Construindo o seu Dice Tray

Olá, Camaradas!

Hoje venho compartilhar com vocês a experiência de confecção de um Dice Tray, ou bandeja de dados, proposto pela minha companheira Daniella Madureira. Mas antes vamos fazer o velho jabá do Calango Lúdico, o encontro mensal de RPG da cidade do Natal, que ocorre nesse domingão (05/02/2017) e que vem com uma temática muito especial nessa sua 8ª edição, em comemoração ao ano novo chinês.

Várias nações do Oriente seguem um calendário diferente do Gregoriano, que é o utilizado aqui no Ocidente. Eles seguem o Calendário Chinês, um calendário lunissolar, que leva em conta tanto as fases da lua como a posição do sol – tanto que o ano novo chinês começa na noite de lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário. Pela tradição chinesa, cada ano está vinculado a um dos doze animais que atenderam ao chamado de Buda para uma reunião. Atualmente estamos no ano do Galo, que teve início na última lua nova, no dia 28 de janeiro de 2017 pelo calendário ocidental.

Nesta edição, para os mestres/narradores que tiverem mesas com temáticas orientais, com enfoque na cultura chinesa, haverá o sorteio de uma edição do Jadepunk, um jogo baseado no premiado sistema Fate (onde eu acho o Jadepunk?).  Nesta edição, inscrevi uma mesa de Avatar: a lenda de Aang em uma adaptação para Fate Acelerado que escrevi em meados de 2016; mas sobre essa narrativa trarei mais detalhes na próxima 12sexta, aqui no Nomos.

Mas o que é Jadepunk?

O mundo de Jadepunk é um mundo de perigos e maravilhas. Jade, um recurso natural que adquire propriedades místicas quando é refinado, confere uma tecnologia quase-moderna enquanto mantém aquele clima de um mundo antigo. Com o auxílio do jade branco, navios (e até algumas cidades) velejam pelos céus e explosivos, feitos com jade vermelho, são usados no campo da engenharia. A força do jade verde sustenta arranha-céus e as propriedades curativas do azul são amplamente usadas na medicina para as elites. A Cidade de Kausao é o centro do mundo econômico e o jade negro, raro e outrora considerado somente uma lenda, foi encontrado em abundância na região. Hoje em dia, a cidade é uma miscelânea de culturas, todas querendo explorar os ricos veios de jade existentes alí, mas apesar das histórias glamourosas desta cidade lendária, nem tudo vai bem dentro de suas altas muralhas. O governador atual da região apoia corporações malignas se aproveitando da massa trabalhadora, que são considerados na melhor das hipóteses, descartáveis. Os ricos não se importam com nada além do benefício próprio e os pobres já se cansaram de tentar lutar. Uma rebelião começou. A Jianghu, uma sociedade informal de guerreiros e engenheiros de jadetecnologia, se ergueu contra o governador em um conflito aberto para tentar melhorar as condições do povo e liberar a Cidade de Kausao das mãos de seus oficiais malignos. A que lado você irá se juntar?

 

A 8ª edição do Calango Lúdico vem para fechar as férias de 2017, já que as férias são os melhores momentos para rolar dados em RPG e Boardgames. Nas jogatinas aqui em casa, os dados costumam cair no chão na empolgação das partidas e para evitar esses problemas, decidimos adquirir um dice tray. Como ultimamente o custo dos fretes anda meio proibitivo no Brasil, minha companheira fez a proposta: “Vamos fazer um?

Os materiais podem ser encontrados em lojas de artesanato e a escolha das cores a serem usadas fica a critério de cada um, inclusive da anexação de feltro ou veludo na parte interna — para suavizar a rolagem dos dados — que é fixada com cola para tecido. A revista em quadrinhos vai depender do gosto individual, e neste caso, foi usada a revista do Capitão América, com a saga Operação: Tempestade Galáctica – Parte Um (Que segundo as palavras de Petras, “finalmente foi conseguida uma serventia para uma das piores sagas dos Vingadores“).

Então, vamos começar?

Materiais Necessários

  • 1 Caixa de MDF com dimensões de 20cm x 20cm x 5cm;
  • 1 Goma laca incolor;
  • 1 Cola branca;
  • 1 Álcool 46º;
  • 1 Pincel Nº 18;
  • 1 Base acrílica para artesanato;
  • 1 Tinta acrílica para artesanato (cor de sua preferência);
  • 1 Revista em quadrinhos;
  • 1 Tesoura para papel;
  • 1 Régua 30cm flexível.

Passo a Passo

  1. Passe duas mãos de base acrílica na parte interna da caixa;
  2. Passe uma mão de tinta acrílica no fundo;
  3. Corte as páginas selecionadas da revista em quadrinhos, já vendo o molde e os locais da caixa onde serão coladas;
  4. Passe cola branca na caixa com o pincel e vá colando os quadrinhos selecionados;
  5. Em um recipiente pequeno, misture 2/3 de cola com 1/3 de água. Use um pincel para aplicar esta mistura em toda as partes da caixa onde foram colados os quadrinhos e deixar a caixa impermeável;
  6. Para finalizar, passe duas mãos de goma laca em toda a caixa.

Dicas

  • Espere em média trinta minutos entre as aplicações de tinta, cola e goma laca;
  • Recorte os quadrinhos e vá testando as posições antes de finalizar a colagem;
  • O pincel da goma laca tem que ser lavado depois com álcool, por se tratar de um verniz não solúvel em água;
  • Após a aplicação da goma laca, espere 24 horas para garantir uma boa fixação.

Resultado

Dice Tray Cabeçalho

Após a finalização do dice tray, nós o estreamos em uma partida disputadíssima de Machi Koro (review do jogo), um dos favoritos no meu grupo, onde o problema apresentado no inicio do post foi totalmente solucionado. Outra vantagem é que ele fica muito temático para as partidas de Fate com as inúmeras adaptações de super-heróis (confira as fichas) que temos no Mundos Colidem.

Muitos materiais solicitados, como a base acrílica, tinta acrílica, goma laca, álcool, cola branca e revista em quadrinhos, podem ser reutilizados para a construção de vários outros dice trays, deixando o valor por unidade entre dez e quinze reais. A variação se dá devido à diferença de preços nas lojas especializadas.


Pois bem, pessoal, essa era uma dica que gostaríamos de passar para vocês e que espero que tenha gostado. Aproveitando o ensejo, lembro mais uma vez ao mestres e jogadores de Natal, que hoje ocorrerá o 8º O Calango Lúdico a partir das 15h (encerramento às 20h), na Arena Geek, que fica na Praça Dr. Amaro Marinho, nº 07, Lagoa Nova, Natal/RN. E com temática comemorativa do ano novo chinês.

Até breve!

Comentários
Boardgame Calango Daniella Dice Tray Lima Nomos Quadrinhos RPG

raphalimma

Nascido em 23 de setembro de 1982. Filho de Mércia, Filho de Emília, Natalense, RPGista, Marxista, Cientista da Religião, Historiador, Professor, Pai de Marianna e Theo, Casado com Daniella, Egiptologo, amante da obra de Tolkien e Lovecraft, apreciador de uma boa cerveja. Entusiasta de sistemas narrativistas, enamorando o fate e suas possibilidades. Autor do Medievo RPG. Em constante pesquisa sobre a inserção da narrativa interativa na educação. Ainda procurando uma finalidade para esse mundo.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado, nós do Mundos Colidem apreciamos isso. Seu endereço de e-mail não será publicado e os campos necessários serão marcados.