Chilli Beans no Oeste Estranho

Olá, viajante, seja bem vindo à Taverna no Fim do Multiverso. Eu sou Gilgan, seu anfitrião, e espero que tudo aqui esteja a seu gosto. O meu chapéu novo lhe agrada? Ah, obrigado! Claro, como tudo e todos em meu humilde estabelecimento, este chapéu também tem uma história, que compartilho agora com você.

Estava eu passeando a esmo pelas realidades que compõem este vasto multiverso  — meu passatempo preferido — acompanhado de meu parceiro de muitas histórias, o valoroso Perssek, o Sábio, quando nos deparamos com uma bem interessante. O que esta realidade tem de interessante, você poderia me questionar, se eu não fosse tão falastrão e lhe desse essa oportunidade. Peço perdão antecipadamente pelo meu falatório ininterrupto, mas prometo que, no fim, algo de bom você ganhará dele.
Nossa jornada, como dizia, se passou no Oeste Estranho, uma versão alternativa dos EUA do final do século XIX, mais precisamente, 1879. Isso mesmo, forasteiro, prepare a sua pistola, troque suas fichas de pôquer e proteja bem o seu chapéu, pois esse aqui, como já disse, é meu.
Pois bem. Nossa missão era nada menos que negociar uma trégua com Touro Sentado (ele mesmo), depois do ataque vingativo de Custer aos Sioux. Beligerante como é, acredite, não foi uma tarefa fácil, mas, como já disse também, estava acompanhado de um grande negociador e estrategista, e não demorou muito até que Perssek o convencesse a nos deixar explorar novamente uma mina de rocha fantasma. Claro, mais uma vez, nos termos dos próprios Sioux, o que envolve uma eventual lição a algum minerador desgarrado ou desavisado.
Voltando à cidade, passamos num saloon. Ao som do velho piano, regado a um bom e envelhecido whiskey, eis que servem um delicioso Chilli Beans.

Isso mesmo. E como apreciador de culinárias exóticas (me lembre depois de lhe servir uma porção de lembas que consegui com o próprio Elrond), resolvi experimentar. Fiquei maravilhado. Confesso que pedi ao chef (está bem, ele não era exatamente um chef, mas cozinhava um Chilli Beans digno de respeito) a receita, que me foi negada. Então resolvi fazer a minha versão. Não ficou tão boa quanto a dele, mas tenho certeza que você não notará tanta diferença assim.

Compartilhá-la com você? Claro, com o maior prazer. Antes apenas me diga se está a seu gosto. Sim? Que maravilha. Então anote aí como prepará-la você também.

Chilli Beans do Oeste Estranho

Ingredientes

  • 400g de feijão cru
  • 4 colheres de sopa de óleo
  • 500ml de água
  • 1,5kg de carne moída
  • 1 cebola média (200g)
  • 340g de extrato de tomate
  • 30g de páprica picante
  • 10g de coentro em pó
  • 40g de cominho em pó
  • Sal a gosto

Preparo

Em uma panela de pressão, frite o feijão com metade do óleo aquecido, por aproximadamente 2 minutos. Acrescente a água, tampe a panela. Quando pegar pressão, marque 40 min e desligue. Não tire a pressão, deixe que baixe naturalmente. Reserve.
Corte a cebola em pequenos pedaços. Frite com o restante do óleo até que mude de cor. Acrescente a carne moída e mexa até que toda ela mude de cor. Tampe a panela e deixe que a carne cozinhe na própria água, até que esta seque. Mexa de vez em quando para não queimar. Quando a água secar, desligue o fogo e reserve.
Em uma frigideira, coloque o extrato de tomate e ferva-o até que mude levemente sua coloração (essa técnica se chama pinçage). Acrescente a páprica, o coentro e o cominho. Misture bem até formar uma pasta bem consistente.
Misture essa pasta com a carne moída. Em seguida, misture o feijão. Acerte o sal e está pronto o seu Chilli Beans. Combina muito bem com nachos e com Guaca Mole (que ensinarei em outro momento).

Frite o feijão, depois cozinhe por 40 minutos.
Frite o feijão, depois cozinhe por 40 minutos.
Cozinhe a carne, até que toda a água seque.
Cozinhe a carne, até que toda a água seque.
Faça a pinçage
Faça a pinçage

dsc09504
dsc09517

Acrescente os temperos.
Acrescente os temperos.
Misture bem!
Misture bem!
Junte à carne.
Junte à carne.
Misture bem. Se você parar por aqui, já pode servir uma "Carne com Chilli"... Mas calma, porque ainda falta...
Misture bem. Se você parar por aqui, já pode servir uma “Carne com Chilli”… Mas calma, porque ainda falta…
... acrescentar o feijão.
… acrescentar o feijão.
Agora sim. Pode servir. Não se esqueça dos nachos!!!
Agora sim. Pode servir. Não se esqueça dos nachos!!!
Comentários

Deixe um comentário

Por favor, seja educado, nós do Mundos Colidem apreciamos isso. Seu endereço de e-mail não será publicado e os campos necessários serão marcados.