Gantz para Savage Worlds: Parte 1

Olá galera, pretendo apresentar em duas partes; a primeira com as regras especificas da adaptação e a parte importante da história do mangá/anime; e a segunda com a criação de personagens e seus equipamentos. O material da história e descrição das armas foram retirados da Wikia em português aqui e da Wikia em inglês aqui caso deseje se aprofundar mais. Tentarei ao máximo evitar dar spoilers a vocês, então vamos lá.

Um pouco da história

Um mangá (HQ japonesa) escrita por Hiriya Oku e publicada na revista Weekly Young Jump, mesclando personagens desenhados manualmente e cenários em computação gráfica em Julho de 2000, com 37 volumes (trazido ao Brasil pela Panini Group). Teve seu anime exibido em Abril de 2004 e teve 26 episódios — divididos em duas partes — First Stage e Second Stage (no Brasil, foi exibido pelo canal Animax). Há também dois filmes live action e uma animação spinoff inteiramente em computação gráfica. Rendeu ainda um jogo para o console Playstation 2 da Sony. A serie é dividida em três fases distintas, e falarei delas mais tarde.

Conhecido por sua violência, sexo, ação e jogos. Contando a história de um adolescente chamado Kei Kurono dentre outros que morreram, mas acharam-se de volta com saúde perfeita e forçados a participar de um “jogo”, onde eles devem caçar e matar aliens. Os que são mortos são substituídos nas missões seguintes.

O que é Gantz?

Caçadores ao redor de um Gantz

Gantz é uma esfera negra no centro do que parece uma sala de um apartamento qualquer na cidade onde você mora. Dentro dela há uma pessoa dormindo. Essa esfera faz o “chamado” a qualquer pessoa aleatoriamente e ao receber o chamado, essa pessoa é gravada na memória da esfera. De repente ouve-se uma música e abrem-se duas gavetas com o que parecem ser armas e algumas maletas contendo roupas estranhas. Logo após no centro da esfera aparece o alienígena a ser caçado e algumas informações sobre ela(e), pouco a pouco todos na sala são transferidos para algum lugar na cidade e um contador na roupa começa a rodar — uma hora ele marca. Estranhamente, ninguém pode vê-los — muito embora o contato com objetos e pessoas possam ser sentidos por parte do público e explosões possam ser vistos e também sentidos pelos mesmos. Ao término das missões é apresentado o placar geral dos participante e consta quem sobreviveu ou morreu a ela

Gantz também pode mostrar o que pode ser feito ao chegar nos cem pontos no placar.

  1. tornar-se livre do jogo e ter a memória do que ocorreu durante apagadas;
  2. ganhar uma arma super poderosa e continuar no jogo;
  3. ressuscitar alguém do banco de dados do Gantz;

A duas regras especificas que devem ser obedecidas, senão a morte ocorrerá:

  1. Ao serem teleportados, os jogadores só podem circular numa área de 1 km de raio;
  2. Não se pode contar sobre a esfera a ninguém;

Grupos presentes no “Jogo”

  • Alienígenas: seres vindos de outros planetas, existem em formas e poderes diferentes, andando em grupos para sobreviver entre os humanos, possuindo um líder entre eles — esse com poder maior que os demais, não podem ser vistos pelo público em geral, passivos até que  os ataquem;
  • Caçadores: grupo de pessoas normais recrutados pelo Gantz, usam uniformes e armas (de cor preta geralmente). Recebem apelidos ou nomes com alguma característica especifica pelo Gantz.
  • Vampiros: parecidos com humanos normais, com o detalhe que sofrem de um eczema nas costas e precisam consumir sangue humano para sobreviver, usam lentes e óculos especiais para poder ver os Caçadores, geralmente tem algum clube ou lugar badalado para atrair suas presas;

Um pouco sobre a adaptação

Bom, essa adaptação bebe muito do Compêndio de Ficção Científica (livro físico ou o pdf) e claro, o Livro Básico (físico ou pdf) lançado há algum tempo pela Retropunk Editora, então recomendo uma lida nele para criar coisas novas além das citadas aqui. Apesar do mangá apresentar poderes psíquicos, não os citarei aqui, mas fica a cargo da pessoa que irá narrar coloca-los em suas mesas. Meu foco aqui é na nas duas primeiras fases (Missões e Catástrofe) já que a última é considerada por alguns (e pra mim) um tanto exagerada.

Aqui os jogadores serão chamados de Caçadores.

As Fases da Adaptação

Aqui diferente da serie dividirei em duas fases.

Fase 1 – Missões: nas missões são feitas as caçadas pura e simples aos alienígenas os personagens começaram a se acostumar com o vai e vem das chamadas e mortes ao seu redor;

Fase 2 – Catástrofe: a descoberta por parte dos caçadores sobre os vampiros e as falhas de Gantz, como a aparição de outras equipes na cidade ou ainda o teleporte dos Caçadores a outras áreas ou países diferentes, aqui os alienígenas começam a aparecer em maior número e com poderes ainda maiores e a contagem regressiva para o fim do mundo começa;

Grupo de Alienígenas Dinossauros

Focos para suas aventuras

Aqui nessa parte recomendo dois modos de se jogar, mas cabe a você narradora decidir quais usar ou ignora-las podendo ainda mesclar os dois modos.

  • Missões: aqui o foco é a ação desenfreada, matar e sobreviver, alcançando os cem pontos e adquirir mais armas na opção 2 ou desistir do jogo escolhendo a opção 1 do Gantz;
  • Personagens: aqui o foco é na história dos personagens, há os combates com os alienígenas e vampiros mas com o adendo do que ocorre no pós missões onde a convivência e dificuldades do dia-a-dia são apresentados;

Em ambos os casos os vampiros não contam pontos no Gantz.

equipe de Caçadores

Regras do livro

Como o Gantz põe, os Caçadores são postos em sua forma física atual, as complicações e ferimentos adquiridos durante as missões são retiradas após o término da mesma. As únicas Vantagens Profissionais permitidas são: Acrobata, Ás, Assassino, Pau pra toda obra e Ladrão. Antecedentes Arcanos não são permitidos. Somente humanos normais serão aceitos — nada de deixar fazer vampiros hein? É por sua conta e risco, narradora. Armas e equipamentos futuristas e experimentais no Livro Básico estão disponíveis, se a narradora desejar. Todos os caçadores são considerados como se estivessem usando Armadura Pesada (se estiverem usando a roupa claro), para efeitos gerais como impacto e combate e não sofrem redutores em movimentação (mais explicações na próxima semana).


Bom galera de inicio é isso, espero que tenham gostado e qualquer duvida não hesitem em perguntar aqui ou no Facebook. Até a próxima.

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