porque sem vocês, nada disso teria valido a pena! Muito obrigado!

Bonanças.

Atenciosamente,

Leishmaniose

(que lembra a todos que “Você encontra a Aventura ou a Aventura encontra Você”)

Comentários

Deixe um comentário

Por favor, seja educado, nós do Mundos Colidem apreciamos isso. Seu endereço de e-mail não será publicado e os campos necessários serão marcados.