Armas Envenenadas para FAE Senhor dos Anéis

Olá, faz algum tempo que eu não escrevia nesta coluna, atarefado com as inúmeras quests (como diria o amigo Raphael Lima) da vida. Mas arrumei um momento para escrever algo que ele tinha vontade de emular em sua adaptação de Senhor dos Anéis para Fate Acelerado: Armas Envenenadas (e por consequência, venenos).

Para quem perdeu o bonde, Raphael Lima, em sua coluna Nomos, tem desenvolvido uma adaptação de Senhor dos Anéis (sua grande paixão literária) para Fate Acelerado. Ele começou com Narrando na Terra Média, com dicas básicas para começar sua campanha no universo ficcional de Tolkien, seguido por Regras de Corrupção, que define novas abordagens para Fate Acelerado (Coração, Esperteza e Corpo, ao invés das seis usuais, Cuidadoso, Esperto, Estiloso, Poderoso, Ágil e Sorrateiro) e A Mágica Sutil da Terra Média, com regras para utilização de habilidade mágicas. Logo depois, as Habilidades Raciais definem a forma de uso de aspectos para caracterizar os personagens adequadamente e os Itens Mágicos e Lendários trazem um método de construção por meio de façanhas combinadas. Por último, o artigo mais recente traz as famosas Regras para Jornadas, talvez o elemento mais importante da narrativa do Senhor dos Anéis.

Venenos

A forma mais comum de fazer uma ação causar um efeito extra em FAE é através de um aspecto (como Espada Envenenada), que pode ser invocado em qualquer ataque armado ao custo de um ponto de destino ou através de uma façanha:

O Corte é só o começo: com sua Espada Envenenada, receba +2 para causar ataques usando armas de corte. Seu alvo deve fazer um teste de Corpo para evitar receber uma tensão de estresse adicional.

Note que para FAE, este é um efeito excepcional — Ao invés de simplesmente permitir um bônus de +2 para uma das ações sob um contexto específico (durante um combate, em um acampamento, regateando, etc.), ele permite que o ataque bem-sucedido cause uma tensão de estresse extra. Pode não parecer muito, mas dependendo da eficácia do ataque, pode ser a diferença entre a vida e a morte para quem o recebeu. Ele também implica que você tem um Aspecto de Arma Envenenada, permitindo um +2 adicional no seu ataque, com o gasto de um ponto de destino.

Não é pouca coisa. Mas pode não ser o bastante para algumas campanhas, então vamos a mais opções:

O Veneno como um Extra

Extras são um recurso de Fate Básico, que permitem adicionar capacidades adicionais na história, e como façanhas, eles também precisam estar ligados a um aspecto já existente. Eles também possuem limitações intrínsecas e um custo para serem criados, como um de recarga ou uma façanha. Adaptando para FAE, poderíamos definir suas limitações como sendo:

Permissão: pelo menos um aspecto de arma envenenada, seja perfurante ou cortante. Também pode representar um ataque natural, como as presas de uma serpente ou a ferroada de um inseto.
Custo: um ponto de recarga.

Garras/Armas Venenosas

Suas garras ou armas são venenosas. Faça um ataque; se obtiver sucesso, seu oponente recebe a consequência Suave Envenenado! A cada turno a partir daí, o oponente deve ter sucesso em um teste contra seu bônus de Garra/Arma ou receberá uma tensão de Estresse. No caso de falha no teste, ele cai inconsciente, mas tem a opção de Conceder. De qualquer forma, sem tratamento adequado, ele morrerá rapidamente. O tratamento adequado irá remover o aspecto e a partir daí, poderá se recuperar normalmente. Se preferir conceder, ficará inconsciente e à mercê da narrativa, mas a consequência será removida.

O teste de resistência ao veneno é feito contra o valor do ataque, que no caso de Senhor dos Anéis FAE, é o bônus da abordagem Corpo, para praticamente todas as ações envolvendo combate.

O Veneno como um Fractal Fate

Uma alternativa, especialmente para oponentes mais poderosos, numerosos ou que simplesmente sejam uma característica marcante da oposição ao personagens dos jogadores, é o uso do Fractal Fate. Ou seja, a arma envenenada é um personagem. As façanhas possuem um bônus específico quando são utilizadas, ligado diretamente a uma abordagem.

Espada Envenenada dos Orcs do Monte Gram

Aspectos: Veneno Potente, Atua em Ferimentos, Pode ser Tratado com Rapidez
Estresse: 7

Coração: +2
Esperteza: +4
Corpo: +3

Façanhas

Como Queima! (Coração): uma vez por dia, o veneno pode atacar o personagem envenenado. Ele também pode realizar este ataque após um tentativa malsucedida de curar o veneno.

Fluindo pelo seu Sangue (Corpo): Uma vez por conflito, a Espada Envenenada pode tentar adicionar a consequência suave Distraído pela dor ao personagem.

Difícil de Purgar (Corpo): Bloqueia as tentativas de curar ou resistir ao veneno.

Uma vez por dia, a Espada Envenenada dos Orcs do Monte Gram faz um ataque contra o personagem envenenado e usa Como Queima! contra ele, mesmo que ele tenha conseguido escapar do seu atacante. Esta é a ação básica do veneno.


E é isso. Claro, existem várias maneiras diferentes de interpretar venenos e armas envenenadas, até mesmo em SdA, mas as opções acima já devem ser o suficiente para dar um monte de problemas aos aventureiros da Terra Média.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

Por favor, seja educado, nós do Mundos Colidem apreciamos isso. Seu endereço de e-mail não será publicado e os campos necessários serão marcados.